Roteiro de novela – Atividade 9 - 19/05/2021

O QUE SÃO NOVELAS?

DEFINIÇÕES E CARACTERÍSTICAS

A palavra Novela veio do italiano e significa “notícia e narração de um acontecimento”, seja real ou imaginário. Portanto, fica fácil entender que a Novela é um dos gêneros literários que se enquadra no gênero narrativo e é de duração mais breve, se comparada ao romance.

Como as novelas fazem parte dos textos literários, que são aqueles que possuem função estética, elas destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Diferente dos não literários que são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

Uma novela  é uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. Em comparação ao romance, pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos; em comparação ao conto, um maior desenvolvimento de enredo e personagens. A novela seria caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem (o romance, em geral, apresenta diversas tramas e linhas narrativas).

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Novela Acesso: 12 de maio, 2021. (Adaptado)

Imagem disponível em: https://www.portugues.com.br/literatura/novela.html Acesso: 12, maio, 2021.

Delimitar as características do gênero literário novela pode ser um exercício conflituoso, embora existam parâmetros que auxiliem em sua identificação. A confusão na classificação acontece porque existem pontos de encontro entre a novela, o conto e o romance. Superficialmente falando, pode-se dizer que a novela é uma narração em prosa menor que o romance e maior que o conto. Portanto, é correto afirmar que se trata de um texto situado em posição intermediária entre o romance e o conto.

As principais características do gênero literário novela são:

  • Pluralidade dramática: Ao contrário do que acontece com o conto, a novela desenvolve vários enredos ao longo da narrativa, que podem estabelecer conexões entre si.
  • Sucessividade: O enredo é desenvolvido de maneira sequencial, embora essa sequência possa ser alterada ao longo da narrativa.
  • Tempo: Na novela, o tempo é histórico, isto é, determinado pelo calendário e pelo relógio.
  • Espaço: Tempo e espaço são definidos pela pluralidade dramática, pois as ações dos personagens são responsáveis por deslocá-los para diferentes ambientes na narrativa.
  • Linguagem: depende das circunstâncias históricas da narrativa. Se um fato é narrado na Idade Média, a linguagem denota características da época. Se a narrativa é desenvolvida na atualidade, a linguagem acompanha os hábitos culturais contemporâneos de um determinado local.
  • Personagens: Não há limite de personagens e, ao longo da trama, novos podem surgir, assim como outros podem ser retirados da trama, tudo em prol do fio narrativo.
  • Enredo: Diferentemente do que acontece com o romance, cuja extensão é maior (o que permite um ritmo mais lento), a novela segue um ritmo mais acelerado. As ações dos personagens são essenciais para a narrativa, por isso a novela tornou-se um texto que pode ser facilmente adaptado para a teledramatização ou radiodramatização.

No Brasil, a novela tem seu lugar garantido na Literatura nacional. Livros como O alienista, de Machado de Assis, O exército de um homem só, de Moacyr Scliar, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos, são exemplos de novelas em língua portuguesa. 

Disponível em: https://www.portugues.com.br/literatura/novela.html Acesso: 12 de maio, 2021.

No Brasil, imediatamente associamos a novela às telenovelas, gênero muito popular por aqui. A associação não está absolutamente incorreta, visto a imprecisão na definição das margens do gênero. Mas, na realidade, as coisas que passam na TV são filmes, séries ou Telenovelas. Acontece que, no Brasil, nós abreviamos a palavra e cortamos o “tele”.  Mas não confunda! A Novela mesmo é um gênero literário!

E é por esse motivo que ela possui os elementos típicos de uma narração: Narrador e Foco narrativo; Personagens; Conflito; Tempo; Espaço e Enredo.

   Além disso, sua estrutura é bem organizada e está dividida em quatro grandes momentos

  • Introdução – Começo.
  • Desenvolvimento – Meio. 
  • Clímax – Ápice da tensão.
  • Desfecho e Conclusão – Fim.

Principais diferenças entre os gêneros contos, romances e novelas

  • Os contos são muito curtos, têm poucas personagens, um só tema e todos os elementos são mais restritos, inclusive, não costumam passar de 20 páginas
  • Os romances são narrativas longas, maiores de 150 páginas, cheias de desdobramentos da vida de cada personagem que, ao final, irão se entrelaçar. 
  • Já, a novela, tem uma característica de cada: poucos personagens, mas uma abertura maior para os temas e locais. Costumam ter entre 50 e 150 páginas.

Disponível em: https://beduka.com/blog/materias/literatura/o-que-são-novelas/. Acesso em 05 de abril de 2021.

     Análise Linguística

 

O papel das conjunções e a relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período.

Observe:

I- João saiu, Maria chegou.

II- João saiu, quando Maria chegou.

Tanto no período 1 quanto no 2, percebe-se uma ideia de tempo entre as orações… O que há de diferente entre eles é que, no segundo, essa ideia foi explicitada pela palavra quando.

Algumas vezes, a presença de palavras que explicitam a relação de sentido que se pretende estabelecer entre duas orações é indispensável para que se evitem confusões…

Imagine que alguém tenha escrito “João saiu, Maria chegou”, e que João não goste de Maria.

Nesse caso, o mais adequado seria “João saiu, porque Maria chegou” e não “João saiu, quando Maria chegou”.

A explicitação da relação de sentido que se pretende estabelecer entre duas ou mais orações pode, portanto, evitar que se projete para elas uma relação de sentido não desejado.  Essa explicitação, muitas vezes, se faz por meio do uso de conjunções.

Mas o que são CONJUNÇÕES? São palavras invariáveis (não têm flexão de gênero, número ou grau, que ligam orações, explicitando as relações de sentido existentes entre elas; as conjunções podem ser coordenativas (quando  ligam  orações  coordenadas ou  subordinativas (quando ligam orações subordinadas); as conjunções integrantes são conjunções subordinativas que ligam uma oração principal a uma subordinada substantiva (objetiva direta, objetiva indireta, subjetiva, predicativa, apositiva, completiva nominal).

Veja, no quadro a seguir, algumas das relações de sentido que podem ser explicitadas por uma conjunção:

ATIVIDADES

Leia o trecho que apresenta o enredo da novela Cordel Encantado, da literatura popular às telinhas.

Cordel encantado, novela das 18h de 2011.

A trama tem Bianca Bin e Cauã Reymond numa fantasia no sertão brasileiro

Cordel Encantado tem texto de Duca Rachid e Thelma Guedes e direção-geral de Amora Mautner. Espécie de fábula à brasileira, a novela mistura conto de fadas e o sertão brasileiro.

A trama de Cordel Encantado tem início quando os reis de Seráfia do Norte, Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Cristina (Alinne Moraes), vêm ao Brasil com a pequena princesa Aurora, atrás de um tesouro escondido aqui por Dom Serafim.

De olho no trono e na riqueza, a condessa Úrsula de Bragança (Débora Bloch) arma para matar os três. Cristina morre no atentado, mas consegue salvar Aurora e a entrega para um casal de sertanejos criarem. Achando que perdeu as duas, Augusto volta à Seráfia do Norte.

Com os pais adotivos, Aurora é batizada de Açucena (Bianca Bin) e mora em Brogodó. Vinte anos se passaram e ela se apaixona por Jesuíno (Cauã Reymond), rapaz do bem que não faz ideia ser o filho abandonado por Herculano (Domingos Montagner), um dos cangaceiros mais temidos da região.

Nesse tempo, Augusto descobre que Aurora/Açucena está viva e volta ao país. Herculano, por sua vez, resolve se aposentar e quer fazer de Jesuíno seu sucessor.

O elenco de Cordel encantado traz Cauã Reymond, Bianca Bin, Carmo Dalla Vecchia, Débora Bloch, Bruno Gagliasso, Osmar Prado, Cláudia Ohana, Luiz Fernando Guimarães, Felipe Camargo, Andrea Horta, Nathália Dill e Jayme Matarazzo, entre outros. Tudo isso é uma abertura linda, com desenhos de cordel.

Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/proximocapitulo/cordel-encantado/. Acesso em 09 de maio de 2021.

Imagem disponível em: http://e10blog.blogspot.com/2018/12/novelas-inesqueciveis-cordel-encantado.html Acesso em 05 de abril de 2021.

 

Responda às atividades 1 a 5, de interpretação do texto:

1.  Cordel Encantado é


a) (  ) um livro publicado em 2011 que virou novela.
b) (  ) a influência das novelas na educação e costumes dos brasileiros.
c) (  ) uma novela que mistura conto de fadas e o sertão brasileiro.
d) (  ) a conduta dos atores na vida real a repercussão da telenovela no Brasil.

2. Quem é a protagonista da novela Cordel encantado?

a) (  ) A pequena princesa Aurora.

b) (   ) A condessa Úrsula de Bragança.

c) (  ) A rainha Cristina.

d) (  ) O rei Augusto.

3. De acordo com o texto, a trama Cordel Encantado teminício quando

a) (  ) a pequena princesa Aurora é salva e entregue para um casal de sertanejos a criarem.

b) (  ) os reis de Seráfia do Norte, vêm ao Brasil com a pequena princesa Aurora, atrás de um tesouro escondido aqui por Dom Serafim.

c) (  ) Augusto, pai de Aurora, descobre que Aurora/Açucena está viva e volta ao país.

d) (  ) Aurora/Açucena se apaixona por Jesuíno (Cauã Reymond), rapaz do bem que não faz ideia ser o filho abandonado por Herculano.

4. Em que cidade se passa a novela “Cordel Encantado”?

5. Pesquise, em dicionário impresso ou online, o significado da palavra elenco?

Considere o fragmento do texto, a seguir, para responder às atividades de número 6, 7 e 8:

“Com os pais adotivos, Auroraé batizada de Açucena (Bianca Bin) e mora em Brogodó.”

6. Identifique os verbos no período e diga a quem eles se referem?

7. Qual é a justificativa do acento na palavra Brogodó.

8. Qual é a relação de sentido estabelecida pela conjunção “e” no período? Justifique sua resposta.

9. No fragmento “Cristina morre no atentado, mas consegue salvar Aurora e a entrega para um casal de sertanejos criarem. Achando que perdeu as duas, Augusto volta à Seráfia do Norte”, a relação de sentido estabelecida pela conjunção mas, destacada, é de

a) (  ) adição, pois marca uma relação de soma ou adição entre duas orações que possuem pensamentos similares ou equivalentes (de mesmo valor sintático).

b) (  ) adversidade, pois marca uma  relação  de  oposição,  contraste,  ressalva, compensação ou sentido adverso entre duas orações.

c) (   ) explicação, pois marca a ideia  de  explicação,  justificativa,  esclarecimento  ou confirmação em relação a um fato enunciado em outra oração do período.

d) (  ) Conclusão, pois marca uma relação de conclusão/dedução em relação a um fato anteriormente enunciado.

10. No fragmento “Nesse tempo, Augusto descobre que Aurora/Açucena está viva e volta ao país. Herculano, por sua vez, resolve se aposentar e quer fazer de Jesuíno seu sucessor.” As palavras destacadas no período marcam uma relação de

a) (   ) oposição.

b) (  ) adição.

c) (  ) temporalidade.

d) (  ) conclusão.

11. Sobre as principais diferenças entre os gêneros conto, romance e novela, marque V para verdadeiro e F para Falso.

a) (    ) Novela se diferencia de conto e de romance porque tem poucos personagens, mas uma abertura maior para os temas e locais. Costuma ter entre 50 e 150 páginas.

b) (    ) Contos são muito curtos, não costumam passar de 20 páginas, têm poucas personagens, um só tema e todos os elementos são mais restritos. 

c) (    ) Os gêneros novela, conto e romance possuem características tão idênticas que não é possível diferenciar um gênero do outro.

d) (   ) Os romances são narrativas longas, cheias de desdobramentos da vida de cada personagem que se entrelaçam no final, geralmente, são maiores de 150 páginas. 

A alternativa correta é

a) (  ) V,V,V,V.

b) (  ) F,F,V,F.

c) (  ) V,V,F,V.

d) ( ) F,V,V,F.

12. Sobre o gênero literário novela é incorreto afirmar que

a) (  ) A palavra novela veio do italiano e significa “notícia e narração de um acontecimento”, seja real ou imaginário.

b) (   ) Novela é um dos gêneros literários que se enquadra no gênero narrativo, é de duração mais breve, tem poucos personagens, mas uma abertura maior para os temas e locais.

c) (  ) Entre as características do gênero novela estão: pluralidade dramática, sucessividade, tempo, espaço, linguagem inerente às circunstâncias históricas da narrativa, personagens e enredo.

d) (  ) Novela é um gênero jornalístico de grande importância na era da informação, pois é um meio de comunicação de massa que tem por objetivo informar e apresentar uma interpretação competente sobre os acontecimentos atuais, possui sempre linguagem formal.

13. Quanto à linguagem do gênero novela, está correto afirmar que

a) (  ) depende das circunstâncias históricas da narrativa.

b) (  ) deve ser sempre formal, devido ao público sempre escolarizado.

c) (   ) deve ser sempre informal, devido ao público simples.

d) (  ) é sempre regional atendendo à peculiaridades da região.

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!