Sexualidade e Sistema Endócrino – 8º Ano – 3ª quinzena – 3º corte – AULA e IMPRESSÃO - 29/09/2020

                                     

 

 

  

 

 

 

VAMOS INICIAR!!!

 

VAMOS CONHECER MAIS SOBRE A PUBERDADE UM PERÍODO EM QUE OCORREM MUITAS MUDANÇAS NOS ADOLESCENTES.

]

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO E DEPOIS RESPONDA AS ATIVIDADES.

 

 

Puberdade

          Chama-se de puberdade a fase vivida pelo ser humano entre a infância e a fase adulta, ou seja, na adolescência. Trata-se de um momento de transformações físicas e biológicas e de oscilações emocionais ocasionadas pelas alterações hormonais que o corpo sofre. O corpo está voltado nessa fase para a produção dos hormônios sexuais que são diferentes em cada sexo. Os meninos produzem, entre outros, a testosterona e as meninas o estrógeno.

          Nessa fase o crescimento se acelera, os órgãos sexuais ganham definição e a fertilidade se inicia. É um processo difícil tanto para o adolescente, que vai viver essas transformações, como para os que o rodeiam que terão de se adaptar às alterações de humor e às crises existenciais vividas por ele. Apesar de tudo isso essas transformações são necessárias para a manutenção da espécie humana, pois todo esse alvoroço tem como objetivo dotar o homem de capacidade e condições para o processo de reprodução.

 

 

Figura: Sinais da Puberdade. Fonte: Graffo. Disponível em: <https://amigopai.wordpress.com/2017/04/22/mudancas-fisicas-e-comportamentais-da-puberdade-e-da-adolescencia/>Acesso em 03 set. 2020.

          Menarca é o período da primeira menstruação. Chama-se menstruação o processo cíclico mensal de perda de sangue originário do útero. Este fenômeno ocorre normalmente a cada quatro semanas e sua duração é variável de uma mulher para outra sendo na maioria das vezes de 3 a 4 dias. Em relação a isso cabe ressaltar que, em geral as primeiras menstruações são muito irregulares podendo até mesmo ocorrer duas vezes no mês. Essa irregularidade é normal, mas não se deve esquecer que a primeira atitude a ser tomada após a primeira menstruação é a de procurar um médico especialista, neste caso um ginecologista.

       Embora não seja uma regra, alguns meninos podem apresentar desenvolvimento das glândulas mamárias. É o que se chama de ginecomastia, que tende a desaparecer durante a adolescência.

 

Idade x Puberdade

          A idade para entrar na puberdade não é a mesma para meninos e meninas nem a mesma para todos os meninos ou todas as meninas. O ser humano é repleto de singularidades e cada um tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, porém, há uma média que se pode ter como referência.

 

                                                                       

 

          Nas meninas os primeiros indícios da puberdade podem ocorrer a partir dos nove anos e nos meninos a partir dos dez. Isso não significa dizer que todos vão entrar na puberdade nessa fase. É considerado normal o início da puberdade até os treze anos nas meninas e catorze nos meninos.

 

A puberdade que ocorre fora desses períodos é considerada uma anormalidade que pode ser chamada de:
Puberdade precoce – quando ocorre antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos;
Puberdade retardada – quando até os 13 anos nas meninas e catorze nos meninos, não apareceu nenhum dos sinais devidos.  

Nesses casos o médico deve ser consultado para dar as devidas orientações de procedimento e encaminhar para um tratamento se for necessário.http://Disponível em: <https://www.infoescola.com/sexualidade/puberdade/> Acesso em: 27 ago 2020.

 

 

Métodos Contraceptivos

                                                                       

 

http://Disponível em: https://fciunb. wordpress.com/about/sexualidade/dsts-2/metodos contraceptivos/.

Acesso em 03 set. 2020http://Disponível em: <https://www.biologianet.com/embriologia-reproducao-humana/metodos-contraceptivos.htm> Acesso em: 03 set. 2020.

          Muitos indivíduos apresentam o sonho de ter filhos; outros, no entanto, não possuem esse desejo ou ainda não estão preparados, seja física e psicologicamente, seja financeiramente, para uma gestação. Nesse último caso, devem procurar meios de prevenir uma gravidez indesejada: os métodos contraceptivos.

 

        Existem diferentes tipos de métodos contraceptivos e nem todos se adaptam ao estilo de vida do indivíduo, especialmente da mulher. Para que um método seja eficaz, é importante não avaliar somente os índices de falha, mas também se há conforto, acessibilidade, riscos à saúde e até mesmo se corresponde ao objetivo pretendido, que pode ser prevenir uma gravidez momentaneamente ou então para sempre.

 

 

      Os métodos contraceptivos podem ser classificados em cinco tipos básicos: comportamentais, hormonais, de barreira, intrauterinos e definitivos. Veja a seguir a descrição de cada tipo e exemplos:

 

1 – Os métodos comportamentais ou naturais baseiam-se em mudanças no comportamento sexual, como abstenção sexual no período fértil e relações em que o esperma não é colocado no interior da vagina. A tabelinha e o coito interrompido são exemplos de métodos comportamentais.

 

2 – Os métodos hormonais são medicamentos que contêm hormônios que atuam evitando a ovulação ou dificultando a passagem do espermatozoide através do espessamento do muco. Dentre os métodos hormonais, destacam-se os contraceptivos orais combinados e os contraceptivos orais constituídos apenas de progesterona.

 

3 – Os métodos de barreira impedem fisicamente que o espermatozoide encontre o óvulo, funcionando, portanto, como barreiras mecânicas. Como exemplos desse método, podemos citar a camisinha e o diafragma.

 

4 – Os dispositivos intrauterinos são estruturas colocadas no interior da cavidade do útero que atuam impedindo a chegada dos espermatozoides às tubas uterinas. Como exemplo o Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU-Cu).

 

5 – Os métodos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da mulher. São exemplos de métodos definitivos a laqueadura tubária e vasectomia.

 

O que acha de conhecer melhor as mudanças da puberdade? Se possível, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xw0MkTRmTu4

 

         

   

                          Resolva em seu caderno as atividades a seguir.

       

1. A puberdade é um momento de transformações físicas e biológicas e de oscilações emocionais ocasionadas pelas alterações hormonais que o corpo sofre. Cite ao menos três dessas transformações ocorridas em:

a) meninos.

b) meninas.

 

 

2. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

 

I – A puberdade é considerada _____________ quando não há o aparecimento dos caracteres sexuais ____________ dentro do período esperado.

II – A puberdade ____________ acontece tanto em meninos quanto em meninas e caracteriza-se por um início da puberdade antes da idade geralmente esperada.

  1. (  ) precoce – primários – retardada.
  2. (  ) lenta – secundários – atrasada.
  3. (  ) retardada – secundários – precoce.
  4. (  ) atrasada – terciários – inicial.

 

3. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à puberdade.

 

            REPRODUÇÃO  FÍSICO  PSICOLÓGICOS ALTERAÇÕES  GENÉTICOS  MENTAL

Durante a puberdade, uma série de _______________ acontecem no corpo do indivíduo e o leva à maturação sexual e à capacidade de ______________. Nesse momento, observa-se um desenvolvimento ____________, mas também ___________ e social. O início da puberdade é influenciado por uma série de fatores, incluindo fatores ______________, ______________, condições ambientais e até mesmo a saúde do indivíduo e sua nutrição.

 

 

4. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos métodos contraceptivos dos seres vivos.

I – Os métodos de barreira são aqueles onde se cria literalmente uma barreira física para a fertilização.

II – Os métodos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da mulher.

III – Os métodos comportamentais são métodos que se baseiam no comportamento e no uso de pílulas anticoncepcionais dos indivíduos que praticam o ato sexual.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.

b) (  ) Apenas II.

c) (  ) Apenas I e II.

d) (  ) Apenas I e III.

 

 

5. Relacione os métodos contraceptivos à sua definição adequada.  

( A ) Camisinha

( B ) DIU

( C ) Tabelinha

 

(   ) Considera-se um calendário do ciclo hormonal e fértil da mulher, detectando assim, os dias em que pode ter relações sexuais com menor risco de gravidez.

(  ) É uma peça de plástico banhada de cobre, material que funciona como espermicida.

(    ) É feita de látex, material que tem certa elasticidade, com o objetivo de barrar os espermatozoides logo após a ejaculação.

 

 

6. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. Como é conhecida essa descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação?

a) (  ) Menarca.

b) (  ) Menstruação.

c) (  ) Ovulação.

d) (  ) Período fértil.

 

 

 

BAIXE AQUI E FAÇA A IMPRESSÃO DE SUA ATIVIDADE.

8˚-CIE-3a-quinzena-3˚-CorteBaixar