Portal NetEscola

Sistema de numeração decimal – Atividade 1 - 21/01/2021

Olá! Seja bem vindo! 

Vamos iniciar a aula de Matemática!

Sistema de numeração romano

Os números romanos ainda são utilizados atualmente. São empregados em: relógios analógicos, nos incisos da Constituição Federal e demais leis; nos nomes de reis, imperadores e papas; para expressar o século de algum acontecimento. No sistema de numeração romano, são utilizadas sete letras do nosso alfabeto como símbolos para escrever os números. Para facilitar o entendimento das regras de combinação das letras,
vamos separá-las em dois grupos: *
fundamentais: I, X, C e M; * secundários:
V, L e D.

IVXLCDM
1510501005001000



Regras para a escrita de um número no sistema de numeração romano.

  1. Não existe um símbolo para representar o zero.
  2. Os números fundamentais podem ser repetidos até três vezes. Nesses casos, seus valores deverão ser somados.
  3. Os números secundários não podem ser repetidos.
  4. Podemos posicionar letras diferentes juntas, seguindo uma das situações:

       a) Se o valor da letra da esquerda for maior que o valor da letra da direita, adicionamos os seus valores.

       b) Se o valor da letra da esquerda for menor que o valor da letra da direita, subtraímos o menor valor do maior valor.

  5. Usamos um traço horizontal sobre um ou mais números romanos para indicar que o valor dessas letras deve ser multiplicado por 1000.

O sistema de numeração decimal (indo-arábico)

Os dez algarismos que utilizamos hoje em dia foram criados pelos hindus, povo que vivia no vale do rio Indo (onde atualmente é o Paquistão), e levados para a Europa pelos árabes. Por isso, são denominados algarismos indo-arábicos. São eles: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Características do sistema de numeração decimal:

1. É fundamentado em agrupamentos de 10 em 10. Por isso, dizemos que a base do sistema é 10.

* 10 unidades = 1 dezena;

* 10 dezenas = 1 centena;

* 10 centenas = 1 unidade de milhar.

2.  Usamos dez símbolos, os algarismos indo-arábicos para representar qualquer número desse sistema.

3. É um sistema de numeração posicional, pois o valor do algarismo depende da posição que ele ocupa na escrita de um número.

4. O zero representa a ausência de quantidade e é utilizado para indicar uma posição sem valor.

Classes, ordens e leitura de um número

Para facilitar a leitura de um número, separamos esse número em grupos de três algarismos, da direita para a esquerda. Esses grupos formados por três algarismos são chamados de classes. Por sua vez, cada classe é formada por três ordens (ou seja, a posição de cada algarismo indica uma ordem).

Veja o quadro para as três primeiras classes (ou nove primeiras ordens):



Conjunto dos números naturais

A sequência dos números naturais é iniciada pelo zero e, para obter qualquer outro elemento da sequência, acrescentamos sempre uma unidade ao elemento anterior. Podemos agrupar essa sequência em um conjunto, chamado conjunto dos números naturais e representado por:

IN = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, …}

Comparação de números naturais

Ao compararmos dois números naturais a e b, só existe três possibilidades:

a ˃ b        a é maior do que b

a < b        a é menor do que b

HORA DA ATIVIDADE! 



1. Converta os números romanos em números indo-arábicos.

a) VIII

b) XVII

c) CX

d) XC

e) MDCCCLXI

f) CMLXVII

g) MCMLXXXVIII

2. Represente os números abaixo utilizando o sistema de numeração romano.

a) 15

 

b) 21

c) 160

d) 4

e) 900

 

f) 59

g) 49

h) 990



3. O quadro a seguir traz informações sobre cinco personalidades da história do Brasil. Escreva o século de nascimento e falecimento de cada pessoa listada na tabela.



4. Decomponha cada número na forma aditiva e multiplicativa.

a) 468

b) 91 685

c) 361 051

d) 641 500

5. Escreva o número correspondente a:

a) 4 unidades de milhar + 7 dezenas + 9 unidades

b) 7 dezenas de milhão + 6 unidades de milhar + 8 dezenas

c) 30 000 + 4 000 + 800 + 90 + 7

d) 4 x 1 000 + 7 x 100 + 8 x 10 + 9 x 1



6. Determine quantas ordens e quantas classes cada número possui.

a) 4 321

b) 61 275

c) 7 043 619

d) 92 415 074

7. Leia o texto abaixo.

          De acordo com a estimativa da população residente nos 5570 municípios do Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 1° de julho de 2018 e publicada em 29 de agosto do mesmo ano, no Diário Oficial da União, a população brasileira é composta de 208 494 900 habitantes. Considerando que, em 2017, havia 207 660 929 habitantes no Brasil, o crescimento populacional foi de 0,82% entre os anos de 2017 e 2018.

          Os três estados mais populosos do país são: São Paulo, com 45 538 936 habitantes; Minas gerais com 21 040 662 habitantes; Rio de Janeiro, com 17 159 960 habitantes. E o estado menos populoso é Roraima, com 576568 habitantes.

                                  Fonte de pesquisa: Diário Oficial da União.

Com base no texto, assinale a alternativa que indica o estado brasileiro que apresenta o número de habitantes com exatamente 2 classes e 6 ordens.

a) (   ) Rio de Janeiro

b) (   ) São Paulo

c) (   ) Roraima

d) (   ) Minas Gerais

8. O quadro a seguir representa o boletim escolar de um aluno do 6° ano. Complete esse quadro com as informações que faltam de acordo com as dicas:

Boletim escolar – 1° Bimestre

Dicas:

* As notas das disciplinas Português, Matemática e História são números consecutivos, sendo a nota de História a menor delas.

* A nota de Geografia é o antecessor da nota de História.

* A nota de Ciências é o sucessor par da nota de Geografia.

* As notas de Matemática e de Língua Estrangeira são dois números sucessores ímpares, sendo a nota de Matemática a maior delas.

9. Em um quadro mágico, a soma dos números de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal é sempre a mesma. Utilizando apenas os números naturais de 1 a 9 para preencher o quadrado mágico, sem repeti-los, determine o valor da posição D.

a) (   ) 9

b) (   ) 8

c) (   ) 7

d) (   ) 2



10. A carga máxima que um elevador suporta é 700 quilogramas. Quantas viagens, no mínimo, uma pessoa de 65 quilogramas precisa fazer para transportar 70 caixas de 20 quilogramas cada uma usando esse elevador?

a) (   ) 1 viagem

b) (   ) 2 viagens

c) (   ) 3 viagens

d) (   ) 4 viagens

Chegamos ao final de mais uma aula.

Se cuide e até a próxima!

Baixe o arquivo da aula se quiser imprimir!

6º MAT Atividade 1- Sistema de numeração decimal- Conjunto dos números naturais- Composição e decomposição de números