Sistema Nervoso e ações motoras e sensoriais – 6º Ano – 3ª quinzena – 3º corte – AULA e IMPRESSÃO - 30/09/2020

                                  

Vamos iniciar mais uma atividade de Ciências!

 

Antes leia o texto com atenção e depois responda as atividades!

 

Sistema Nervoso

                                  

       O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, “interpretá-los” e “arquivá-los”. Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.

O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. Ele está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

 

Sistema Nervoso Central

        O Sistema Nervoso Central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas meninges.

 

  1. Encéfalo: pesa aproximadamente 1,5 quilogramas, está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico;
  2. Cérebro: é o órgão mais importante do sistema nervoso. Considerado o órgão mais volumoso, pois ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Assim, a camada mais externa do cérebro e cheia de reentrâncias, chama-se córtex cerebral, o responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, escrita, etc. Ademais, é sede dos atos conscientes e inconscientes, da memória, do raciocínio, da inteligência e da imaginação, e controla ainda, os movimentos voluntários do corpo.
  3. Cerebelo: está situado na parte posterior e abaixo do cérebro, o cerebelo coordena os movimentos precisos do corpo, além de manter o equilíbrio. Além disso, regula o tônus muscular, ou seja, regula o grau de contração dos músculos em repouso.
  4. Tronco Encefálico: localizado na parte inferior do encéfalo, o tronco encefálico conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. Além disso, produz os estímulos nervosos que controlam as atividades vitais como os movimentos respiratórios, os batimentos cardíacos e os reflexos, como a tosse, o espirro e a deglutição.
  5. Medula Espinhal: a medula espinhal é um cordão de tecido nervoso situado dentro da coluna vertebral. Na parte superior está conectada ao tronco encefálico. Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).

 

Sistema Nervoso Periférico

 

        O sistema nervoso periférico é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao resto do corpo. Importante destacar que existem dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos.

 

 1 – Nervos Cranianos: distribuem-se em 12 pares que saem do encéfalo, e sua função é transmitir mensagens sensoriais ou motoras, especialmente para as áreas da cabeça e do pescoço.

 

2 –  Nervos Raquidianos: são 31 pares de nervos que saem da medula espinhal. São formados de neurônios sensoriais, que recebem estímulos do ambiente; e neurônios motores que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.

 

        De acordo com a sua atuação, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.

                                            

  1. Sistema Nervoso Somático: regula as ações voluntárias, ou seja, que estão sob o controle da nossa vontade bem como regula a musculatura esquelética de todo o corpo.
  2. Sistema Nervoso Autônomo: atua de modo integrado com o sistema nervoso central e apresenta duas subdivisões: o sistema nervoso simpático, que estimula o funcionamento dos órgãos, e o sistema nervoso parassimpático que inibe o seu funcionamento.

        De maneira geral, o sistema nervoso simpático e o parassimpático têm funções contrárias. Enquanto o sistema nervoso simpático dilata a pupila e aumenta a frequência cardíaca, o parassimpático, por sua vez, contrai a pupila e diminui os batimentos cardíacos, por exemplo. Enfim, a função do sistema nervoso autônomo é regular as funções orgânicas, para que as condições internas do organismo se mantenham constantes. http://Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/sistema-nervoso/> Acesso em 01 set. 2020.

 

Neurônios

                                                                  

        O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia ou células da neuróglia. Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os tipos mais conhecidos e possuem como função principal a transmissão do impulso nervoso. Quanto a função os neurônios podem ser divididos em:

 

    1. Sensitivos ou aferentes: diversos estímulos e informação são captados por receptores sensitivos, também conhecidos como neurônios receptores, que estão pelo corpo. Por exemplo, um ferimento na pele ou o aumento da temperatura externa faz com que os neurônios sensitivos atuem.
    2. Integradores: células nervosas, chamados de interneurônios ou neurônios conectores, fazem a análise, processamento e armazenamento dos estímulos e informações captados pelos receptores sensitivos.
    3. Motores ou aferentes: essa última fase é executada pelos neurônios motores, também conhecidos como neurônios eferentes ou efetuadores, que em contato com órgãos efetores recebem uma informação do cérebro e executam uma ação de acordo com a situação. http://Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/neuronios.htm > Acesso em 01 set. 2020.

                                                                              

 

Resolva em seu caderno as atividades a seguir.

1. De acordo com as estruturas do Sistema Nervoso Central a seguir enumere a primeira coluna de acordo com a segunda, estabelecendo uma correta associação:

I. Cérebro

II. Cerebelo

III. Tronco Encefálico

IV. Medula Espinhal

 

(   ) É responsável por reflexos rápidos em resposta a situações de emergência.

(   ) Coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio.

(   ) Possui dois hemisférios e áreas sensoriais, motoras e associativas.

(   ) Conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa.

 

2. O sistema nervoso autônomo é dividido em fração simpática e parassimpática. Como ocorre a ação dessas duas frações em nosso organismo?

 

3. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

 

I – O sistema nervoso é composto por um tipo especial de tecido denominado tecido nervoso, o qual possui como tipos celulares os neurônios e as ________________.

II – Os neurônios são responsáveis pela propagação do ______________ e apresentam como partes básicas o _______________, onde está localizado o núcleo, e dois tipos de prolongamentos, os axônios e os dendritos.

  1. (  ) células da glia – impulso nervoso – corpo celular.
  2. (  ) células especiais – nervo – nucléolo.
  3. (  ) células nervosas – estímulo – cérebro.
  4. (  ) células da linha – sensitivo – dendrócito.

4. Observe o esquema de um neurônio e nomeie as estruturas indicadas pelos números de 1 a 4.

 

http://Disponível em: <https://alvinhouau.blogspot.com/2014/10/exercicios-sobre-sistema-nervoso-7-e-8_22.html> Acesso em 01 set. 2020.

5. Relacione os neurônios a seguir com suas respectivas características.

( A ) Sensitivos

( B ) Motores

( C ) Interneurônios

 

(  ) Ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no encéfalo ou na medula espinhal.

(   ) Levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central.

(   ) Levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores.

 

6. Analise as afirmações a seguir relacionadas as características do sistema nervoso periférico.

I – O sistema nervoso periférico tem como função conectar o sistema nervoso central ao restante do corpo;

II – A função do sistema nervoso somático é regular as funções involuntárias, para que as condições internas do organismo se mantenham constantes;

III – O sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.

 

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.

b) (  ) Apenas II.

c) (  ) Apenas I e II.

d) (  ) Apenas I e I.

 

                                                           

 

Baixe aqui seu arquivo e imprima.

6o-CIE-3a-quinzena-3o-corte-1-3Baixar