Portal NetEscola

Substâncias psicoativas – 6º Ano – 4ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO. - 21/10/2020

                                                            

VAMOS ESTUDAR!!! HOJE O TEMA É IMPORTANTE!!!
Leia com atenção!!!

 

                                                          

 

 

Drogas e Sistema Nervoso

          Denominam-se drogas quaisquer substâncias utilizadas que causam alterações na estrutura e funções do organismo. Podem ser classificadas quanto à origem, efeitos, entre outros. As drogas são utilizadas pelo homem há séculos. Inicialmente, eram retiradas da natureza – as folhas secas eram o principal recurso no tratamento de doenças. Atualmente, muitas dessas drogas são sintetizadas em laboratórios, e muitas são usadas de forma recreativa.

          O homem sempre teve uma relação com a natureza de forma íntima. A utilização das plantas em seu dia a dia foi essencial para o conhecimento de suas diversas propriedades, como a existência de substâncias psicoativas. O homem faz uso dessas substâncias desde a antiguidade, como para suportar algumas adversidades no ambiente em que viviam, como o cansaço. Em seguida, essas substâncias passaram a ser utilizadas em rituais religiosos, como forma de cura, ou recreativamente.     

 

Tipos de drogas

          As drogas podem ser classificadas, de acordo com o ponto de vista legal, por meio dos efeitos produzidos no sistema nervoso central, dos efeitos de acordo com a indicação terapêutica, entre outras formas.

          De acordo com o ponto de vista legal (essa classificação pode variar entre países, pois possuem legislações diferentes). De acordo com a legislação brasileira:

 

 

         De acordo com os efeitos produzidos no sistema nervoso central (essa classificação é bastante utilizada pelos profissionais de saúde):

 

Figura: Classificação das drogas. Disponível em: <http://conselheiros6.nute.ufsc.br/ebook/modulo-1.html>. Acesso em 09 set. 2020

Drogas Ilícitas

          Os entorpecentes ilícitos ou drogas ilícitas, como dito anteriormente, são drogas cuja venda e consumo são proibidos. No Brasil, são exemplos de drogas ilícitas a maconha, cocaína, entre outras. O debate sobre a legalidade e ilegalidade das drogas vai além dos benefícios ou malefícios que causam no organismo, tendo também os fatores cultural e econômico um peso significativo nas tomadas de decisões.

 

          No Brasil, por exemplo, o álcool e o tabaco são substâncias que têm sua venda e consumo liberados, ou seja, são drogas lícitas. É importante destacar que a venda dessas substâncias a menores de 18 anos é proibida por lei. No entanto, o álcool e o tabaco são responsáveis pelo desenvolvimento de diversas enfermidades. O álcool, devido às alterações que causam no estado de consciência, está relacionado também a outros problemas, como violência e acidentes de trânsito.

 

Efeitos das Drogas no Cérebro

          Os efeitos que as drogas causam no organismo variam entre os indivíduos. No entanto, sabe-se que o seu efeito no cérebro está relacionado principalmente com a sua ação sobre os neurotransmissores, atuando no estímulo dos neurônios.

          Muitas drogas atuam desencadeando uma sensação de prazer ou causando alucinações. Porém, o consumo de drogas ao longo do tempo pode desencadear alterações no sistema nervoso de forma que, para que se sintam os mesmos efeitos ao consumir determinada droga, a dosagem deve ser aumentada.

          A partir desse ponto, pode ser caracterizada a dependência química, pois da mesma maneira que o indivíduo passa a utilizar uma dosagem maior para obter um determinado efeito, a diminuição ou ausência do consumo também gera efeitos específicos de mal-estar, levando a uma compulsão pelo consumo com maior frequência da droga. http://Disponível em: <https://blog.cenatcursos.com.br/saude-mental-alcool-e-drogas/>. Acesso em 09 set. 2020.

 

 

 

Consequências do Uso de Drogas na Família

          O consumo de drogas pode causar efeitos diversos nos indivíduos. Um desses efeitos é a dependência química, que vem se tornando um problema grave de saúde pública no país. A dependência química afeta a vida do dependente de diversas formas, seja em suas relações afetivas, seja como profissionais, o que acaba por desestruturar muitas famílias.  http://Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/drogas> Acesso em 09 set. 2020.   

 

                 

Resolva em seu caderno as atividades a seguir.

 

  1. Dentre os prejuízos sociais associados ao consumo de álcool estão os acidentes de trânsito, sendo um problema de preocupação mundial e que acarretam um número excessivo de mortes e prejuízos por ano.

A proibição do consumo de álcool para quem pretende dirigir é devido ao fato de que o consumo de bebida alcóolica

a) (  ) acelera o funcionamento do corpo.

b) (  ) deixa os reflexos mais lentos.

c) (  ) melhora a coordenação motora.

d) (  ) provoca estado de euforia.

 

2. O homem faz uso de substâncias psicoativas desde a antiguidade, para suportar algumas adversidades no ambiente em que viviam, como o cansaço, e atualmente para uso recreativo, por exemplo. Como essas substâncias psicoativas agem no sistema nervoso central?

3. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – A utilização das plantas em seu dia a dia foi essencial para o conhecimento de suas diversas propriedades, como a existência de substâncias __________________.

II – As drogas podem ser classificadas, de acordo com o ponto de vista legal, por meio dos efeitos produzidos no ______________, dos efeitos de acordo com a indicação ______________, entre outras formas.

    1. (  ) psicoativas – sistema nervoso – terapêutica.
    2. (  ) alternativas – sistema endócrino – médica.
    3. (  ) depressoras – sistema periférico – clínica.
    4. (  ) recreativas – sistema nervoso – social.

4. O consumo de anfetaminas pode provocar hiperatividade e uma grande necessidade de movimento, às quais pode associar-se o aumento da atenção e concentração. Muitas vezes, essas drogas são usadas por motoristas que dirigem à noite e estudantes. Ao consumir a droga esses usuários buscam

a) (  ) melhoria da coordenação motora.

b) (  ) melhorar o raciocínio e aprendizagem.

c) (  ) aumentar o apetite e obter mais energia.

d) (  ) perder o sono e afastar o cansaço.

 

5. De acordo com seus efeitos no organismo, relacione os tipos de drogas a seguir com suas respectivas características.

( A ) Depressoras

( B ) Estimuladoras

( C ) Alucinógenas

(   ) São drogas que afetam o funcionamento do sistema nervoso central de forma a alterar a percepção, causando efeitos como perda dos sentidos e alucinações.

(   ) São drogas que diminuem a atividade cerebral, causando perda de reflexo, atenção, entre outros.

(  ) São drogas que atuam aumentando as atividades cerebrais e o estado de alerta e deixando o indivíduo agitado.

 

6. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos tipos de drogas e seus efeitos no organismo.

I – O álcool, devido às alterações que causam no estado de consciência, está relacionado também a outros problemas, como violência e acidentes de trânsito.

II – Os efeitos que as drogas causam no organismo variam entre os indivíduos. No entanto, sabe-se que o seu efeito no cérebro está relacionado principalmente com a sua ação sobre os neurotransmissores.

III – O consumo de drogas ao longo do tempo pode desencadear alterações no sistema nervoso de forma que, para que se sintam os mesmos efeitos ao consumir determinada droga, a dosagem deve ser diminuída.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.

b) (  ) Apenas III.

c) (  ) Apenas I e II.

d) (  ) Apenas I e III.

 

 

NÃO ESQUEÇA DE FAZER A REVISÃO DA AULA!!



Imprima sua atividade!!!
6o-CIE-4a-quinzena-3o-cicloBaixar