Substâncias psicoativas – 6º Ano – 5ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO. - 10/11/2020

 

OLÁ!!!

 

 

HOJE VAMOS DAR CONTINUIDADE DA AULA ANTERIOR.

VOCÊ SE LEMBRA!!!

 

                                            

 

 

Drogas e seus efeitos

         As drogas são utilizadas pelo homem, há séculos, para o tratamento de enfermidades ou para alterar o estado da mente. Inicialmente, eram retiradas da natureza, e as folhas secas eram o principal recurso no tratamento de doenças. O uso de substâncias psicoativas pelo homem remonta à Antiguidade. As adversidades do ambiente estimulavam o consumo de algumas plantas com propriedades psicoativas para aliviar o cansaço e fome, por exemplo. Atualmente, muitas dessas drogas são sintetizadas em laboratórios. 

 

        Com o passar do tempo, muitas dessas substâncias passaram a ser proibidas. Assim, o consumo delas está relacionado não apenas a propriedades farmacológicas, mas também à cultura das populações. Nos dias atuais, muitas substâncias, embora apresentem propriedades farmacológicas importantes, são proibidas em diversos países por estarem associadas à marginalidade ou terem seu consumo associado apenas ao uso recreativo.Em outra via, existem diversas substâncias legalizadas, comprovadamente prejudiciais, como o álcool e tabaco, que são vendidas de maneira bastante acessível à toda população. Vale lembrar que, no Brasil, a venda de bebidas alcoólicas e cigarros é proibida a menores de 18 anos. O álcool chegou a ter seu consumo proibido nos Estados Unidos entre os anos de 1919 e 1933, no entanto, hoje é legalizado.

 

 

Efeitos das Drogas no Cérebro:

                                                              

 

         As drogas podem ser benéficas, como é o caso das usadas no tratamento de enfermidades, no entanto, podem causar diversos prejuízos ao organismo, seja pelo uso incorreto dessas substâncias, seja pelo uso das chamadas drogas de “abuso” ou “recreativas” (sem função terapêutica e utilizadas de forma, muitas vezes, descontrolada pelo ser humano, podendo causar diversos prejuízos ao organismo). São exemplos de drogas de abuso ou recreativas o álcool, o cigarro, a cocaína, entre outras.

      Os efeitos que as drogas causam no cérebro, ou no sistema nervoso central, de forma geral, estão relacionados, principalmente, com a sua ação sobre os neurotransmissores. Os neurotransmissores são moléculas presentes nas vesículas pré-sinápticas neurais, atuando na resposta inibitória ou excitatória entre os neurônios. Muitas drogas atuam de forma a aumentar o tempo de ação de alguns neurotransmissores, dando, assim, uma sensação de prazer ao consumidor.

        No entanto, como o passar do tempo, o sistema nervoso necessitará de uma quantidade maior dessas substâncias para que se obtenha o mesmo resultado, causando o que conhecemos por dependência química. Assim, o usuário passará a consumir uma quantidade maior da droga, até que não consiga mais reduzir esse consumo, devido aos efeitos que sentirá em seu sistema nervoso.

Esses efeitos são conhecidos, popularmente, como crise de abstinência.                   http://Disponível em: <https://www.biologianet.com/saude-bem-estar/drogas.htm> Acesso em 22 set. 2020.

 

 

                                                        

 

 

Efeitos das drogas

          Os efeitos das drogas podem ser percebidos em poucos minutos logo após seu uso, mas tendem a durar poucos minutos, sendo necessária uma nova dose para prolongar seu efeito no corpo. Assim é muito comum a pessoa ficar viciada rapidamente.

           A seguir indicamos os efeitos logo após o uso de drogas ilícitas:

 

Efeitos a longo prazo

                                                  

 

http://Disponível em: <https://exametoxicologico.labet.com.br/saude-em-risco-6-principais-efeitos-da-cocaina-no-sangue/>. Acesso em 22 set. 2020.

        As consequências à longo prazo de qualquer tipo de droga incluem: destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar e realizar atividades, desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose, depressão ou esquizofrenia, lesões no fígado, como câncer hepático, mau funcionamento dos rins e dos nervos, problemas do coração, como infarto, morte precoce, isolamento da família e da sociedade dentre outros fatores.

 

O que pode acontecer ao usar drogas

        O consumo de uma grande quantidade de drogas pode causar overdose, que altera gravemente o funcionamento de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte. Alguns dos primeiros sintomas de overdose incluem agitação, convulsões, náuseas e vômitos, alucinações, sangramentos, perda de consciência e, quando não há socorro médico, pode ser fatal.

http://Disponível em: <https://www.tuasaude.com/efeitos-das-drogas/> Acesso em 22 set. 2020.

 

MUITO BOM!!! AGORA É COM VOCÊ!!!

 

Resolva em seu caderno as atividades a seguir.

 

     1.  As drogas podem ser benéficas ou causar diversos prejuízos ao organismo. As chamadas drogas de “abuso” ou “recreativas” são aquelas

a) (  ) sem função terapêutica e podem causar diversos prejuízos ao organismo.

b) (  ) utilizadas em ambientes de festa e são perturbadoras.

c) (  ) ilícitas ou lícitas, utilizadas descontroladamente.

d) (  ) com função terapêutica, podendo ser depressora ou estimulante.

 

 

     2. O uso da maior parte das drogas provoca, em um primeiro momento, efeitos muito positivos como sensação de bem-estar, felicidade e coragem. No entanto, seus efeitos a longo prazo podem ser muito graves, especialmente quando utilizadas por muito tempo. Que mensagem a charge a seguir traz como reflexão quanto ao uso de drogas?

                                            

 

http://Disponível em: < https://d.emtempo.com.br/charges/81246/charge-do-agora–13-de-outubro-2017–malika> Acesso em 22 set. 2020.

     3. Considerando o que estudamos sobre as drogas e seus efeitos no organismo responda SIM para as afirmativas verdadeiras e NÃO para as afirmativas falsas.

I.    (_____) Quanto à legalidade as drogas podem ser lícitas (legais) ou ilícitas (ilegais).

II.   (_____) As drogas que estimulam o SNC causam aumento da pressão e da frequência cardíaca.

III.  (_____) As drogas ilegais como álcool e cigarro trazem prejuízo para a Sociedade.

IV.  (_____) Os efeitos que as drogas causam no cérebro estão relacionados com a sua ação sobre o córtex.

 

     4. Pessoas que fazem consumo constante e em grande quantidade de álcool podem sofrer com complicações em virtude do uso crônico da substância, mesmo com o uso recreativo. Elabore uma lista de ações que uma pessoa embriagada pode eventualmente fazer e que coloquem em risco

a) a vida de outras pessoas;

b) a sua vida.

 

     5. Drogas perturbadoras são drogas modificam a qualidade da atividade do cérebro, que passa a funcionar de forma anormal. Como consequência dessa ação, existe uma tendência de ocorrer:

a) (  ) Diminuição da atividade motora e aumento da ansiedade.

b) (  ) Aumento da atividade cerebral e diminuição da liberdade.

c) (  ) Alteração da percepção, do pensamento e produzem alucinações.

d) (  ) Aumento da atividade motora e diminuição da ansiedade.

 

     6. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos tipos de drogas e seus efeitos no organismo.

I – Droga é qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento;

II – Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados apenas no bebê e pode levar ao aborto.

III – O uso prolongado de nicotina estimula o estreitamento das artérias, que pode acarretar sérios problemas circulatórios.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.

b) (  ) Apenas III.

c) (  ) Apenas I e II.

d) (  ) Apenas I e III.

 

 

                                                

 

 

NÃO ESQUEÇA DE ACESSAR OS LINKS!!!!

 

 

                              

 

 

 

BAIXE E FAÇA A IMPRESSÃO DE SUA ATIVIDADE.

6o-CIE-5a-quinzenaBaixar