Terra e Universo: Clima – 8º Ano – 6ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO. - 24/11/2020

                     

HORA DE ESTUDAR!!!

 

VAMOS LÁ!!!!

 

LEIA O TEXTO E DEPOIS RESPONDAS AS ATIVIDADES.

 

 

 

 

 

 

Clima e Tempo

          Os conceitos de clima e tempo no senso comum quase nunca são diferentes, mas para a ciência são termos muito distintos. O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um curto período temporal – a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo. Ele se refere às condições que prevalecem em uma região ou em toda a Terra, e pode ser estudado com uma análise das tendências históricas.http://Disponível em: <https://tinyurl.com/yxgxspgj>. Acesso em 11 de set. de 2020 (adaptada)

 

 

Tempo

                          
http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y25a75pz>. Acesso em 06 de out. de 2020.

 

           Basicamente, tempo corresponde ao estado atmosférico em um determinado local de forma momentânea. Sendo assim, o tempo está sujeito a diversas variações. Exemplificando: pela manhã, pode estar frio; no período da tarde, pode estar quente, havendo então uma mudança de temperatura em um curto espaço de tempo.

 

Elementos do Tempo
Vento
Umidade do ar
Chuva
Temperatura

 

          Essas mudanças não se limitam apenas à temperatura, mas podem acontecer também com relação à umidade do ar, à ocorrência ou não de chuvas etc. Fatores como pluviosidade (chuva), umidade relativa do ar, nuvens e radiação solar atuam diretamente nas condições atmosféricas de um determinado lugar, influenciando, então, o tempo.

 

          Essas variações do tempo vivenciadas diariamente podem acentuar-se em algumas épocas do ano. Há momentos do ano em que os índices pluviométricos estão elevados, assim como há períodos em que não há chuva em alguns locais. Há períodos em que as temperaturas caem bruscamente, assim como também há dias de intenso calor. http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y67t8rrx>. Acesso em 06 de out. de 2020(Adaptada)

 

 

Clima

                     
http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y67t8rrx>. Acesso em 06 de out. de 2020(Adaptada).

         Clima é uma condição duradoura do ambiente atmosférico e equivale ao conjunto dos tipos de tempos mais comuns em um determinado lugar ao longo de um período de aproximadamente 30 anos. Representa, portanto, um padrão geral das condições meteorológicas (variações anuais de temperatura, umidade, pressão do atmosférica, ventos), que se alteram de acordo com as estações do ano. Quando alguém diz que Tocantins é um estado muito quente e seco, refere-se ao clima desse estado, que é tropical seco. Contudo, ao longo dos dias, Tocantins pode apresentar uma variedade de tempos.

 

Fatores Climáticos Elementos Climáticos
Altitude Radiação
Latitude
Maritimidade Temperatura
Continentalidade
Massas de ar Pressão Atmosférica
Correntes Marítimas
Localização Geográfica Umidade do ar

 

         Assim como o tempo, o clima também é influenciado por elementos climáticos, que são manifestações atmosféricas que provocam alterações imediatas nas condições meteorológicas. Contudo, não são apenas os elementos climáticos que influenciam o clima. Há também os fatores climáticos, que correspondem às condições que provocam alterações ou que determinam os elementos climáticos, ou seja, são os fatores que condicionam as condições atmosféricas de um dado lugar, resultando então em seu clima.

Disponível em: <https://tinyurl.com/y58ede4e>. Acesso em 06 de out. de 2020(Adaptada)

 

 

Clima e Tempo em Goiás

          O Clima no estado de Goiás é o clima típico do bioma do Cerrado: Tropical sazonal, de versão chuvoso e inverno seco. Já o tempo varia de acordo com o clima e alguns fatores além dos já citados no texto como no ano de 2020, as recentes queimadas no pantanal e na Amazônia geraram uma onda de calor intenso que em algumas cidades goianas a temperatura chegou no patamar histórico dos 40°C.

 

 

 

                                               

 

ATIVIDADES

 

 

1. Qual dos elementos a seguir é um elemento do tempo e do clima?

 

a) (  ) Radiação.

b) (  ) Vento

c) (  ) Umidade do ar.

d) (  ) Chuva.

 

      2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

 

REGIÃO – HISTÓRICAS – TEMPO CLIMA – TERRA

O _______ é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de _________. Ele se refere às condições que prevalecem em uma __________ ou em toda a ________, e pode ser estudado com uma análise das tendências ____________.

 

      3. No estado de goiás o clima é tropical sazonal, pois tem

a) (   ) inverno seco e verão seco.

b) (   ) inverno chuvoso e verão seco.

c) (   ) inverno chuvoso e verão chuvoso

d) (   ) inverno seco e verão chuvoso.

 

      4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) O clima é influenciado por elementos climáticos, que são manifestações atmosféricas que provocam alterações imediatas nas condições meteorológicas

b) (  ) O clima se refere às condições atmosféricas registradas em um curto período temporal.

c) (  ) O tempo é um padrão geral das condições meteorológicas (variações anuais de temperatura, umidade, pressão do atmosférica, ventos), que se alteram de acordo com as estações do ano.

d) (  ) O Clima no estado de Goiás é o clima típico do bioma do Cerrado: Tropical sazonal.

 

      5. Elabore um mapa mental com as características do tempo e do clima com suas semelhanças e diferenças.

 

        6. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

O _______ varia de acordo com alguns fatores além dos já citados no texto, como no ano de 2020, as recentes ___________ no pantanal e na Amazônia geraram uma onda de calor intenso que em algumas cidades goianas a ______________ chegou no patamar histórico dos 40°C.

a) (  ) tempo; queimadas; temperatura.

b) (  ) clima; estiagem; umidade do ar.

c) (  ) tempo; estiagem; umidade do ar.

d) (  ) clima; queimadas; temperatura.

 

 

 

 

NÃO ESQUEÇA DE ACESSAR OS LINKS!!!

 




8o-CIE-6a-quinzena
Baixar