Terra e Universo: Composição, origem estrutura e localização do Sistema Solar no Universo – 9º Ano – 5ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO. - 10/11/2020

           HOJE VAMOS CONHECER MAIS SOBRE O SISTEMA SOLAR.

 

                                                           

VOCÊ VAI GOSTAR!!!

 

 

 

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO!

 

 

 

Sistema Solar e seus planetas:

 

          Um Sistema Solar é composto por um Sol e todos os planetas e corpos celestes que orbitam ao redor dessa estrela. Há casos de sistemas solares formados por duas estrelas (binários) ou até três estrelas (ternários). Mas no caso do sistema do qual o nosso planeta, a Terra, faz parte, há apenas uma estrela, que é considerada de pequeno porte.

 

         
http://Disponível em: < https://tinyurl.com/y3gamhoc >. Acesso em 11 de set. de 2020.

          Além do sol, existem no Sistema Solar um total de oito planetas, cinco planetas anões, 179 luas e uma grande quantidade de corpos celestes, como asteroides, cometas e outros, incluindo aqueles presentes no Cinturão de Kuiper. A idade estimada para a formação desse Cinturão de Kuiper é de pouco mais que 4,6 bilhões de anos.

          Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas anões são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, com a possibilidade de inclusão de dezenas de outros nessa categoria nos próximos anos.

 

          Entre os planetas citados, os quatro primeiros são planetas rochosos, ou seja, apresentam uma superfície composta por uma litosfera rochosa. Esses planetas, por se encontrarem mais próximos ao sol, apresentam uma atmosfera gasosa com diferentes composições. Os quatro últimos planetas são chamados de planetas gasosos por não possuírem uma superfície rochosa e serem compostos por uma densa atmosfera, sendo muito maiores em razão das baixas temperaturas e do afastamento em relação ao sol.

 

           É possível, dessa forma, dividir o Sistema Solar em três partes ou etapas. A primeira, mais quente, é composta pelos planetas rochosos, onde se encontra a Terra. A segunda, mais fria, é formada pelos planetas gigantes gasosos. E a terceira, ainda mais remota e congelada, é formada pelos objetos transnetunianos, ou seja, que estão além da órbita do Netuno, o que inclui quase todos os planetas anões, o Cinturão de Kuiper e alguns outros corpos celestes recentemente descobertos. http://Disponível em: < https://tinyurl.com/y2ml8c8v >. Acesso em 11 de set. de 2020 (adaptada).

 

                  

http://Disponível em: < https://tinyurl.com/y2xcnjvh >. Acesso em 12 de set. de 2020.

 

 

Galáxias e o Universo:

          Aumentando a nossa lupa de visualização, partimos para uma escala maior. Os sistemas solares são compostos por planetas e corpos celestes, mas galáxias são compostas basicamente por milhões, bilhões ou trilhões de estrelas que possuem seus respectivos sistemas solares. Mas existem também os exoplanetas, corpos celestes que não estão orbitando nenhuma estrela, poeira cósmica e outros elementos astronômicos que ficam em um centro comum, o centro luminoso e energético de uma galáxia. A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia. A galáxia que nosso sistema solar está localizado é conhecida como Via Láctea.

 

          Até o começo do século XX acreditava-se que estas manchas longas e difusas no espaço com um brilho intenso no meio eram apenas aglomerados de estrelas, os quais receberam o nome de “nebulosas” e foram catalogadas às centenas até que em 1923, Edwin Powell Hubble, conseguiu provar definitivamente que as tais nebulosas de formato espiral eram na verdade objetos extra galácteos (fora da nossa galáxia). Ou seja, eram galáxias completamente independentes.

 

          Já naquela época sabia-se que a extensão de nossa galáxia era de 100 mil anos-luz de diâmetro. Baseado nisso, e na identificação de uma “variável Cefeida” (relação conhecida entre período e luminosidade das Cefeidas, estrelas pulsantes de curto período) na nebulosa de Andrômeda (M31), ele conseguiu calcular a distância de M31, comprovando que ela se situava fora dos limites da Via Láctea.

 

          A partir daí, o próprio Hubble classificou as galáxias de acordo com sua forma em: elípticas, espirais e espirais barradas. As que não apresentam uma forma definida são chamadas de irregulares, mas de acordo com a classificação de Hubble, estão em uma quarta categoria à parte.

 

 

  •  
  • Galáxias espirais – possuem extensos braços de estrelas e nuvens de poeira cósmica.
  •  

 

Galáxias espirais em barra – apresentam braços de estrelas e núcleo central menos desenvolvido se comparado às galáxias espirais.

 

  •   
  • Galáxias elípticas – são formadas por um grande conjunto de estrelas e pouca poeira cósmica.
  •  

                                         

 

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/yxbuwo7x>. Acesso em 12 de set. de 2020.

 

 

VAMOS VER SE VOCÊ LEU COM ATENÇÃO!!!

 

                                                 

 

ATIVIDADES

 

   1. Qual o nome do planeta gasoso mais próximo da estrela do nosso sistema solar?

a) (  ) Mercúrio.

b) (  ) Terra

c) (  ) Júpiter.

d) (  ) Plutão.

 

   2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

 

                                                PLANETAS ANÕES – CATEGORIA – JÚPITER
                                                   MERCÚRIO – SISTEMA SOLAR

 

Os oito planetas do___________ , em ordem de proximidade ao sol, são:___________, Vênus, Terra, Marte, Saturno, Urano e Netuno. Os ____________ são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, com a possibilidade de inclusão de dezenas de outros nessa _________ nos próximos anos.

 

    3. Qual planeta anão já foi considerado um planeta anteriormente?

a) (   ) Ceres.

b) (   ) Plutão.

c) (   ) Éris.

d) (   ) Haumea.

 

   4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) É possível, dessa forma, dividir o Sistema Solar em duas partes ou etapas. A primeira, mais quente, é composta pelos planetas rochosos, onde se encontra a Terra. A segunda, mais fria, é formada pelos planetas gigantes gasosos.

b) (  ) Galáxias espirais em barra apresentam braços de estrelas e núcleo central menos desenvolvido se comparado às galáxias espirais.

c) (  ) A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia.

d) (  ) Galáxias elípticas possuem extensos braços de estrelas e nuvens de poeira cósmica.

 

   5. Elabore um mapa mental com os componentes dos sistemas solares, das galáxias e do universo.

 

   6. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

A galáxia em que se encontra o nosso sistema solar é a ____________. Está localizada no supercluster de virgem e seu formato é __________.

a) (  ) Andrômeda; elíptica.

b) (  ) Via Láctea; espiral.

c) (  ) Andrômeda; espiral.

d) (  ) Via Láctea; elíptica.

 

                                                

 

                                  

 

BAIXE E IMPRIMA SUA ATIVIDADE.

9o-CIE-5a-quinzenaBaixar