Terra e Universo: Sistema Sol, Terra e Lua – 8º Ano – 5ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO. - 11/11/2020

                                                           

VAMOS COMEÇAR NOSSAS ATIVIDADES!!!

 

HOJE VAMOS CONHECER MAIS SOBRE A TERRA E UNIVERSO.

 

VOCÊ VAI GOSTAR!!!

 

As fases da Lua:

                                     

          A Lua é o único satélite natural do planeta Terra, sendo formado há bilhões de anos atrás, cuja hipótese de origem mais aceita pelos cientista é que ocorreu após o impacto de um grande corpo celeste, do tamanho aproximado de Marte, atingir nosso jovem planeta, ejetando partículas que se juntaram e formaram nosso satélite, mas existem outras teorias que estão em debate. http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y36938qh>. Acesso em 11 de set. de 2020 (adaptada).

 

          Do ponto de vista terrestre, a Lua é um astro brilhante nas noites em nosso planeta, mas a Lua não pode emitir luz, na verdade ela reflete a luz do Sol, a estrela que aquece e ilumina nosso planeta e sistema solar. A Lua apresenta movimentos de translação, rotação e revolução.

 

 

                          

A translação é o movimento que a Lua faz, junto com a Terra ao redor do Sol, levando o mesmo tempo que a terra para fazer o percurso.

 

A rotação é o movimento que a Lua faz ao girar em torno do seu próprio eixo.

 

E a revolução é o movimento que a Lua faz ao girar ao redor da Terra.

 

 

          Os movimentos de rotação e revolução tem exatamente o mesmo tempo, fazendo com que nós observemos apenas uma face da Lua. Esse período é de aproximadamente 28 dias, é chamado de mês lunar e o tempo que a Lua leva para completar a translação ao redor do Sol é o ano lunar.

O movimento da Lua em torno da Terra, a revolução e o movimento conjunto da Lua e da Terra ao redor do Sol, a translação, fazem com que a Lua tenha mudanças de posição e reflexão da luz do Sol para o nosso planeta. Essas posições com incidências luminosas distintas são chamadas de fases da Lua. http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y35xhtf3>. Acesso em 11 de set. de 2020 (adaptada).

 

As fases da Lua são quatro: Nova, Crescente, Cheia e Minguante.

 

Eclipses:

          O movimento constante da Terra e da Lua em torno do Sol faz com que haja alinhamentos, onde a Lua pode obstruir a luz do Sol por alguns instantes, ou a Terra obstruir a luz do Sol de atingir a superfície da Lua, esses fenômenos são conhecidos como eclipses.

 

          O eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, projetando a sombra formada sobre a Terra. Nas regiões do planeta onde o Sol é observado sendo completamente obstruído pela Lua, ocorre o chamado eclipse solar total. Nos lugares onde o sol não fica completamente encoberto pela lua, ocorre o eclipse solar parcial, correspondendo às regiões de penumbra da Lua.

 

 

http://Disponível em: < https://tinyurl.com/y2qtgaxl>. Acesso em 11 de set. de 2020

 

http://Disponível em: < https://tinyurl.com/y3ofztfw>. Acesso em 11 de set. de 2020 (adaptada).

 

VAMOS REVISAR AS NOTAS DESTAS ATIVIDADES!!!

 

   1. Qual o movimento que a Lua faz junto da Terra em torno do Sol?

a) (  ) Revolução.

b) (  ) Rotação

c) (  ) Evolução.

d) (  ) Translação.

 

   2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

A Lua ____________ ou quarto crescente recebe esta _______________ pois neste momento só conseguimos observar um _________ de sua totalidade. Seu formato é de um ______________ e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao __________ e se põe aproximadamente à meia-noite.

 

 

                                    DENOMINAÇÃO – QUARTO – MEIO-DIA

                                   SEMICÍRCULO – CRESCENTE

 

   3. Qual fase da Lua em que é possível observar totalmente a face lunar voltada para a Terra?

a) (   ) Nova.

b) (   ) Crescente.

c) (   ) Cheia.

d) (   ) Minguante.

 

   4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse solar durante a fase da Lua Nova.

b) (  ) O formato da Lua minguante é de um semicírculo e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.

c) (  ) Caso a órbita da Lua ao redor da Terra fosse alinhada com a órbita da Terra ao redor do Sol, sempre teríamos eclipse lunar durante a fase da Lua Cheia.

d) (  ) A revolução é o movimento que a Lua faz ao girar ao redor do seu próprio eixo.

 

   5. Elabore um mapa mental com as características das fases da Lua e os eclipses.

 

   6. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

Do ponto de vista terrestre, a Lua é um astro brilhante nas noites em nosso planeta, sendo que a Lua ______ emitir luz, ela ________ a luz do Sol, a estrela que aquece e ilumina nosso planeta e sistema solar. A Lua apresenta movimentos de translação, rotação e ___________.

a) (  ) não pode; interfere; contorção.

b) (  ) pode; deflete; vibração.

c) (  ) pode; oculta; convexão.

d) (  ) não pode; reflete; revolução.

 

 

                               

 

BAIXE AQUI E IMPRIMA SUA ATIVIDADE.

8o-CIE-5a-quinzenaBaixar