ATIVIDADE 13 – Transformações das paisagens pelo trabalho - 17/08/2021

Transformação da paisagem

Com o avanço tecnológico, o homem criou uma série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza, máquinas e  equipamentos facilitaram a vida do homem e dinamizaram o processo de exploração de recursos, como os minerais, além do desenvolvimento de toda produção agropecuária com a inserção de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e muitos outros. Na produção agropecuária se faz necessário transformar o meio, pois retira-se toda cobertura vegetal original que é substituída por pastagens e lavouras. Dessas derivam outros impactos como erosão, poluição e contaminação do solo e dos mananciais.

Na extração mineral, o espaço geográfico é bastante atingido, sofrendo profundos impactos e mudando de forma drástica todo arranjo espacial do lugar que está sendo explorado.

Nos centros urbanos, as alterações são percebidas nas construções presentes, essas transformações ocorrem em loteamentos que em um período era somente uma área desabitada e passou a abrigar construções residenciais, além de áreas destinadas ao comércio e indústria. Desse modo, nas cidades de todo mundo sempre ocorrem modificações no espaço, são identificadas nas novas construções, nas reformas de residências, lojas e todas as formas de edificações.

                       

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/transformacao-no-espaco-geografico.htm Acesso em: 03 de set de 2020.

Paisagens transformadas

Os seres humanos modificam as paisagens naturais ao longo de sua existência. As mais favoráveis à vida e, por esse motivo, mais habitadas, acabam sendo as mais transformadas: matas são substituídas por lavouras e pastagens, originando paisagens agrárias; surgem cidades, que constituem as paisagens urbanas; instalam- se fábricas, que formam as paisagens industriais; constroem-se estradas, pontes, aeroportos, túneis; minérios são explorados em minas.

Muitas das transformações das paisagens ocorrem de maneira indireta, sem intenção deliberada, como a destruição das matas pela chuva ácida, ou das zonas costeiras pelo derramamento de petróleo.

Quanto maior o desenvolvimento tecnológico, maior é o grau de interferência dos seres humanos sobre a paisagem. As sociedades tradicionais não provocam modificações expressivas e permanentes nas paisagens, já que vivem da coleta, caça e pesca e se deslocam quando os recursos se esgotam. Mas sociedades mais complexas como a nossa podem modificar intensamente o meio. A ação humana sobre a natureza é responsável pela contaminação da atmosfera e das águas e pela alteração do relevo.

Transformação das áreas costeiras

A construção altera a paisagem costeira. O crescimento das cidades e da infraestrutura, devido ao turismo ou à própria expansão populacional, aumenta a quantidade de resíduos urbanos, que muitas vezes são lançados ao mar sem tratamento, contaminando-o. Para aumentar o turismo, muitas praias são “recuperadas”, ou seja, ganham areia nova. A areia é tratada, às vezes, com branqueadores para melhorar seu aspecto e, com isso, surgem verdadeiras praias artificiais. Também são construídos diques e quebra-ondas nos portos, que evitam a chegada de ondas fortes nas áreas que precisam de proteção. Essas barreiras afetam de tal maneira a deposição de areia, que as praias naturais podem desaparecer. Além disso, Para aumentar o turismo, muitas praias são “recuperadas”, ou seja, ganham areia nova.

Disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia/transformacao-paisagem Acesso em: 03 de set de 2020.

A areia é tratada, às vezes, com branqueadores para melhorar seu aspecto e, com isso, surgem verdadeiras praias artificiais. Também são construídos diques e quebra-ondas nos portos, que evitam a chegada de ondas fortes nas áreas que precisam de proteção. Essas barreiras afetam de tal maneira a deposição de areia, que as praias naturais podem desaparecer. Além disso, as âncoras dos barcos esportivos e a prática descontrolada do mergulho afetam os fundos marinhos, destruindo recifes e a vegetação submarina. Mangues e alagadiços costeiros são drenados para a expansão de lavouras, moradias e instalação de infraestrutura. Essas áreas úmidas servem de refúgio para uma vasta biodiversidade, que corre o risco de se perder, talvez, definitivamente. O resultado é que espécies nativas se extinguem ou vão para outros lugares.

ATIVIDADES

1- Cite três exemplos de elementos da natureza que podemos encontrar em uma paisagem natural.

2- Cite 3 exemplos de elementos construídos pelos seres humanos que podemos encontrar em uma paisagem cultural.

3- A paisagem reproduz a expressão de vários tempos, ou seja, o contexto histórico em que ela foi construída. Caracteriza-se pelos elementos que foram inseridos ao longo do tempo e que coexistem com os atuais. Construções, casas, prédios, armazéns, ruas praças e a distribuição deles no espaço compõem os elementos de uma paisagem e podem sofrer transformações ou permanecer inalterados.

MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.27

Diante dessa perspectiva, pode-se afirmar que:
I. Toda paisagem resulta da transformação ocasionada pela ação humana.
II. A paisagem expressa a história das práticas sociais e naturais.
III. Os elementos de uma paisagem podem transformar-se ao longo do tempo.
IV. A construção do espaço geográfico corresponde a uma transformação das paisagens. Estão corretas as afirmativas
a) ( ) I e II.
b) ( ) II e III.
c) ( ) II, III e IV.
d) ( ) I, III e IV.

4- A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais.
a) ( ) Rodovia, edifícios e represa.
b) ( ) Geleira, floresta e conjunto de montanhas.
c) ( ) Hidrelétrica, cidade e lago.
d) ( ) Cachoeira, lago e loteamento.

5- Porque o ser humano modifica a paisagem? Quais ambientes costumam ser modificados? Explique.

6- Explique como a paisagem costuma ser alterada no campo e quais são seus impactos ambientais.

7- Como são percebidas as alterações na paisagem dos centros urbanos?

8- Quais são as principais diferenças entre as sociedades tradicionais e a sociedade tecnológica em relação as alterações da paisagem? Por que isso ocorre?

9- “Os espaços onde as ações humanas são evidentes, são chamados espaços humanizados.”
Essa frase nos demonstra que
a) ( ) o ambiente humanizado nunca foi mexido.
b) ( ) o ambiente humanizado (também conhecido como ambiente cultural) é transformado pela ação humana.
c) ( ) o ambiente humanizado é o que busca imitar a natureza.
d) ( ) o ambiente natural é aquele que foi transformado pelo homem.

10- O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia e transformando assim as paisagens. Neste sentido assinale a resposta correta.
a) ( ) Os seres humanos alteram e transformam a paisagem para preservar a beleza das praias e florestas.
b) ( ) Os seres humanos alteram e transformam a paisagem para adquirirem conhecimento.
c) ( ) Os seres humanos alteram e transformam a paisagem por razões puramente psicológicas, étnicas e sociais.
d) ( ) Os seres humanos alteram e transformam a paisagem para suprir suas necessidades de moradia e alimentação, bem como para terem uma melhor qualidade de vida e conforto.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.