Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano – 7° ANO – 4ª semana – Matemática - 27/08/2020

Olá…tudo bem? Vamos iniciar mais uma atividade de matemática? Então vamos lá!!! 1 – No plano cartesiano abaixo, marque os pontos A (1,1), B (4,2), C (4,5) e D (1,3). Ligue-os e forme um quadrilátero.
2 – Considerando os pontos A (1,1), B (4,2), C (4,5) e D (1,3) do exercício anterior, multiplique todas as coordenadas desses pontos por – 1.  a) Quais as coordenadas dos novos pontos obtidos? Represente esses pontos por E, F, G e H.  b) Represente no plano cartesiano a seguir os pontos E, F, G e H obtidos anteriormente.
c) Comparando os quadriláteros ABCD (do exercício 1) e EFGH (do exercício 2), podemos afirmar que existe uma simetria entre eles? Qual tipo de simetria?  3 – No plano cartesiano a seguir, marque os pontos A (–1, –1), B (1, –1) e C (0,1). Ligue-os e forme um triângulo.
4 – Considerando os pontos A (–1, –1), B (1, –1) e C (0,1) do exercício anterior, multiplique todas as coordenadas desses pontos por 2.  a) Quais as coordenadas dos novos pontos obtidos? Represente esses pontos por D, E e F.  b) Represente no plano cartesiano abaixo os pontos D, E e F obtidos anteriormente.
c) Comparando os triângulos ABC (do exercício 3) e DEF (do exercício 4), podemos afirmar que existe uma relação entre eles? Qual?  5 – Considere o pentágono ABCDE representado no plano cartesiano a seguir.
a) Represente no plano cartesiano a seguir, o pentágono FGHIJ simétrico ao pentágono ABCDE, em relação ao eixo Ox (eixo das abcissas).
b) Represente no plano cartesiano a seguir, o pentágono KLMNO simétrico ao pentágono ABCDE, em relação ao eixo Oy (eixo das ordenadas).
Figuras construídas pelo autor – aplicativo GeoGebra. Parece que terminamos, hein? Vamos revisar?

Últimos Comentários

Deixe um comentário