Transformações químicas – Atividade 7 - 20/04/2021

Transformações químicas.

Também conhecidas como reações químicas, as transformações químicas são mudanças onde ocorre a formação de novas substâncias devido à alteração das propriedades das substâncias iniciais – reagentes. As matérias sofrem, constantemente, transformações. Quando as mudanças são apenas relacionadas ao seu estado, ou ainda à agregação do material, chamamos de transformação física da matéria. A transformação somente pode ser chamada transformação química quando resulta na produção de um material diferente do inicial, com características também diferentes.

Podemos exemplificar as transformações químicas com o ato de acender um fósforo em um recipiente com álcool. O material começa a queimar, e sua constituição muda, uma vez que ao entrar em contato com o oxigênio, o álcool se converte em gás carbônico e água, e libera energia. Além disso, coisas rotineiras podem ser usadas como exemplo: a fruta amadurecendo, o ferro enferrujando, o bife sendo grelhado. As transformações físicas podem ser exemplificadas com um papel que se rasga, um vidro que se quebra e a água fervendo, que evapora. Uma poça de água que seca, as folhas que caem no outono, a madeira que arde em uma fogueira, o ovo de um pássaro ou uma grade de ferro que se oxida. Em todos os casos, a matéria desses sistemas encontra-se em processo de mudança. Todas as substâncias na natureza podem experimentar mudanças físicas e químicas.

Comprovação das Transformações Químicas:
Mas como saber e comprovar que houve uma alteração química, e não apenas física? É realizada a comparação do estado inicial dos reagentes (substâncias existentes antes da reação), com o estado final. A modificação na cor, cheiro, estado físico e temperatura devem ser observados. Em uma reação química, chamamos os produtos iniciais de reagentes (elementos que podem interagir entre si), e as substâncias formadas após esse processo chamamos de produtos de reação.

Tipos de Transformações Químicas:
As transformações podem ocorrer por meio de fatores distintos, que interferem nas propriedades dos
reagentes, transformando-os em produtos. Essas reações podem acontecer das seguintes formas:

Quer conhecer mais as transformações químicas da matéria? Se possível, assista ao
vídeo.

Resolva em seu caderno as atividades a seguir.

  1. Assinale os eventos mencionados a seguir, com o número 1 quando ocorrer transformação química e com o número 2 para aqueles onde ocorre transformação física:

( ) queima de uma vela.

( ) cortar madeira em pedaços.

( ) fotossíntese.

(   ) dissolução do sal na água.

(   ) enferrujamento de um prego.

2.As coisas ao nosso redor e dentro de nós estão constantemente se transformando em outros materiais com cor, sabor, formato, cheiro, estado físico e outras características e propriedades totalmente diferentes. Portanto, diferencie transformação física de transformação química da matéria. Cite exemplos.

3.O aumento da temperatura em um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser percebidas como transformações físicas ou químicas.

(I) a evaporação da água em um lago;

( II) uma fruta amadurecendo;

(III) a formação de compostos a partir da fotossíntese.

A cada um desses processos – (I), (II) e (III) – corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:

a) ( ) física, física e química.                                       c) ( ) química, física e química.

b) ( ) química, física e física.                                       d) ( ) física, química e química.

4. Analise o esquema a seguir e selecione a alternativa que melhor completa as seguintes afirmações:

I– Numa reação as substâncias iniciais são chamadas de_____________________, e as finais são os_____________________.                            .

II– Não apenas dentro de laboratórios científicos, mas também nas residências podem ocorrer simples reações com elementos _______________________.

III– Nas reações______________________________ , os constituintes dos materiais iniciais que estavam ligados são separados e formam-se novas ligações, produzindo novos materiais.

a) ( ) reagentes – produtos – químicos – químicas.        c) ( ) substâncias – resíduos – estáveis – simples

b) ( ) produtos – reagentes – físicos – físicas.             d) ( ) reagentes – produtos – químicos – físicos.

5. O bolo (ou algum outro doce) é proveniente de reações químicas que ocorreram entre a farinha, os ovos, o fermento, o açúcar, o leite e a manteiga quando a mistura foi exposta ao calor, processo denominado:

a) (  ) eletrólise.                    b) ( ) fotólise.                      c) ( ) termólise.                   d) ( ) osmose.

6. Analise as afirmações a seguir relacionadas às transformações da matéria.

I– Quando falamos em fenômenos físicos e químicos, referimo-nos às mudanças que podem atingir a matéria.

II–    As alterações sofridas pela matéria que não provocam nenhuma modificação na sua composição (substâncias que formam o material) podem ser denominadas de fenômenos químicos.

III–    As transformações físicas consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de produtos.

Quais estão corretas?

a) ( ) Apenas I.                    b) ( ) Apenas III.                c) ( ) II e III.                       d) ( ) I e III.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.