Vida e Evolução: Diversidade de ecossistemas – 7º Ano – 2ª quinzena – 3º corte – AULA e IMPRESSÃO - 16/09/2020

        MOMENTO DE                   ESTUDO!!!

LEI COM ATENÇÃO!!!

 

Goiás e o Cerrado

               O estado de Goiás tem como bioma predominante o cerrado. O cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 22% do território nacional, em sua área estão os estados, além do território goiano, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de partes que estão entre outros biomas, como no Amapá, Roraima e Amazonas.

              No cerrado encontram-se nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que proporciona um potencial aquífero grande e favorece a sua biodiversidade de fauna e flora, sendo considerado um dos biomas com maior biodiversidade no mundo.

            O Cerrado é conhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando mais de 11.mil espécies de plantas nativas já catalogadas, onde há uma grande beleza nas suas flores nativas, ainda existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma alternância de espécies entre diferentes  aparências e cores, cerca de 200 espécies de mamíferos são conhecidas, e as aves compreende cerca de 800 espécies.

Os números de peixes estão em torno de 1200 espécies, répteis perto de 180 espécies e anfíbios 150 espécies, o que são considerados números elevados. O número de peixes endêmicos, ou seja, nativos do cerrado, não é conhecido, porém os valores de  anfíbios e répteis são 28% e 17%, respectivamente de todos esses animais do Brasil. De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

                   Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social, onde muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo várias etnias indígenas, comunidades quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras e  vazanteiros que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade. Mais de 200 espécies têm uso medicinal e mais 400 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequi, Buriti, Mangaba, Cagaita, Bacupari, Cajuzinho do cerrado, Araticum e as sementes do Barú.

                  Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção, 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana.

                 Apesar do reconhecimento de sua importância biológica, de todos os biomas mais ricos do mundo, o Cerrado é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral, cerca de  8% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação; desse total, menos de 3% são unidades de conservação de proteção integral e pouco mais de 5% de unidades de conservação de uso sustentável.

 

            No Brasil, aproximadamente 80% da biodiversidade do cerrado já sofreu alterações na fauna e flora, em Goiás a situação é mais agravante pois estimativas revelam que cerca de 90% de todo bioma já se encontra

alterado, os parques de preservação representam apenas 1% de todo cerrado goiano, enquanto que em outros estados a média é de 2,5%, esses dados estão muito abaixo das metas internacionais que é de 10%, esse percentual deveria ser revertido em reservas ambientais em Goiás.O cerrado tem épocas de estiagem intensas, o que contribui para o clima quente e seco nessa região. Esse clima faz com que a vegetação seja facilmente queimada nessa época, tanto natural quanto pela ação do ser humano. As queimadas intencionais contribuem muito para a extinção de boa parte da fauna e principalmente da flora do cerrado.. Acesso em 27 de ago. de 2020 (adaptada)”>http://Disponível em:< https://tinyurl.com/y468o9aj3>. Acesso em 27 de ago. de 2020 (adaptada)

 

AGORA VAMOS VER SE VOCÊ LEU COM ATENÇÃO!!!

 

                                ATIVIDADES

 

 

1. O Cerrado é o segundo maior ecossistema da América do sul, abrangendo muitos estados do Brasil, como

a) (  ) Goiás, Bahia e Santa Catarina.

b) (  ) Goiás, Maranhão e Pernambuco.

c) (  ) Goiás, Rondônia e Amapá.

d) (  ) Goiás, Ceará e Amazonas.

 

2.Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

BIODIVERSIDADE – SOCIAL – PATRIMÔNIO – ETNIAS RECURSOS – BRASILEIRO

O Cerrado tem grande importância ________, onde muitas populações sobrevivem de seus ________ naturais, incluindo várias ________ indígenas, comunidades quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras e  vazanteiros que, juntas, fazem parte do ________ histórico e cultural ________, e detêm um conhecimento tradicional de sua ______________.

 

3. De acordo com o texto, o Cerrado é o refúgio nos trópicos

a) (   ) dos tigres.

b) (   ) dos gorilas.

c) (   ) das jaguatiricas.

d) (   ) das borboletas.

 

4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) O Cerrado é considerado uma savana, pois tem em comum as florestas densas e o clima temperado.

b) (  ) O Cerrado ocupa cerca de 22% do território brasileiro, sendo encontrado nas regiões Norte, Centro Oeste, Nordeste e Sudeste.

c) (  ) O Cerrado no estado de Goiás sofreu uma alteração de cerca de 90% do bioma pela ação humana.

d) (  ) O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, e é a savana mais rica em biodiversidade do mundo.

 

5. Elabore um mapa mental com as características do cerrado presentes no estado de Goiás.

 

6. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

O cerrado tem épocas de ________ intensas, o que contribui para o clima quente e seco nessa região. Esse clima faz com que a vegetação seja facilmente ________ nessa época, tanto natural quanto pela ação do ser humano. As queimadas intencionais contribuem muito para a ________ de boa parte da fauna e principalmente da flora do cerrado.

a) (  ) estiagens; queimada; extinção.

b) (  ) chuvas; transformada; proliferação.

c) (  ) estiagens; mudada; proliferação.

d) (  ) chuvas; queimadas; extinção.

 

NÃO ESQUEÇA DE REVISAR ESSA ATIVIDADE!!!

 






7o-CN-2a-quinzena-3o-corte-1
Baixar

CLIQUE AQUI e Assista links vídeos sobre: Goiás e o Cerrado.

https://youtu.be/orGhCBbK4Iw