Vida e Evolução: Fenômenos naturais e impactos ambientais – 7º Ano – 3ª quinzena – 3º corte – AULA e IMPRESSÃO - 30/09/2020

 

OLÁ!!!

SEJAM BEM VINDOS!!!

 

 

VAMOS FAZER A LEITURA COM ATENÇÃO DO TEXTO A SEGUIR!!!

 

 

Mudanças nos ecossistemas

 

            A natureza está suscetível a muitos fatores que podem alterar características dos ecossistemas. Essas mudanças podem ser geradas por catástrofes naturais ou pela ação humana. As alterações de temperatura e chuva podem prejudicar o desenvolvimento e o aumento da população das espécies, animais ou vegetais da região, podendo também aumentar a mortalidade, afetar a imunidade à doenças, reduzir a mobilidade e até acelerar a taxa de extinção, diminuindo a diversidade de espécies. Além das influências específicas que cada espécie, algumas alterações podem ocorrer no ciclo de vida delas (como floração, frutificação ou perda de flores, migração ou nascimento de filhotes) e afetam interações intra e/ou interespecíficas como predação, dispersão, polinização, competição etc. 

 

 

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/yyadqsbn>. Acesso em 01 de set. de 2020.

            Um dos fatores que podem alterar a temperatura e o clima de um bioma é o aquecimento global, que nada mais é do que uma intensificação do chamado efeito estufa. Esse efeito é um fenômeno natural e importante para a Terra, pois permite que o planeta fique aquecido, entretanto, a sua intensificação é prejudicial. O efeito estufa acontece, pois na atmosfera há a presença de gases, conhecidos como gases de efeito estufa, que garantem que parte do calor que chega ao planeta fique retido. O aumento desses gases leva a uma maior retenção de calor e, portanto, ao aumento da temperatura.

Quando falamos em aquecimento global estamos referindo-nos a um aumento anormal da temperatura média do nosso planeta. Para ter-se uma ideia, a temperatura média global de superfície aumentou aproximadamente 0,74 ºC nos últimos 100 anos, e pesquisas indicam que esse aumento está muito relacionado à ação do ser humano, que, ao longo dos anos, aumentou suas emissões de gases do efeito estufa, como o gás carbônico. O aumento da temperatura pode provocar alterações climáticas, como o aumento do calor em climas mais quentes, derretimento das calotas polares e intensificação dos períodos de estiagem. http://Disponível em: <https://tinyurl.com/yxaynu79>. Acesso em 01 de set. de 2020.(adaptada).

 

 

 

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y2htlkym>. Acesso em 01 de set. de 2020.

            Catástrofes naturais como queimadas, terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis entre outros podem interferir no ecossistema. As queimadas são recorrentes em ecossistemas semelhantes ao cerrado, como a savana africana e a savana australiana, onde quase anualmente ocorrem grandes incêndios que dizimam milhões, e no caso do incêndio que perdurou até janeiro de 2020, mais de 1 bilhão de animais nativos, como cangurus, coalas, várias espécies de répteis e anfíbios. http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y2htlkym>. Acesso em 01 de set. de 2020.

 

 

 

http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y5vf43mw>. Acesso em 01 de set. de 2020.

            Historicamente catástrofes naturais são responsáveis pela extinção de milhares de espécies, como uma reação em cadeia gerada pelo impacto de um asteroide que dizimou os grandes répteis que habitavam nosso planeta, chamados de dinossauros, que hoje tem seus registros feitos a partir de fósseis. Os animais que existiram por cerca de 170 milhões de anos e foram extintos há mais de 65 milhões de anos eram de várias espécies e de vários tipos, podendo uns serem predadores, outros herbívoros, alguns com muitas toneladas, outros pequenos como cães.

 

 

Impacto social das mudanças nos ecossistemas

 

            Os ecossistemas do mundo estão ameaçados. A maior parte dos tipos de habitats naturais mostra sinais de grave degradação, as populações da fauna e da flora estão diminuindo, e a terra, o ar e a água estão cada vez mais poluídos, todos os ecossistemas da terra foram transformados de alguma forma através de ações humanas nos últimos 50 anos. Tudo isso comprometeu a capacidade dos ecossistemas de prestar os serviços de grande importância para o bem-estar humano, mais de 60% dos ecossistemas do mundo, dos quais depende o bem-estar humano, estão sendo degradados ou usados de forma insustentável. Quase todas essas mudanças ocorreram devido a influências do ser humano, principalmente como resultado de pressões econômicas e desenvolvimento. http://Disponível em: <https://tinyurl.com/y5ezh5lx>. Acesso em 02 de set. de 2020 (adaptada).

 

 

 

Atividades

1. O aquecimento global é um fator que influencia os ecossistemas pois

a) (  ) diminui o calor nos lugares quentes.

b) (  ) diminui a chuva em lugares secos.

c) (  ) aumenta a migração dos animais.

d) (  ) cria um processo de desertificação no mundo todo.

 

2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

              CÃES  – PREDADORES – ESPÉCIES – ANIMAIS – EXTINTOS           

Os ___________ que existiram por cerca de 170 milhões de anos e foram _______________ há mais de 65 milhões de anos eram _________ de várias __________e de vários tipos, podendo uns serem ____________, outros herbívoros, alguns com muitas toneladas, outros pequenos como __________.

 

3. Uma catástrofe natural que pode alterar drasticamente um ecossistema é

a) (   ) uma enchente.

b) (   ) a migração de animais.

c) (   ) um grande terremoto.

d) (   ) um tornado.

 

4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) Os tipos de habitats naturais mostram sinais de melhoras e as populações da fauna e da flora estão aumentando ao redor do mundo.

b) (  ) O aumento da temperatura do planeta causado pelo aquecimento global não tem nenhuma relação com as ações do ser humano.

c) (  ) As alterações de temperatura e chuva podem prejudicar o desenvolvimento e gerar uma diminuição na população das espécies, animais ou vegetais de uma região.

d) (  ) As queimadas são recorrentes em ecossistemas semelhantes ao cerrado, como a floresta tropical africana e as florestas temperadas da Europa e América do Norte.

 

5. Elabore um mapa mental com os principais responsáveis pelas mudanças nos ecossistemas no mundo.

 

6. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

 

Historicamente catástrofes naturais são responsáveis pela ________ de milhares de espécies, como uma  reação em cadeia gerada pelo impacto de um _________ que dizimou os grandes répteis que habitavam nosso planeta, chamados de dinossauros, que hoje tem seus registros feitos a partir de ________.

a) (  ) mutação; veículo; fotografias.

b) (  ) multiplicação; avião; relatos orais.

c) (  ) criação; navio; livros.

d) (  ) extinção; asteroide; fósseis.

 

 

 

BAIXE AQUI SEU ARQUIVO E FAÇA SUA IMPRESSÃO.

7o-CIE-3a-quinzena-3o-corteBaixar