Vida e Evolução: Fenômenos naturais e impactos ambientais – 7º Ano – 4ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO. - 21/10/2020

OLÁ PESSOAL!!!

  VAMOS COMEÇAR NOSSOS ESTUDOS!!!

 

O tema de hoje é sobre: Vida e Evolução: Fenômenos naturais e impactos ambientais.

 

 

Impactos sociais de catástrofes

                                

 

http://Disponível em: https://tinyurl.com/y4tsaaal. Acesso em 08 de set. de 2020

Catástrofes naturais são comuns, mas não são os únicos incidentes de larga escala que podem ocorrer. A humanidade presencia catástrofes e acidentes causados por falhas humanas ou acidentes há centenas de anos, como o incêndio na ponte de Londres.

No Brasil, em 2015 e em 2019, houve rompimentos de duas barragens de uma mineradora nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho, onde centenas de pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas, com a destruição parcial das cidades, onde os rejeitos tóxicos da extração de minério ficou espalhado pelas cidades e águas.

                   

 

Outros desastres ambientais já ocorreram ao redor do mundo: as bombas em Hiroshima e Nagasaki no Japão durante a Segunda Guerra Mundial (1945), lançadas pelos Estados Unidos, essas duas bombas nucleares mataram mais de 200 mil japoneses. Em um raio de um quilômetro do centro da explosão, quase todos os animais e plantas morreram devido às ondas de choque e calor.

 

                                       

 

A doença de Minamata que é uma ilha localizada no sudoeste do Japão, os animais começaram a apresentar comportamentos estranhos. Em 1956, humanos passaram a ter as mesmas reações: convulsões e perda ou descontrole das funções motoras. Após estudos, verificou-se que a doença estava relacionada ao envenenamento das águas com mercúrio e outros metais pesados, infectando também peixes e mariscos.

 

Conhecida como nuvem de Dioxina, esse acidente ocorreu na cidade de Seveso, na Itália, no ano de 1976 após explosão em uma fábrica de produtos químicos, foi lançada ao ar uma espécie de nuvem composta de dioxina (subproduto industrial gerado em certos processos químicos, como na produção de cloro e inseticida, e também na incineração de lixo), que permaneceu estacionada sobre a cidade. Os primeiros impactos foram observados nos animais, que começaram a morrer gradativamente. Já os humanos passaram a apresentar feridas na pele, desfiguração, náuseas e visão turva, dentre outros sintomas.

 

http://Disponível em: https://tinyurl.com/y48yfkt3. Acesso em 08 de set. de 2020.

Em 1979, nos Estados Unidos, a usina nuclear de Three Mile Island teve seu principal reator teve uma falha mecânica, aliada a erro humano. Foram lançados gases radioativos em um raio de 16 quilômetros.

A população não foi informada sobre o acidente; somente dois dias depois, foi retirada do local. Não houve mortes relacionadas ao acidente, e nenhum dos habitantes do local ou entorno tiveram sua saúde afetada. Esse acidente ficou conhecido como “Pesadelo Nuclear”.

 

http://Disponível em: https://tinyurl.com/y5e6edm6. Acesso em 08 de set. de 2020.

Na atual Ucrânia aconteceu o maior desastre nuclear já registrado pela história, em 1986 a usina nuclear de Chernobyl explodiu liberando uma radiação dezenas de vezes maior que a das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Imediatamente, 32 pessoas morreram e outros milhares perderam a vida nos anos seguintes.  

A nuvem nuclear atingiu a Europa e contaminou quilômetros de florestas, tornando uma grande região completamente inabitável devido a radiação residual no local.

                

 

O Brasil também está na história com o acidente Radiológico de Goiânia, com o Césio-137. Onde dois catadores de lixo arrombaram um aparelho radiológico nos escombros de um antigo hospital, e encontraram um pó branco que emitia luminosidade azul. O material foi levado a outros pontos da cidade, contaminando pessoas, água, solo e ar, e causando a morte de pelo menos quatro pessoas. http://Disponível em < https://tinyurl.com/yxbrbvjd>. Acesso em 08 de set. de 2020. (Adaptado)

                

 

Todos esses acidentes geraram graves consequências para todas as pessoas que viviam nos locais afetados, muitos também como descrito tiveram um impacto terrível em toda vida animal presente na região, e em alguns lugares não há como sobreviver, como em Chernobyl, devido a consequência dos desastres. Esses desastres têm um impacto social imenso, devido a mobilização forçada de habitantes locais, destruição da produção de alimentos e envenenamento de recursos hídricos.

 

Atividades

      1. Em que país ocorreu o desastre conhecido como Nuvem de Dioxina?

a) (  ) Estados Unidos da América.

b) (  ) Japão.

c) (  ) Itália.

d) (  ) Ucrânia.

 

      2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

 

BRANCO – RADIOLÓGICO – QUATRO PESSOAS – CATADORES    

Na cidade de Goiânia, dois __________ de lixo arrombaram um aparelho _______________ nos escombros de um antigo hospital, e encontraram um pó _________ que emitia luminosidade azul. O material foi levado a outros pontos da cidade, contaminando_________ , água, solo e ar, e causando a morte de pelo menos _________ pessoas.

 

      3. O desastre que ocorreu em Minamata foi causado pelo envenenamento da água por

a) (   ) cloro.

b) (   ) amônia.

c) (   ) metano.

d) (   ) mercúrio.

 

      4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) Em 1986 a usina nuclear de Chernobyl explodiu liberando uma radiação dezenas de vezes maior que a das bombas de Hiroshima e Nagasaki.

b) (  ) Em um raio de um quilômetro do centro da explosão da bomba de Three Mile Island, quase todos os animais e plantas morreram devido às ondas de choque e calor.

c) (  ) Em 1976 após explosão em uma fábrica de produtos químicos em Seveso, foi lançada ao ar uma espécie de nuvem composta de dioxina.

5. Elabore um mapa mental com os motivos e as consequências dos desastres ambientais no Brasil (Goiânia 1987, Mariana 2015 e Brumadinho 2019).

 

      6. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

A Explosão de _________ matou imediatamente, 32 pessoas e outros milhares perderam a vida nos anos seguintes. A nuvem nuclear atingiu a ______ e contaminou quilômetros de florestas, tornando uma grande região completamente inabitável devido a radiação residual no local.    

a) (  ) Chernobyl; Europa.

b) (  ) Hiroshima; Europa.

c) (  ) Chernobyl; Ásia.

d) (  ) Hiroshima; Ásia.

 

 

 

NÃO ESQUEÇAM DE ACESSAR OS LINKS

 

BAIXE E IMPRIMA
SUA ATIVIDADE!!!

7o-CIE-4aquinzena-3ocicloBaixar