Grandezas e medidas– 7 ª Aula Matemática 6 ° Ano – 17/06/2020 - 18/06/2020
Olá pessoal! Vamos aprender sobre Grandezas e Medidas?
MASSA
É a grandeza que estima a quantidade de matéria que um corpo possui. Embora a unidade principal de massa seja o grama (g), a unidade padrão de massa no Sistema Internacional de Unidades e Medidas (SI) é o quilograma (kg). A partir do grama (g), temos seus múltiplos – quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag) – e seus submúltiplos – decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).
Para a transformação das unidades de massa, usamos a tabela a seguir:

Acesso em 15 de maio de 2020.

Exemplo.
Um carregamento de 500 caixas, cada uma contendo 72 potes de achocolatado, chegou no Armazém das Massas. Sabe-se que cada pote tem massa de 800g. Qual é a medida desse carregamento, em kg? E em toneladas, se cada tonelada equivale a 1000 kg?
Solução.
Multiplicando-se a quantidade de caixas pela quantidade de potes por caixa e pela massa de cada um em gramas, temos:
500 x 72 x 800g= 28 800 000 g.
De g para kg, seguindo a tabela, são três casas para a esquerda. Dessa forma, podemos dividir por 10 a cada casa deslocada, ou ainda, deslocar com a vírgula três casas para a esquerda, ou apenas, cancelar três zeros, assim como fizemos para as medidas de comprimento e de capacidade.
Veja que dividir por 1000 (dividir por 10 e por 10 e por 10); deslocar a vírgula para a esquerda três casas ou simplesmente cancelar os três zeros, são maneiras equivalentes de se obter a mesma resposta:
28 800 000 g = 28 800 kg.
Agora, para descobrir a massa equivalente em toneladas, basta dividir a massa em kg por 1000, como segue:
28 800 kg = 28,8 toneladas.
Temperatura
É a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema, estimando o estado de agitação das partículas desse corpo. Para entender melhor esse conceito, veja a diferença entre uma quantidade de água no estado sólido (gelo) e essa mesma quantidade ao fornecer energia em forma de calor pela chama de um fogão:

Acesso em 19 de maio de 2020.

Acesso em 19 de maio de 2020.
Note que ao fornecer energia, as partículas de água que estavam imobilizadas no estado sólido (gelo) passam a se agitar no recipiente, a ponto de borbulhar. Nesse ponto, a água se encontra no estado líquido em transição para o estado gasoso, onde as partículas de água estarão tão agitadas que o recipiente não conseguirá ser suficiente para conter a liberdade necessária para movimentação das partículas de água. No estado gasoso, as partículas já estarão completamente fora do recipiente. Por essa razão, é que para o cozimento de feijão, por exemplo, o recipiente adequado é uma panela de pressão, para que a água “não escape” antes do cozimento do alimento.
Para a medida de temperatura, no Brasil adotamos a escala Celsius, que é de fácil entendimento e manipulação, e tem como referência 0°C, o estado de agitação das partículas da água no estado sólido, e 100°C como o estado de agitação das partículas da água na transição do estado líquido para o estado gasoso, como vimos anteriormente.
No entanto, a medida padrão de temperatura no SI é Kelvin (K). Para descobrir a temperatura em Kelvin, a partir da escala Celsius, basta somar a temperatura em Celsius com 273.
Exemplo.
Quais são as temperaturas equivalentes a 0°C (água em forma de gelo) e 100°C (água borbulhando) na escala Kelvin?
Solução.

Tempo
É a grandeza que considera a medida observada na ocorrência de fenômenos periódicos em um sistema. Por exemplo, o tempo de 1 ano é dado pela medida observada na ocorrência da de uma volta completa da Terra, em torno do Sol. O tempo de 1 dia é dado pela medida observada na ocorrência de uma volta completa da Terra, em torno de seu próprio eixo.
A unidade padrão de tempo no sistema internacional é o segundo (s). Podemos relacionar, segundos, minutos e horas fazendo as transformações, conforme ilustra o quadro.

Exemplo.
Complete as lacunas com a conversão de unidades de tempo indicadas em cada caso:
a) 2 horas: _________ minutos.
Para transformar de horas para minutos, basta multiplicar por 60. Veja:
2 h = 2 x 60 = 120 min
b) 4 horas: _________ segundos.
Para transformar de horas para segundos, basta multiplicar por 3600. Veja:
4 h = 4 x 3600 = 14 400 s
c) 180 minutos: _________ horas.
Para transformar de minutos para horas, basta dividir por 60. Veja:
180 min = 180 : 60 = 3 h
d) 5 minutos: _________ segundos.
Para transformar de minutos para segundos, basta multiplicar por 60. Veja:
5 min = 5 x 60 = 300 s
e) 21 600 segundos: _________ horas.
Para transformar de segundos para horas, basta dividir por 3600. Veja:
21 600 s = 21 600 : 3600 = 6 h
f) 780 segundos: _________ minutos.
Para transformar de segundos para minutos, basta dividir por 60. Veja:
780 s = 780 : 60 = 13 min
Hora de praticar! Resolva em seu caderno os seguintes exercícios.
1. Associe cada massa à unidade de medida adequada:

2. Observe as medidas a seguir e escreva o número adequado em cada lacuna.

3. Um boi gordo está sendo abatido, na média nacional, quando tem massa de 18 arrobas.
Considerando 1 arroba = 15 kg, qual é a massa em quilogramas desse boi?
4. A duração do filme X-MEN Origins Wolverine, lançado em 2009, foi de 107 minutos.
Esse tempo equivale a:
(A) 1h 7min.
(B) 1h 17min.
(C) 1h 47 min.
(D) 2h 7min.
5. Um trabalho em grupo teve início às 14h 15min e terminou às 17h 25min. Quanto tempo o grupo gastou para fazer esse trabalho?
6. Em um carro, a temperatura do líquido de arrefecimento, importante para o bom funcionamento do motor, varia entre 60° e 115°.
A variação de temperatura presente no sistema de arrefecimento desse carro é de:
(A) 45°.
(B) 50°.
(C) 55°.
(D) 60°.
7. Sabe-se que para transformar a temperatura de Celsius para Kelvin basta somar o valor em Celsius com 273. Nessas condições, a temperatura ambiente que é de 27°C, teria medida em Kelvin igual a:
(A) 297.
(B) 300.
(C) 303.
(D) 310.
8. Uma viagem ao redor do mundo foi feita em 2 anos e 26 dias. Se 1 ano tem 365 dias, quantos dias durou essa viagem?
9. No início do ano, Cristina tinha uma massa de 54,6 kg. Nos últimos 5 meses, ela engordou 2,45 kg.
Então, o peso atual dela foi para
(A) 57,05 kg.
(B) 58,05 kg.
(C) 66,1 kg.
(D) 79,1 kg.
Ufa!! Acabamos por aqui!
Lembrem-se de compartilhar essa atividade com seus colegas e com o seu professor.
Até a próxima, pessoal!!!

