Grandezas e medidas– 7 ª Aula Matemática 6 ° Ano – 17/06/2020 - 18/06/2020
Olá pessoal! Vamos aprender sobre Grandezas e Medidas?
MASSA
É a grandeza que estima a quantidade de matéria que um corpo possui. Embora a unidade principal de massa seja o grama (g), a unidade padrão de massa no Sistema Internacional de Unidades e Medidas (SI) é o quilograma (kg). A partir do grama (g), temos seus múltiplos – quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag) – e seus submúltiplos – decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).
Para a transformação das unidades de massa, usamos a tabela a seguir:
Exemplo.
Um carregamento de 500 caixas, cada uma contendo 72 potes de achocolatado, chegou no Armazém das Massas. Sabe-se que cada pote tem massa de 800g. Qual é a medida desse carregamento, em kg? E em toneladas, se cada tonelada equivale a 1000 kg?
Solução.
Multiplicando-se a quantidade de caixas pela quantidade de potes por caixa e pela massa de cada um em gramas, temos:
500 x 72 x 800g= 28 800 000 g.
De g para kg, seguindo a tabela, são três casas para a esquerda. Dessa forma, podemos dividir por 10 a cada casa deslocada, ou ainda, deslocar com a vírgula três casas para a esquerda, ou apenas, cancelar três zeros, assim como fizemos para as medidas de comprimento e de capacidade.
Veja que dividir por 1000 (dividir por 10 e por 10 e por 10); deslocar a vírgula para a esquerda três casas ou simplesmente cancelar os três zeros, são maneiras equivalentes de se obter a mesma resposta:
28 800 000 g = 28 800 kg.
Agora, para descobrir a massa equivalente em toneladas, basta dividir a massa em kg por 1000, como segue:
28 800 kg = 28,8 toneladas.
Temperatura
É a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema, estimando o estado de agitação das partículas desse corpo. Para entender melhor esse conceito, veja a diferença entre uma quantidade de água no estado sólido (gelo) e essa mesma quantidade ao fornecer energia em forma de calor pela chama de um fogão:
Note que ao fornecer energia, as partículas de água que estavam imobilizadas no estado sólido (gelo) passam a se agitar no recipiente, a ponto de borbulhar. Nesse ponto, a água se encontra no estado líquido em transição para o estado gasoso, onde as partículas de água estarão tão agitadas que o recipiente não conseguirá ser suficiente para conter a liberdade necessária para movimentação das partículas de água. No estado gasoso, as partículas já estarão completamente fora do recipiente. Por essa razão, é que para o cozimento de feijão, por exemplo, o recipiente adequado é uma panela de pressão, para que a água “não escape” antes do cozimento do alimento.
Para a medida de temperatura, no Brasil adotamos a escala Celsius, que é de fácil entendimento e manipulação, e tem como referência 0°C, o estado de agitação das partículas da água no estado sólido, e 100°C como o estado de agitação das partículas da água na transição do estado líquido para o estado gasoso, como vimos anteriormente.
No entanto, a medida padrão de temperatura no SI é Kelvin (K). Para descobrir a temperatura em Kelvin, a partir da escala Celsius, basta somar a temperatura em Celsius com 273.
Exemplo.
Quais são as temperaturas equivalentes a 0°C (água em forma de gelo) e 100°C (água borbulhando) na escala Kelvin?
Solução.
Tempo
É a grandeza que considera a medida observada na ocorrência de fenômenos periódicos em um sistema. Por exemplo, o tempo de 1 ano é dado pela medida observada na ocorrência da de uma volta completa da Terra, em torno do Sol. O tempo de 1 dia é dado pela medida observada na ocorrência de uma volta completa da Terra, em torno de seu próprio eixo.
A unidade padrão de tempo no sistema internacional é o segundo (s). Podemos relacionar, segundos, minutos e horas fazendo as transformações, conforme ilustra o quadro.
Exemplo.
Complete as lacunas com a conversão de unidades de tempo indicadas em cada caso:
a) 2 horas: _________ minutos.
Para transformar de horas para minutos, basta multiplicar por 60. Veja:
2 h = 2 x 60 = 120 min
b) 4 horas: _________ segundos.
Para transformar de horas para segundos, basta multiplicar por 3600. Veja:
4 h = 4 x 3600 = 14 400 s
c) 180 minutos: _________ horas.
Para transformar de minutos para horas, basta dividir por 60. Veja:
180 min = 180 : 60 = 3 h
d) 5 minutos: _________ segundos.
Para transformar de minutos para segundos, basta multiplicar por 60. Veja:
5 min = 5 x 60 = 300 s
e) 21 600 segundos: _________ horas.
Para transformar de segundos para horas, basta dividir por 3600. Veja:
21 600 s = 21 600 : 3600 = 6 h
f) 780 segundos: _________ minutos.
Para transformar de segundos para minutos, basta dividir por 60. Veja:
780 s = 780 : 60 = 13 min
Hora de praticar! Resolva em seu caderno os seguintes exercícios.
1. Associe cada massa à unidade de medida adequada:
2. Observe as medidas a seguir e escreva o número adequado em cada lacuna.
3. Um boi gordo está sendo abatido, na média nacional, quando tem massa de 18 arrobas.
Considerando 1 arroba = 15 kg, qual é a massa em quilogramas desse boi?
4. A duração do filme X-MEN Origins Wolverine, lançado em 2009, foi de 107 minutos.
Esse tempo equivale a:
(A) 1h 7min.
(B) 1h 17min.
(C) 1h 47 min.
(D) 2h 7min.
5. Um trabalho em grupo teve início às 14h 15min e terminou às 17h 25min. Quanto tempo o grupo gastou para fazer esse trabalho?
6. Em um carro, a temperatura do líquido de arrefecimento, importante para o bom funcionamento do motor, varia entre 60° e 115°.
A variação de temperatura presente no sistema de arrefecimento desse carro é de:
(A) 45°.
(B) 50°.
(C) 55°.
(D) 60°.
7. Sabe-se que para transformar a temperatura de Celsius para Kelvin basta somar o valor em Celsius com 273. Nessas condições, a temperatura ambiente que é de 27°C, teria medida em Kelvin igual a:
(A) 297.
(B) 300.
(C) 303.
(D) 310.
8. Uma viagem ao redor do mundo foi feita em 2 anos e 26 dias. Se 1 ano tem 365 dias, quantos dias durou essa viagem?
9. No início do ano, Cristina tinha uma massa de 54,6 kg. Nos últimos 5 meses, ela engordou 2,45 kg.
Então, o peso atual dela foi para
(A) 57,05 kg.
(B) 58,05 kg.
(C) 66,1 kg.
(D) 79,1 kg.
Ufa!! Acabamos por aqui!
Lembrem-se de compartilhar essa atividade com seus colegas e com o seu professor.
Até a próxima, pessoal!!!