ATIVIDADE 4 – LÍNGUA PORTUGUESA – TEMA: GÊNERO PARLENDAS – 2º ANO - 03/03/2021
OLÁ PESSOAL!!! VAMOS INICIAR AS ATIVIDADES.

VOCÊ SABE O QUE SÃO PARLENDAS?

LEIA EM VOZ ALTA O EXEMPLO DE PARLENDA.

CHEGOU A HORA DE REALIZAR AS ATIVIDADES.

PEGUE SEU CADERNO E LÁPIS E FAÇA A ATIVIDADE COM CAPRICHO E ATENÇÃO.
1. PERGUNTE ÀS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ QUAIS PARLENDAS ELAS CONHECEM E COM QUAIS BRINCAVAM QUANDO CRIANÇA. FAÇA UMA LISTA COM AS RESPOSTAS. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. ESCREVA UMA PARLENDA QUE VOCÊ CONHECE. CASO NÃO CONHECE, PEÇA AJUDA A UM ADULTO. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. ALGUÉM ESCREVEU A PARLENDA DA BATATINHA DE FORMA DESORDENADA. VAMOS ORGANIZÁ-LA?





4. QUANTAS SÍLABAS TEM CADA PALAVRA?
VOVÓ ______________
MÃO _______________
BATATA ___________
MENINA____________
PIRULITO __________
CINEMA____________
MAR_______________
CAFÉ_______________
ATIVIDADE_________
SÁBADO____________

5. LEIA CORRETAMENTE AS PALAVRAS E SEPARE EM SÍLABAS:

ÁRVORE _______________________
PRATO _________________________
TRANSPORTE ___________________
PRESTAÇÃO ____________________
INSPEÇÃO ______________________
PERSPECTIVA ___________________
6. FAÇA A LEITURA DA ADIVINHA POPULAR.


AGORA RESPONDA:
A) QUANTAS PALAVRAS TEM NESSA ADIVINHA? ____________________________________________________________________
B) QUAL FOI O SINAL DE PONTUAÇÃO UTILIZADO NESSA ADIVINHA?____________________________________________________________________
C) LEIA NOVAMENTE A ADIVINHA E RESPONDA:
O QUE O GAFANHOTO TEM NA FRENTE E A FORMIGA TEM ATRÁS?____________________________________________________________________

7- A ADIVINHA DO PÁSSARO APRESENTA AS PALAVRAS TODAS JUNTAS. COPIE A ADIVINHA SEPARANDO AS PALAVRAS POR ESPAÇOS E USANDO CORRETAMENTE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

8. OBSERVE AS DUAS LISTAS E RESPONDA:
A) VOCÊS CONSEGUEM PERCEBER ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE ELAS? QUAIS?____________________________________________________________________
B) COMPARANDO AS DUAS LISTAS, VOCÊS PERCEBEM ALGUMA DIFERENÇA NA FORMA COMO ESSAS PALAVRAS FORAM ESCRITAS?____________________________________________________________________
C) QUE NOME DAMOS PARA O TIPO DE LETRA QUE INICIA AS PALAVRAS DA LISTA 1?____________________________________________________________________

9. ESCREVA O NOME DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO DESTACADOS:

VAMOS LÁ!!! QUASE TERMINANDO AS ATIVIDADES.

10. FORME FRASES USANDO UM DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO PARA CADA UMA.

GOIÁS _________________________
BICICLETA _______________________
MARCELO _______________________
TCHAU!!! ATÉ A PRÓXIMA ATIVIDADE!

QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.
