ATIVIDADE 4 – MATEMÁTICA – TEMA: MEDIDA DE COMPRIMENTO – 2º ANO - 03/03/2021
ESTÁ NA HORA DA NOSSA AULA!!
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/CHINA-RELOGIO.png)
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é vai-comecar.jpg](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/vai-comecar.jpg)
QUANDO QUERO SABER A CAPACIDADE DE ALGO, USO A NOMENCLATURA LITRO. MAS QUANDO É MENOS DE 1 LITRO, UTILIZO O MILILITRO, OU ML. CADA 1000 MILILITROS EQUIVALE A 1 LITRO.
ENTÃO, CADA 1000 MILILITROS EQUIVALE A 1 LITRO.
MILILITROS E LITROS SÃO NOMES DAS MEDIDAS DE CAPACIDADE
1. OBSERVE AS FIGURAS A SEGUIR.
AGORA COMPLETE O QUADRO:
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/image-55.png)
2. CADA COPO TEM A CAPACIDADE DE 200 ML OU MILILITROS.
RESPONDA:
A) PARA ENCHER UMA JARRA DE 2 LITROS PRECISARÁ DE QUANTOS COPOS DE AGUÁ?
B) COMO VOCÊ PENSOU PARA ENCONTRAR ESSE RESULTADO?________________________________________________
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1076/litros-ou-mililitros
3. GANHEI UM AQUÁRIO, COM CAPACIDADE DE 50 LITROS
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/2aANO-5-1.png)
A) QUANTOS BALDES DE 4 LITROS SERÃO NECESSÁRIOS PARA ENCHER ESSE AQUÁRIO? ________________________________________________
B) SE O BALDE FOSSE MAIOR EM CAPACIDADE DO QUE O AQUÁRIO, SERIA NECESSÁRIO MAIS DE UM BALDE OU MENOS DE UM BALDE PARA ENCHER ESSE AQUÁRIO? POR QUÊ?________________________________________________
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1076/litros-ou-mililitros
4. ANTIGAMENTE PARA SABER O COMPRIMENTO DAS COISAS O HOMEM UTILIZAVA AS PARTES DO SEU PRÓPRIO CORPO COMO REFERÊNCIA. A PARTE DO CORPO ERA ESCOLHIDA DE ACORDO COM O TAMANHO DO QUE SERIA MEDIDO. FOI ASSIM QUE SURGIU A BRAÇA, O PÉ, O PALMO E A POLEGADA.
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/2o-ANO-12-1.png)
RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR E ANOTE AS MEDIDAS.
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/mao-imagem-animada-0050.gif)
A) COM O SEU DEDO POLEGAR MEÇA O SEU CADERNO. QUANTAS POLEGADAS DEU? ________________________________________________
B) COM SEU BRAÇO, MEÇA O COMPRIMENTO DA MESA DA SUA CASA.QUAL FOI A MEDIDA? ________________________________________________
C) COM OS SEUS PÉS, MEÇA O COMPRIMENTO DA SALA DE SUA CASA.QUAL FOI A MEDIDA? ________________________________________________
D) MEÇA O SEU CADERNO E A MESA DE SUA CASA COM UMA RÉGUA OU UMA FITA MÉTRICA.
CADERNO_____________________________________
MESA__________________________________________
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/Fitas-Metricas-90452.gif)
RESPONDA:
QUAL É A DIFERENÇA EM MEDIR COM O BRAÇO, O PÉ, O POLEGAR E COM A FITA MÉTRICA OU RÉGUA? EXPLIQUE_____________________________________________________________
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/image-58.png)
5. DAVI ENCONTROU UMA FITA MÉTRICA EM SUA CASA E RESOLVEU MEDIR A ALTURA DE DOIS MÓVEIS.
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/2o-ANO-13-1.png)
DEPOIS DE MEDIR ELE DESCOBRIU QUE A ALTURA DA CADEIRA COM O ENCOSTO MEDE 115 CENTÍMETROS E A MESA MEDE 106 CENTÍMETROS.
A) QUAL OBJETO É MAIS ALTO? ________________________________________________
B) QUAL A DIFERENÇA, EM CENTÍMETROS, DAS DUAS ALTURAS MEDIDAS? ________________________________________________
http://colecaomeulivro.com.br/nova/matematica/index.php?pg=enem_atv&lst_enem=18
6. OBSERVE A FIGURA A SEGUIR.
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/2o-ANO-15-1.png)
http://: http://colecaomeulivro.com.br/nova/matematica/index.php?pg=enem_atv&lst_enem=18
OS NÚMEROS DA RÉGUA ESTÃO APAGADOS, MESMO ASSIM É POSSÍVEL MEDIR A CANETA. ESCREVA, NA RÉGUA, OS NÚMEROS QUE ESTÃO APAGADOS.
AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO.
QUANTOS CENTÍMETROS MEDE A CANETA? ________________________________________________
7. COM A SUA RÉGUA MEÇA OS SEGUINTE MÓVEIS DA SUA CASA:
A) O COMPRIMENTO DA CAMA ________________________________________________
B) A ALTURA DA CADEIRA ________________________________________________
C) O COMPRIMENTO DO SOFÁ ________________________________________________
D) PARA OS MÓVEIS MAIORES, MAIS RÁPIDO, QUAIS UNIDADES DE MEDIDAS VOCÊ USARIA? _______________________
E) QUAL FOI O TOTAL DAS MEDIDAS QUE VOCÊ ENCONTROU MEDINDO A CAMA, A CADEIRA E O SOFÁ ? FAÇA OS CÁLCULOS.
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/2o-ANO-16-1.png)
8. A IMAGEM A SEGUIR É FORMADA POR FIGURAS GEOMÉTRICAS.
ALGUMAS DESSAS FIGURAS POSSUEM MEDIDAS. ENTÃO, CALCULE.
A) O COMPRIMENTO DA FIGURA ________________________________________________
B) O COMPRIMENTO DA PEÇA VERDE COM A MARROM. ________________________________________________
9. JORGE ESTAVA GUARDANDO ALGUNS DOCUMENTOS EM CAIXAS PARA ORGANIZAR SUA PRATELEIRA. SE AS CAIXAS FOREM GUARDADAS UMA AO LADO DA OUTRA, QUAL MEDIDA OCUPARIAM JUNTAS?
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/bata2-10.jpg)
10. OBSERVE A FIGURA A SEGUIR
AGORA, PREENCHA O QUADRO EM METROS.
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/2o-ANO-20-1.png)
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/se-cuida.gif)
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/images-3.jpg)
QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.
![](https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/Mao-mickey-1-874x1024-6-683x800-1-3.jpg)