ATIVIDADE 8 – TEMA: HISTÓRIAS IMAGINADAS – 2º ANO - 07/05/2021
PRONTOS PARA NOSSA AULA?
SE PREPAREM, NOSSA AULA HOJE SERÁ SOBRE HISTÓRIAS REAIS E IMAGINADAS.
MUITA ATENÇÃO! TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER COPIADAS E RESPONDIDAS EM SEU CADERNO.
HISTÓRIAS REAIS E IMAGINADAS.
AS HISTÓRIAS IMAGINADAS SÃO CRIADAS POR ALGUÉM, OU SEJA, NÃO ACONTECERAM REALMENTE. ELAS ESTÃO NOS LIVROS, NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, NOS CONTOS ORAIS E NA IMAGINAÇÃO DA PESSOA QUE ESTÁ FAZENDO A CONTAÇÃO.
AS HISTÓRIAS REAIS SÃO SOBRE ACONTECIMENTOS QUE OCORRERAM NA VIDA DE UMA PESSOA. ESSAS HISTÓRIAS ESTÃO REGISTRADAS NA MEMÓRIA DE QUEM VIVENCIOU O ACONTECIMENTO, NOS LIVROS, NAS FOTOGRAFIAS E EM OUTROS DOCUMENTOS.
Disponível em https://conquistaguia.com.br/wp-content/uploads/2020/06/MDA_bx_05_CQT_ER20_EF23_HIS_AL.pdf. Acesso dia 06 de abr. de2021.
1. OBSERVE A IMAGEM EM QUE A PROFESSORA ESTÁ CONTANDO UMA HISTÓRIA AOS SEUS ALUNOS.
A PROFESSORA ESTÁ CONTANDO UMA HISTÓRIA REAL OU IMAGINÁRIA? POR QUE VOCÊ CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO?
2. CONTE UMA HISTÓRIA REAL QUE ACONTECEU EM SUA VIDA E DA QUAL VOCÊ GOSTA MUITO. NO SEU CADERNO, REGISTRE SUA HISTÓRIA EM FORMA DE TEXTO ESCRITO. MUITA ATENÇÃO NOS SINAIS DE PONTUAÇÃO E DE ACENTUAÇÃO.
3. OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA O NOME DE CADA UMA DAS HISTÓRIAS CORRESPONDENTES.
4. A HISTÓRIA DO PATINHO FEIO ESTÁ ORGANIZADA EM PARTES. CADA UMA DESSAS PARTES DA HISTÓRIA TEM UM NOME. LIGUE A PARTE AO NOME CORRESPONDENTE.
5. LEIA O INÍCIO E O FINAL DA HISTÓRIA E DEPOIS COMPLETE O MEIO DE ACORDO COM A SUA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE.
A COLEÇÃO DE MARCOS
MARCOS ERA UM GAROTO QUE GOSTAVA MUITO DE BRINCAR E DE COLECIONAR OBJETOS.
ELE COLECIONAVA CARRINHOS, CHAVEIROS, BOLINHAS E FIGURINHAS.
AS PESSOAS DA FAMÍLIA SEMPRE O PRESENTEAVAM COM OBJETOS PARA SUA COLEÇÃO.
ELE GUARDAVA A SUA COLEÇÃO EM UMA CAIXA.
UM DIA, ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SUA MÃE VIU QUE ELE ESTAVA MUITO E TRISTE E FOI AJUDÁ-LO A PROCURAR. LOGO ENCONTROU A CAIXA COM A SUA COLEÇÃO DEBAIXO DA CAMA.
MARCOS PULOU COM MUITA ALEGRIA.
ACENTUAÇÃO E MARCAS DE NASALIDADE
O USO DO SINAL TIL (~)
O TIL APARECE EM CIMA DA VOGAL “A” E DA VOGAL “O”.
A VOGAL COM O TIL SE JUNTA A OUTRAS LETRAS NOS SEGUINTES CASOS: Ã –ÃS – ÃE – ÃES – ÃO – AÕS – ÕE – ÕES – ÕEM.
LEIA E REPITA AS PALAVRAS: LÃ, AMANHÃ, PAPELÃO, PIMENTÃO, MÃOS, PÕE, BALÕES, COMPÕEM.
FAÇA A LEITURA DE UM TRECHO DO CONTO DE FADAS DA BRANCA DE NEVE.
“ MAS A MAÇÃ TINHA SIDO TÃO BEM FEITA QUE SÓ A BANDA VERMELHA É QUE TINHA VENENO. BRANCA DE NEVE ESTAVA MORRENDO DE VONTADE DE COMER A MAÇÃ E, QUANDO VIU A CAMPONESA DANDO UMA DENTADA NA FRUTA, NÃO CONSEGUIU RESISTIR. ESTENDEU A MÃO E PEGOU A METADE ENVENENADA. ASSIM QUE DEU UMA MORDIDA, CAIU NO CHÃO. A RAINHA DEU UM OLHAR CRUEL, UMA GARGALHADA TERRÍVEL E DISSE:
– BRANCA COMO A NEVE, VERMELHA COMO O SANGUE, NEGRA COMO O ÉBANO… DESTA VEZ OS ANÕES NÃO VÃO CONSEGUIR REVIVER VOCÊ.
6. ESCREVA AS PALAVRAS COM SINAL DO TIL QUE VOCÊ ENCONTROU NO CONTO DA BRANCA DE NEVE.
8. LEIA AS PALAVRAS COM MARCAS DE NASALIDADE TIL, M E N E SEPARE AS SÍLABAS CORRETAMENTE.
A) SANGUE:
B) CAMPONESA:
C) ANÕES:
D) MAÇÃ:
9. ESCREVA O NOME DE CADA UM DOS OBJETOS DAS IMAGENS. OBSERVE SE VOCÊ COLOCOU O ACENTO AGUDO OU O CIRCUNFLEXO.
SÍLABA TÔNICA
OBSERVANDO O MODO COMO AS SÍLABAS SÃO PRONUNCIADAS PERCEBEMOS QUE ALGUMAS SÍLABAS SÃO PRONUNCIADAS COM MAIS FORÇA, OUTRAS COM MENOS.
NA PALAVRA FUTEBOL: A SÍLABA BOL FOI PRONUNCIADA MAIS FORTEMENTE. POR ISSO DIZEMOS QUE ELA É A SÍLABA TÔNICA. AÍ VAI UMA DICA: CONTAMOS AS SÍLABAS DAS PALAVRAS, COMEÇANDO DO FIM PARA O COMEÇO.
DE ACORDO COM A POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA, AS PALABRAS RECEBEM NOMES DIFERENTES. VAMOS CONHECER UM DESSES NOMES:
CHAMAMOS DE OXÍTONA QUANDO A SÍLABA TÔNICA É A ÚLTIMA. EXEMPLO: RAPAZ, GUARANÁ, MAMÃE.
10. RESPONDA QUAL A SÍLABA TÔNICA DE CADA PALAVRA.
GARGALHADA
FRUTA
ÉBANO
VOCÊ
11. QUAL DAS PALAVRAS ACIMA É OXÍTONA?
NOSSA AULA JÁ TERMINOU!
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