Anúncio Publicitário – Aula 1 Língua Portuguesa 8 º ano - 04/05/2020
OI GENTE!!!! TUDO BEM POR AÍ? O NOSSO TEMA HOJE SERÁ ANÚNCIO. ESSE TEMA NÃO É NOVIDADE PRA VOCÊS, VISTO QUE JÁ O ESTUDARAM EM ANOS ANTERIORES.
Vamos recordar acessando o link abaixo e em seguida respondendo no caderno algumas questões. ok?
https://www.estudokids.com.br/anuncio-publicitario/ Acesso em: 21/04/2020.
- Algum anúncio publicitário já chamou muito a sua atenção?
- Qual era o assunto desse anúncio?
- Você sabe qual a finalidade dos anúncios publicitários?
- Quais recursos são usados nos anúncios para atrair a sua atenção?
- Alguma vez, você já se sentiu convencido de que precisava comprar algum produto que viu num anúncio publicitário? Qual e por quê?
Através do acesso de mais um link, vamos ler sobre a estrutura de um anúncio.
https://escolaeducacao.com.br/anuncio-publicitario/ Acesso em: 21/04/2020.
AGORA RESPONDAM NO CADERNO AS ATIVIDADES QUE SE SEGUEM:
Atividade 1
Você se lembra de alguns anúncios publicitário? Complete as frases a seguir usando os nomes dos produtos que aparecem abaixo.
REXONA COCA-COLA HAVAIANAS BOM BRIL DORIL DELÍCIA
a) Tem que ser mais gostosa, tem que ser ………………………………
b) Tomou …………………………………, a dor sumiu.
c) Beba ……………………………………………..
d) Sempre cabe mais um, quando se usa ……………………………….
e) Legítimas, só ………………………………………………..
f) …………………………………………..: 1001 utilidades
Atividade 2
Escolha em jornais ou revistas, um anúncio que você ache interessante e outro que, em sua opinião seja ruim. É muito importante que observe bem e pense porque considerou o anúncio ruim ou interessante. Cole em seu caderno os anúncios e justifique sua avaliação.
Atividade 3
Leia e responda:
a) Qual é o produto que está sendo vendido?
b) Qual é a marca do produto?
c) Que tipo de público a propaganda tem o objetivo de atingir?
d) Onde ela foi divulgada?
e) Qual a intenção do locutor em apresentar um casal de jovens na propaganda?
f) “No dia 12 de junho, dê um Vivo para seu amor falar de graça com qualquer Vivo.” O pronome “seu” se refere a quem?
g) A palavra “Vivo”, que aparece duas vezes no enunciado, tem duplo sentido. Explique.
h) Na propaganda, o autor usou palavras que exprimem qualidade, mostrando os aspectos positivos do produto para convencer o consumidor a adquiri-lo. Que palavras são essas?
i) Na sua opinião, existem outras marcas de celulares que também podem ter as mesmas qualidades?
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43960, Acesso em :20/04/ 2020.
NA ATIVIDADE 4 VOU LANÇAR UM DESAFIO!!! RESPONDA NO SEU CADERNO E MARQUE O TEMPO.
Atividade 4
1ª) Qual o objetivo do texto?
2ª) Qual a importância da personagem escolhida (Guga Kuerte, ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?
3ª) Que tipo de linguagem é predominante no texto?
4ª) Escreva a logotipo e o slogan da propaganda.
5ª) Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da propaganda?
6ª) O anúncio publicitário é direcionado principalmente a quem?
7ª) O texto em estudo é um exemplo de qual gênero?
Disponível em: http://tudosaladeaula.blogspot.com/2017/12/atividade-propagandaanuncio.html. Acesso 21/04/ 2020.
VOCÊ CONSEGUIU EM QUANTOS MINUTOS? ATÉ QUATRO MINUTOS, VOCÊ FOI CAMPEÃO!!! PARABÉNS!!!
ESTAMOS FINALIZANDO… NA ATIVIDADE 6, OBSERVE OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E RESPONDA NO SEU CADERNO, SOBRE CADA UM, O TÍTULO, O SLOGAN E O LOGOTIPO.
TEXTO 1
TEXTO 2
TEXTO 3
Disponível em: https://www.google.com/search?rlz=1C1GCEU_pt-BRBR841BR841&sxsrf, acesso em :20/04/2020.
TERMINAMOS POR AQUI!!! MAS EM BREVE ESTAREMOS DE VOLTA.