Desafio Weekend 20 – História – Bicentenário da Independência do Brasil e o  Ii Reinado. - 28/09/2022

28 de setembro de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

• COMPETÊNCIA DE ÁREA  1

Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

• HABILIDADE

H14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

QUESTÃO 01

(ENEM /2021-adaptada) Atenção ao texto a seguir.

Durante os anos de 1854-55, o governo brasileiro — por meio de sua representação diplomática em Londres

—     e os livre-cambistas ingleses — nas colunas do Daily News e na Câmara dos Comuns — aumentaram a pressão pela revogação da Lei Aberdeen. O governo britânico, entretanto, ainda receava que, sem um tratado anglo-

-Brasileiro satisfatório para substituí-la, não haveria nada que impedisse os brasileiros de um dia voltarem aos seus velhos hábitos.

BETHELL, L. A abolição do comércio brasileiro de escravos. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

As tensões diplomáticas expressas no texto indicam o interesse britânico em

(A) estabelecer jurisdição conciliadora.
(B) compartilhar negócios marítimos.
(C) fomentar políticas higienistas.
(D) manter a proibição comercial.
(E) promover o negócio familiar.

QUESTÃO 02

(ENEM/2013) Atenção às imagens a seguir.

“Proclamação da Independência”

Disponível em https://cutt.ly/LCiYdSS  Acesso em 31 ago 2022
FERREZ, M. D. Pedro II. SCHWARCZ, L.M. As barbas do Imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
Disponível em https://cutt.ly/kCiINUQ Acesso em 31 ago 2022

As imagens, que retratam D. Pedro I e D. Pedro II, procuram transmitir determinadas representações políticas acerca dos dois monarcas e seus contextos de atuação. A ideia que cada imagem evoca é, respectivamente

(A) habilidade militar – riqueza pessoal.
(B) liderança popular – estabilidade política.
(C) instabilidade econômica – herança europeia.
(D) isolamento político – centralização do poder.
(E) nacionalismo exacerbado – inovação administrativa.

QUESTÃO 03

(FUVEST SP/2021-adaptada) observe a tabela a seguir.

Disponível em https://cutt.ly/VC2mar7 Acesso em 14 set 2022.

A economia do Império do Brasil foi caracterizada pelo (a)

(A) prevalecimento do trabalho assalariado imigrante e investimentos estatais na indústria primária.
(B) crescimento progressivo da dívida externa e preponderância de uma economia agroexportadora.
(C) desenvolvimento de relações comerciais e diplomáticas com países americanos, em detrimento das relações com os países europeus.
(D) redução contínua do tráfico de escravos e políticas públicas voltadas à alfabetização e capacitação profissional de trabalhadores pobres.
(E) conjugação entre desenvolvimento agrícola e indústria, responsável por tornar o Brasil a 4ª maior economia do mundo.

QUESTÃO 04

(ENEM- 2020) O fenômeno histórico conhecido como “tráfico de coolies” esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.

SANTOS, M. A. Migrações e trabalho sob contrato no século XIX. História. n. 12, 2017.

A comparação mencionada no texto foi possível em razão de qual característica?

(A) Oferta de contrato formal.
(B) Origem étnica dos grupos de trabalhadores.
(C) Conhecimento das tarefas desenvolvidas.
(D) Controle opressivo das vidas dos indivíduos.
(E) Investimento requerido dos empregadores.

QUESTÃO 05

(ENEM-2019-adaptada) Analise o fragmento a seguir.

Uns viam na abdicação uma verdadeira revolução, sonhando com um governo de conteúdo republicano; outros exigiam o respeito à Constituição, esperando alcançar, assim, a consolidação da Monarquia. Para alguns, somente uma Monarquia centralizada seria capaz de preservar a integridade territorial do Brasil; outros permaneciam ardorosos defensores de uma organização federativa, à semelhança da jovem República norte-americana. Havia aqueles que imaginavam que somente um Poder Executivo forte seria capaz de garantir e preservar a ordem vigente; assim como havia os que eram favoráveis à atribuição de amplas prerrogativas à Câmara dos Deputados, por entenderem que somente ali estariam representados os interesses das diversas províncias e regiões do Império.

MATTOS, I. R.; GONÇALVES, M. A. O Império da boa sociedade: a consolidação do Estado imperial brasileiro. São Paulo: Atual, 1991 (adaptado).

O cenário descrito revela a seguinte característica política do período regencial:

(A) Instalação do regime parlamentar.
(B) Realização de consultas populares.
(C) Indefinição das bases institucionais.
(D) Limitação das instâncias legislativas.
(E) Radicalização das disputas eleitorais.