Desafio Weekend 20 – Língua Portuguesa – Progressão Temática - 28/09/2022

28 de novembro de 2022

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM

• COMPETÊNCIA DE ÁREA 5

Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

• HABILIDADE 22

Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

QUESTÃO 01

(ENEM MEC/2020/2ª Aplicação)

NOVAES, C. O menino sem imaginação. São Paulo: Ática, 1993.

O gênero capa de livro tem, entre outras, a função de antecipar uma possível leitura a ser feita da obra em questão. Pela leitura dessa capa, infere-se que seu criador teve como propósito gênero capa de livro tem, entre outras, a função de antecipar uma possível leitura a ser feita da obra em questão. Pela leitura dessa capa, infere-se que seu criador teve como propósito

(A) criticar a alienação das crianças promovida pela forte presença das mídias de massa em seu cotidiano.
(B) alertar os pais sobre a má influência das tecnologias para o desenvolvimento infantil.
(C) satirizar o nível de criatividade de meninos isolados do convívio com seu grupo.
(D) condenar o uso recorrente de aparatos eletrônicos pelos jovens na atualidade.
(E) censurar o comportamento dos pais em relação à educação dada aos filhos.

QUESTÃO 02

(ENEM/2020)

Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se pela combinação da linguagem verbal e não verbal.

A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)

(A)silêncio imposto às mulheres, que não podem denunciar o assédio sofrido.
(B)metáfora de que as mulheres precisam defender-se do assédio masculino.
(C)constrangimento pelo qual passam as mulheres e sua tentativa de esconderem-se.
(D)necessidade que as mulheres têm de passarem despercebidas para evitar o assédio.
(E)incapacidade de as mulheres protegerem-se da agressão verbal dos assediadores.

QUESTÃO 03

Quem procura a essência de um conto no espaço que fica entre a obra e seu autor comete um erro: é muito melhor procurar não no terreno que fica entre o escritor e sua obra, mas justamente no terreno que fica entre o texto e seu leitor.

OZ, A. De amor e trevas. São Paulo: Cia. das Letras. 2005 (fragmento).

A progressão temática de um texto pode ser estruturada por meio de diferentes recursos coesivos, entre os quais se destaca a pontuação. Nesse texto, o emprego dos dois pontos caracteriza uma operação textual realizada com a finalidade de

(A) comparar elementos opostos.
(B) relacionar informações gradativas.
(C) intensificar um problema conceitual.
(D) introduzir um argumento esclarecedor.
(E) assinalar uma consequência hipotética.

QUESTÃO 04

(ENEM/2020 – Aplicação Digital)

Disponível em: www.pmf.sc.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017.

Nesse texto, o entrelaçamento de vários gêneros textuais é um mecanismo discursivo para

(A) destacar a fidelidade dos cães.
(B) realçar as vantagens de se adotar um cão.
(C) mostrar a dependência decorrente do amor aos cães.
(D) enfatizar o interesse das pessoas pela adoção de cães.
(E) sensibilizar a comunidade sobre a carência dos cães.

QUESTÃO 05

(ENEM/2019 – 1ª Aplicação)

Disponível em: www.essl.pt. Acesso em: 9 maios 2019 (adaptado).

Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a)

(A) chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorrente de estruturas injuntivas.
(B) variedade linguística caracterizadora do português europeu.
(C) restrição a um grupo específico de vítimas ao apresentar marcas gráficas de identificação de gênero como “o(a)”.
(D) combinação do significado de palavras escritas em línguas inglesa e portuguesa.
(E) enunciado de cunho esperançoso “passe à história” no título do cartaz.