Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
HABILIDADE 22
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
QUESTÃO 01
(ENEM MEC/2020/2ª Aplicação)
O gênero capa de livro tem, entre outras, a função de antecipar uma possível leitura a ser feita da obra em questão. Pela leitura dessa capa, infere-se que seu criador teve como propósito gênero capa de livro tem, entre outras, a função de antecipar uma possível leitura a ser feita da obra em questão. Pela leitura dessa capa, infere-se que seu criador teve como propósito
(A) criticar a alienação das crianças promovida pela forte presença das mídias de massa em seu cotidiano. (B) alertar os pais sobre a má influência das tecnologias para o desenvolvimento infantil. (C) satirizar o nível de criatividade de meninos isolados do convívio com seu grupo. (D) condenar o uso recorrente de aparatos eletrônicos pelos jovens na atualidade. (E) censurar o comportamento dos pais em relação à educação dada aos filhos.
QUESTÃO 02
(ENEM/2020)
Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se pela combinação da linguagem verbal e não verbal.
A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)
(A)silêncio imposto às mulheres, que não podem denunciar o assédio sofrido. (B)metáfora de que as mulheres precisam defender-se do assédio masculino. (C)constrangimento pelo qual passam as mulheres e sua tentativa de esconderem-se. (D)necessidade que as mulheres têm de passarem despercebidas para evitar o assédio. (E)incapacidade de as mulheres protegerem-se da agressão verbal dos assediadores.
QUESTÃO 03
Quem procura a essência de um conto no espaço que fica entre a obra e seu autor comete um erro: é muito melhor procurar não no terreno que fica entre o escritor e sua obra, mas justamente no terreno que fica entre o texto e seu leitor.
OZ, A. De amor e trevas. São Paulo: Cia. das Letras. 2005 (fragmento).
A progressão temática de um texto pode ser estruturada por meio de diferentes recursos coesivos, entre os quais se destaca a pontuação. Nesse texto, o emprego dos dois pontos caracteriza uma operação textual realizada com a finalidade de
(A) comparar elementos opostos. (B) relacionar informações gradativas. (C) intensificar um problema conceitual. (D) introduzir um argumento esclarecedor. (E) assinalar uma consequência hipotética.
QUESTÃO 04
(ENEM/2020 – Aplicação Digital)
Nesse texto, o entrelaçamento de vários gêneros textuais é um mecanismo discursivo para
(A) destacar a fidelidade dos cães. (B) realçar as vantagens de se adotar um cão. (C) mostrar a dependência decorrente do amor aos cães. (D) enfatizar o interesse das pessoas pela adoção de cães. (E) sensibilizar a comunidade sobre a carência dos cães.
QUESTÃO 05
(ENEM/2019 – 1ª Aplicação)
Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a)
(A) chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorrente de estruturas injuntivas. (B) variedade linguística caracterizadora do português europeu. (C) restrição a um grupo específico de vítimas ao apresentar marcas gráficas de identificação de gênero como “o(a)”. (D) combinação do significado de palavras escritas em línguas inglesa e portuguesa. (E) enunciado de cunho esperançoso “passe à história” no título do cartaz.