Semana 28 – Língua Portuguesa – Interpretação de texto - 09/11/2021

09 de novembro de 2021

QUESTÃO 01  

(ENEM-DIGITAL/2021-Adaptada) Leia o texto a seguir.  

Ao lado da indústria da moda, a do rock é o melhor exemplo da vendabilidade elástica do passado cultural, com suas reciclagens regulares de sua própria história na forma de retomadas e releituras, retornos e versões cover. Nos últimos anos, o desenvolvimento de novas tecnologias acelerou e, de certa maneira, democratizou esse processo a ponto de permitir que as evidências culturais do rock sejam fisicamente desmanteladas e remontadas como pastiche e colagem, com mais rapidez e falta de controle do que em qualquer época.

CONNOR, S. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1989.

O rock personifica o paradoxo da cultura de massas (pós-moderna), visto que seu alcance e influência globais, combinados com a sua tolerância, criam uma

(A) subversão ao sistema cultural vigente.
(B) identificação de pluralidade de estilos e mídias.
(C) homogeneização dos ritmos nas novas criações.
(D) desvinculação identitária nos hábitos de escuta.
(E) formação de confluência de métodos e pensamento.

QUESTÃO 02  

(ENEM-DIGITAL/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.  

Ponto morto

A minha primeira mulher
se divorciou do terceiro marido.
A minha segunda mulher
acabou casando com a melhor amiga dela.
A terceira (seria a quarta?)
detesta os filhos do meu primeiro casamento.
Estes, por sua vez, não suportam os filhos
do terceiro casamento da minha primeira mulher.
Confesso que guardo afeto pelas minhas ex-sogras.
Estava sozinho
quando um dos meus filhos acenou para mim no
meio do engarrafamento.
A memória demorou para engatar seu nome.
Por segundos, a vida parou em ponto morto.

MASSI, A. A vida errada. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001.

No poema, a singularidade da situação representada é efeito da correlação entre

(A) a dissipação das identidades e a circulação de sujeitos anônimos.
(B) as relações familiares e a dinâmica da vida no
espaço urbano.
(C) a constatação da incomunicabilidade e a solidão humana.
(C) o trânsito caótico e o impedimento à expressão afetiva.
(E) os lugares de parentesco e o estranhamento social.

QUESTÃO 03   (ENEM-DIGITAL/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir

Disponível em: www.folhavitoria.com.br. Acesso em: 11 dez. 2017.

O uso inusitado do jogo de caça-palavras nessa publicidade de um mercado hortifrúti leva à

(A) alusão a hábitos alimentares saudáveis.
(B) inclusão de carne em uma dieta alternativa.
(C) construção de uma lista de compras lúdica.
(D) ênfase na carne para uma alimentação balanceada.
(E) quebra de expectativa em relação aos itens de um hortifrúti.

QUESTÃO 04  

(ENEM-DIGITAL/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.  

A carroça sem cavalo

Conta-se que, em noites frias de inverno, descia um forte nevoeiro trazido pelo mar e, nessa noite, ouviam-se muitos barulhos estranhos. Os moradores da cidade de São Francisco, que é a cidade mais antiga de Santa Catarina, eram acordados de madrugada com um barulho perturbador. Ao abrirem a janela de casa, os moradores assustavam-se com a cena: viam uma carroça andando sem cavalo e sem ninguém puxando… Andava sozinha! Na carroça, havia objetos barulhentos, como panelas, bules, inclusive alguns objetos amarrados do lado de fora da carroça. O medo dominou a pequena cidade. Conta-se ainda que um carroceiro foi morto a coices pelo seu cavalo, por maltratar o animal. Nas noites de manifestação da assombração, a carroça saía de um nevoeiro, assustava a população e, depois de um tempo, voltava a desaparecer no nevoeiro.

Disponível em: www.gazetaonline.com.br. Acesso em: 12 dez. 2017 (adaptado).

Considerando-se que os diversos gêneros que circulam na sociedade cumprem uma função social específica, esse texto tem por função

(A) abordar histórias reais.
(B) informar acontecimentos.
(C) questionar crenças populares.
(D) narrar histórias do imaginário social.
(E) situar fatos de interesse da sociedade.

QUESTÃO 05  

(ENEM/2020/Aplicação Digital) Leia o texto a seguir.   

 O que dizer de um corpo flácido, gordo, considerado deselegante nos dias de hoje, mas que era, há não muito tempo, considerado sensual e inspirador por pintores clássicos? Como entender o conceito de saúde, associado antigamente a um corpo robusto, até mesmo gordo, e atualmente relacionado a um corpo magro? E o corpo já não tão jovem, sobre o qual é imposta uma série de “consertos” e “reparos” para parecer mais jovem? O que se pode dizer é que o corpo é uma síntese da cultura, pois, através do seu corpo, o ser humano vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais, em um processo de incorporação.

DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a educação física. Movimento, n. 2, 1995 (adaptado).

As mudanças das representações sobre o corpo ao longo da história são provenientes da

(A) busca permanente pela saúde relacionada a um padrão corporal específico.
(B) interferência da História da Arte sobre padrões corporais valorizados no cotidiano.
(C) pesquisa por novos procedimentos estéticos voltados aos cuidados com a aparência corporal.
(D) diferença aparente entre a capacidade motora de um corpo jovem e aquele marcado pelo tempo.
(E) influência da sociedade na construção dos sentidos e significados sociais relacionados ao corpo.

QUESTÃO 06  

(ENEM-DIGITAL/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Indústria cultural da felicidade

Tornou-se perigoso o emprego da palavra felicidade desde seu mau uso pela propaganda. Os que se negam a usá-la acreditam liberar os demais dos desvios das falsas necessidades, das bugigangas que se podem comprar em shoppings grã-finos ou em camelôs na beira da calçada, que, juntos, sustentam a indústria cultural da felicidade à qual foi reduzido o que, antes, era o ideal ético de uma vida justa. Infelicidade poderia ser o nome próprio desse novo estado da alma humana que se perdeu de si ao perder-se do sentido do que está a fazer. Desespero é um termo ainda mais agudo quando se trata da perda do sentido das ações pela perda da capacidade de reflexão sobre o que se faz. A felicidade publicitária está ao alcance dos dedos e não promete um depois. Resulta disso a massa de “desesperados” trafegando como zumbis nos shoppings e nas farmácias do país em busca de alento.

TIBURI, M. Indústria cultural da felicidade. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br. Acesso em: 12 nov. 2014 (adaptado).

Ao reprovar a ação da indústria da felicidade e um comportamento humano, o texto associa a

(A) ansiedade recorrente ao lançamento de novidades no mercado.
(B) visita frequente ao shopping à resolução de problemas cotidianos.
(C) atitude impensada ao atendimento de necessidades emergenciais.
(D) postura consumista à crença na promessa ilusória de anúncios publicitários.
(E) vantagem econômica à venda de produtos falsificados no mercado ambulante.

QUESTÃO 07  

(ENEM-DIGITAL/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.

 A masculinidade, assim como a feminilidade, é uma construção histórica e cultural. Em nossa cultura, a dança caracteriza-se, no sentido geral, como um universo predominantemente feminino. Homens que dançam são geralmente considerados homossexuais, por não se enquadrarem dentro das normas culturais hegemônicas de gênero e sexualidade. Por outro lado, demonstram a não existência de um único tipo de masculinidade, enfatizando que as identidades humanas são múltiplas e plurais. No contexto da dança, as representações hegemônicas de gênero e as regulações sociais que essas impõem não se manifestam de forma igual em todas as modalidades de dança. Persiste essa forte representação cultural ocidental que associa o balé à feminilidade e à homossexualidade. Em outras danças, ela não se revela tão forte, e os homens não aparecem em menor número, como nas tradicionais danças folclóricas ou no moderno hip hop.

ANDREOLI, G. S. Representações de masculinidade na dança contemporânea. Movimento, n. 1, 2011 (adaptado).

No que tange à identidade de gênero masculina, a dança e suas modalidades expressam o/a

(A) padronização da inserção dos homens nessas manifestações corporais.
(B) identificação de como essas práticas regulam uma única masculinidade.
(C) reconhecimento das diferentes masculinidades.
(D) contestação das normas sociais pelo balé.
(E) reforço de uma feminilidade hegemônica.

QUESTÃO 08 

(ENEM-DIGITAL/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Disponível em: www.comunicadores.info. Acesso em: 27 ago. 2017.

Essa é uma campanha de conscientização sobre os efeitos do álcool na direção. Pela leitura do texto, depreende-se que o/a

(A) álcool afeta os sentidos humanos, podendo provocar a morte de pessoas inocentes.
(B) bicicleta é um veículo de difícil visibilidade para os motoristas alcoolizados.
(C) recipiente da bebida pode ser usado como refletor da imagem da criança.
(D) visão do motorista alcoolizado fica turva após a ingestão de bebida.
(E) bebida alcóolica é proibida a menores de idade.

QUESTÃO 09  

(ENEM/2020-Adaptada) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Poesia em cartaz

O caminho habitual para o trabalho, aquele em que a gente já nem repara direito, pode ficar mais belo com um poema. O projeto #UmLambePorDia nasceu desta intenção: trazer mais cor e alegria para a cidade por meio de cartazes coloridos ao estilo lambe-lambe. Quem teve a ideia foi o escritor Leonardo Beltrão, em Belo Horizonte. “Em meio a olhares cada vez mais viciados, acabamos nos esquecendo da beleza envolvida em cada esquina e no próprio poder transformador da palavra”. Assim, a cada dia um cartaz é colocado por aí, para nos lembrar de reparar na cidade, na vida que corre ao redor e também em nós mesmos.

TEXTO II

Disponível em: www.vidasimples.uol.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

Considerando-se a função que os cartazes colados em postes normalmente exercem nas ruas das cidades grandes, esse texto evidencia a

(A) disseminação da arte poética em um veículo não convencional.
(B) manutenção da expectativa das pessoas ao andarem pelas ruas.
(C) necessidade de exposição de poemas pequenos em diferentes suportes.
(D) característica corriqueira do suporte lambelambe, muito comum nas ruas.
(E) exposição da beleza escondida das esquinas da cidade de Belo Horizonte.

QUESTÃO 10  

(ENEM-DIGITAL/2020-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Disponível em: www.hospitalalbertorassi.org.br. Acesso em: 13 dez. 2017 (adaptado).

Considerando-se os elementos constitutivos do texto, esse anúncio visa resolver um problema relacionado ao/à

(A) falta de cuidado com o meio ambiente.
(B) uso indiscriminado de fontes de energia.
(C) escassez de água em diversos pontos do planeta.
(D) carência de medidas de controle de poluição ambiental.
(E) ausência de ações de reciclagem de objetos descartáveis.

GABARITO

Questão 01 – B
Questão 02 – B
Questão 03 – E
Questão 04 – D
Questão 05 – E
Questão 06 – D
Questão 07 – C
Questão 08 – A
Questão 09 – A
Questão 10 – A