Semana 23 – Arte – 1ª Série – Linguagens artísticas híbrida - 09/08/2021

09 de agosto de 2021

ATIVIDADE 01

A partir do vídeo “O que é uma Performance Artística?”, disponível em: http://gg.gg/utiy7, e da pesquisa sobre o que é performance na arte: origens, artistas e obras, disponível em: http://gg.gg/utiyn, escreva um texto explicando o que você entendeu por performance na Arte.

ATIVIDADE 02

Assista à Performance Cegos, do grupo Desvio Coletivo, disponível no link: https://youtu.be/ZVfnS4UWeRE.

Sabia que essa performance já foi realizada aqui em Goiânia em 2014?

CEGOS é uma performance urbana com caráter de obra aberta que permite diferentes leituras, do poético ao crítico: o excesso de trabalho, o aprisionamento e a petrificação da vida, a degeneração ética, a desigualdade e a degradação ambiental que se alastra pela sociedade atual.
Em cada cidade que a performance é apresentada o Desvio Coletivo convida moradores locais (com ou sem experiência em artes) a participar da performance e responder a seguinte questão: qual é a cegueira da sua cidade?
Com base na resposta de cada participante o coro performativo decide como irá interagir com a cidade.
O choque visual do efeito de petrificação dos corpos e a extrema lentidão dos movimentos, instigam a reflexão sobre as diversas formas de “cegueira”, assim como o empobrecimento da experiência humana decorrente do crescente processo de mercantilização da vida.
Ao longo dos anos, foram desenvolvidas duas versões para a performance.


Cegos versão político
Apresentada pela primeira vez na cidade de São Paulo em outubro de 2012, esta versão questiona o padrão de comportamento do cidadão contemporâneo que tem no traje social a sua armadura diária. A proposta é manter uma relação com os símbolos de poder da cidade a partir de um coro de pessoas socialmente trajadas, cobertas de argila e com gestos extremamente lentos para confrontar o ritmo acelerado característico de grandes metrópoles.


Cegos versão consumo
Apresentada pela primeira vez na cidade de Paris, na França em 2013, esta versão nasceu do desejo de refletir sobre a mercantilização do espaço urbano, que transforma cidades em centros comerciais unicamente disponíveis para quem pode pagar. Na versão consumo as tradicionais bolsas e pastas sociais são substituídas por sacolas de compras e o trajeto passa por ruas e espaços totalmente dedicados ao consumo. A proposta é refletir sobre a noção atual de cidadania: poder de consumo é a qualidade de vida contemporânea?


O Desvio Coletivo
O Desvio Coletivo é um grupo brasileiro que desde 2011 desenvolve intervenções e performances urbanas, baseado na cidade de São Paulo. Atuando na fronteira entre a arte urbana, a arte da performance e as artes visuais, a principal característica do coletivo é criar intervenções artísticas em diferentes espaços, gerando ilhas de desordem efêmero de natureza poética e crítica.
O trabalho do grupo leva em consideração a criação colaborativa, subvertendo as funções hierárquicas de uma apresentação artística, cedendo espaço para que o cidadão comum se torne o protagonista das obras ao inserir questões intrínsecas à sua experiência de vida. Por meio de um intercâmbio com a comunidade local, via residências, oficinas e seminários, a proposta é abrir a real possibilidade de interação com o imaginário da cidade, vez que as obras surgem a partir de experiências de artistas e não-artistas daquela localidade, sem o tradicional distanciamento entre obra e vida, artista e público.
Ao longo de sua trajetória, representou o Brasil em números festivais e eventos de arte ao redor do mundo, com destaque para apresentações em 23 Estados Brasileiros e Distrito Federal, Estados Unidos, Europa, Ásia e África
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Ficha técnica:
Concepção da performance: Marcos Bulhões e Marcelo Denny
Direção artística: Marcos Bulhões e Priscilla Toscano
Direção de Produção, Coordenação Técnica e Assessoria Jurídica: Leandro Brasilio
Mais informações disponíveis em:www.desviocoletivo.com.br, desviocoletivo@gmail.com.
*Apresentação realizada durante a Virada Cultural, na cidade de São Paulo, no ano de 2015

Agora, após assistir à Performance Cegos e com base na leitura, realize a fruição/apreciação da performance.

ATIVIDADE 03

(ENEM/2017) Observe a imagem a seguir.

Flávio de Carvalho. New Look, Experiência n. 3, 1956.

Em 1956, o artista Flávio de Resende Carvalho desfilou pela Avenida Paulista com o traje New Look uma proposta tropical para o guarda-roupa masculino. Suas obras mais conhecidas são relacionadas às performances. A imagem permite relacionar como características dessa manifestação artística o uso

(A) da intimidade, da política e do corpo.
(B) do público, da ironia e da dor.
(C) do espaço urbano, da intimidade e do drama.
(D) da moda, do drama e do humor.
(E) do corpo, da provocação e da moda

ATIVIDADE 04

(ENEM/2015) Leia o texto a seguir.

Na exposição “A Artista Está Presente”, no MoMa, em Nova Iorque, a performer Marina Abramovic fez uma retrospectiva de sua carreira. No meio desta, protagonizou uma performance marcante. Em 2010, de 14 de março a 31 de maio, seis dias por semana, num total de 736 horas, ela repetia a mesma postura.
Sentada numa sala, recebia os visitantes, um a um, e trocava com cada um deles um longo olhar sem palavras. Ao redor, o público assistia a essas cenas recorrentes.

ZANIN, L. Marina Abramovic, ou a força do olhar. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br. Acesso em: 4 nov. 2013

O texto apresenta uma obra da artista Marina Abramovic, cuja performance se alinha a tendências contemporâneas e se caracteriza pela

(A) inovação de uma proposta de arte relacional que adentra um museu.
(B) abordagem educacional estabelecida na relação da artista com o público.
(C) redistribuição do espaço do museu, que integra diversas linguagens artísticas.
(D) negociação colaborativa de sentidos entre a artista e a pessoa com quem interage
(E) aproximação entre artista e público, o que rompe com a elitização dessa forma de arte.

Arte

Programa Seduc em Ação, transmitido pela TV Brasil Central, videoaula referente à semana 23.