Atividade para Nivelamento e Ampliação 1º Período – 1ª Série - 23/02/2022
23 de fevereiro de 2022
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
LÍNGUA PORTUGUESA
- HABILIDADE BNCC/HABILIDADE SAEGO 2021
(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema solução; definição/exemplos etc.)
D1 – Localizar informações explícitas.
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
- OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM
Textualidade: estrutura do texto. Coesão: conjunções, preposição e pronomes, advérbios (referentes e referenciais, elementos de coesão). Estrutura (textos híbridos e multissemióticos). Tema/assunto, fato e opinião.
Leia um trecho do texto, a seguir, e responda aos itens de 01 a 06.
Doenças incuráveis
Doenças crônicas autoimunes, consideradas invisíveis e sem cura, a fibromialgia e o lúpus são lembrados neste mês com a campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014 com o objetivo de conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce e tratamento para que o paciente possa conviver com essas patologias sem perder a qualidade de vida.
O Alzheimer, apesar de ser uma doença distinta da fibromialgia e dos lúpus, também faz parte da campanha Fevereiro Roxo pelo fato de, assim como as outras duas doenças, ser incurável. No mundo, a enfermidade atinge cerca de 35,6 milhões de pessoas, enquanto no Brasil a estimativa é de 1,2 milhão de casos, sendo a maior parte sem diagnóstico.
O Alzheimer é classificado como um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento das atividades cotidianas. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente. A doença representa cerca de 60% a 80% dos casos de demência. Por isso, a importância do diagnóstico correto e precoce para retardar o avanço da enfermidade e garantir o bem-estar do paciente.
Garantir acesso amplo da população ao diagnóstico e encaminhamento para tratamento na rede pública de saúde é fundamental para a aderência e redução de sequelas, uma vez que costumam ser facilmente confundidas com outras doenças. É preciso promover ações e levar as campanhas ao longo do ano, com informações de maneira a conscientizar a população sobre a importância de buscar ajuda. […]
Doenças incuráveis. Correio Braziliense, 19 fev. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI783. Acesso em: 21 fev. 2022.
ITEM 01
O texto trata sobre
(A) doenças crônicas autoimunes.
(B) fibromialgia e lúpus.
(C) campanha fevereiro roxo.
(D) transtorno neurodegenerativo.
(E) casos de demência.
ITEM 02
No texto, ao trazer a “campanha Fevereiro Roxo” busca-se
(A) divulgar a campanha para a população.
(B) conscientizar sobre o diagnóstico precoce de patologias.
(C) garantir a qualidade de vida dos pacientes.
(D) alertar sobre as doenças incuráveis.
(E) debater sobre as doenças crônicas autoimunes.
ITEM 03
O texto frisa que a campanha visa a um diagnóstico precoce a fim de que o/a
(A) paciente conviva com essas patologias.
(B) paciente não perca a qualidade de vida.
(C) número enfermidade no mundo seja divulgado.
(D) estimativa de casos de diagnóstico precoce no Brasil não seja divulgada.
(E) campanha Fevereiro Roxo seja lembrada.
ITEM 04
O texto debate sobre assunto de relevância social, quanto ao gênero textual trata-se de um/uma
(A) conto.
(B) notícia.
(C) reportagem.
(D) carta argumentativa.
(E) artigo de opinião.
ITEM 05
O texto visa
(A) discutir sobre as doenças incuráveis, como lúpus e Alzheimer.
(B) relatar a situação da qualidade de vida dos pacientes com doenças degenerativas.
(C) refletir sobre a importância do bem-estar promovido pelo diagnóstico precoce das patologias.
(D) apresentar as estatísticas sobre os casos de doenças crônicas autoimunes.
(E) ilustrar o cenário das doenças incuráveis no mundo.
ITEM 06
Há uma opinião sobre a situação debatida em
(A) “Doenças crônicas autoimunes, consideradas invisíveis e sem cura, a fibromialgia e o lúpus são lembrados neste mês […].”
(B) “[…] a campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014 com o objetivo de conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce […].”
(C) “O Alzheimer, apesar de ser uma doença distinta da fibromialgia e dos lúpus, também faz parte da campanha Fevereiro Roxo […].”
(D) “O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente.”
(E) “Garantir acesso amplo da população […] e encaminhamento para tratamento na rede pública de saúde é fundamental para a aderência e redução de sequelas […].”
Leia o fragmento do conto “Presépio” e responda aos itens de 07 a 12.
Dasdores (assim se chamavam as moças daquele tempo) sentia-se dividida entre a Missa do Galo e o presépio. Se fosse à igreja, o presépio não ficaria armado antes de meia-noite e, se se dedicasse ao segundo, não veria o namorado. […]
Dasdores e suas numerosas obrigações: cuidar dos irmãos, velar pelos doces de calda, pelas conservas, manejar agulha e bilro, escrever as cartas de todos. Os pais exigem-lhe o máximo, não porque a casa seja pobre, mas porque o primeiro mandamento da educação feminina é: trabalharás dia e noite. Se não trabalhar sempre, se não ocupar todos os minutos, quem sabe de que será capaz a mulher? Quem pode vigiar sonhos de moça? Eles são confusos e perigosos.
Portanto, é impedir que se formem. A total ocupação varre o espírito. Dasdores nunca tem tempo para nada. Seu nome, alegre à força de repetido, ressoa pela casa toda. “Dasdores, as dálias já foram regadas hoje?” “Você viu, Dasdores, quem deixou o diabo desse gato furtar a carne?” […] Dasdores multiplica-se, corre, delibera e providencia mil coisas. Mas também é um engano supor que se deixou aprisionar por obrigações enfadonhas. […]
Dasdores sente-se livre em meio às tarefas, e até mesmo extrai delas algum prazer. […] Dasdores sabe combinar o movimento dos braços com a atividade interior – é uma conspiradora – e sempre acha folga para pensar em Abelardo. Esta véspera de Natal, porém, veio encontrá-la completamente desprevenida. O presépio está por armar, a noite caminha, lenta como costuma fazê-lo no interior, mas Dasdores é íntima do relógio grande da sala de jantar, que não perdoa, e mesmo no mais calmo povoado o tempo dá um salto repentino, desafia o incauto: “Agarra-me!”
VOCABULÁRIO
Bilro (substantivo masculino) 1. peça de madeira, metal etc.
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Presépio. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI784 . Aceso em: 22 fev. 2022.
ITEM 07
“Os pais exigem-lhe o máximo, não porque a casa seja pobre […].”
No trecho, o pronome destacado refere-se a
(A) Dasdores.
(B) numerosas obrigações.
(C) doces de caldas.
(D) conservas.
(E) cartas de todos.
ITEM 08
“Eles são confusos e perigosos.”
No trecho, o pronome destacado refere-se a
(A) sonhos.
(B) perigosos.
(C) confusos.
(D) minutos.
(E) formem.
ITEM 09
“Esta véspera de Natal, porém, veio encontrá-la completamente desprevenida.”
Nesse período do terceiro parágrafo, o pronome destacado refere-se à/às
(A) tarefas.
(B) Dasdores.
(C) atividade interior.
(D) conspiradora.
(E) véspera de natal.
ITEM 10
“Os pais exigem-lhe o máximo, não porque a casa seja pobre, mas porque o primeiro mandamento da educação feminina.”
No trecho, a palavra destacada estabelece a ideia de
(A) adição.
(B) conclusão.
(C) oposição.
(D) alternância.
(E) explicação.
ITEM 11
“Dasdores multiplica-se, corre, delibera e providencia mil coisas. Mas também é um engano supor que se deixou aprisionar por obrigações enfadonhas”.
No trecho, a conjunção destacada dá ideia de
(A) exclusão.
(B) inclusão.
(C) imparcialidade.
(D) parcialidade.
(E) indiferença.
ITEM 12
“Dasdores sabe combinar o movimento dos braços com a atividade interior – é uma conspiradora – e sempre acha folga para pensar em Abelardo.”
No trecho, o termo destacado estabelece a ideia de
(A) lugar.
(B) tempo.
(C) modo.
(D) afirmação.
(E) dúvida.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA
- HABILIDADE BNCC/ HABILIDADE SAEGO 2021
(EM13MAT313) Utilizar, quando necessário, a notação científica para expressar uma medida, compreendendo as noções de algarismos significativos e algarismos duvidosos, e reconhecendo que toda medida é inevitavelmente acompanhada de erro.
D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
- OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM
(GO-EMMAT313A) Registrar informações numéricas apresentadas em textos diversos (científicos, técnicos ou jornalísticos etc.), utilizando a notação científica para adequar a escrita de números muito grandes ou muito pequenos.
- OBJETO DE CONHECIMENTO