Atividade para Nivelamento e Ampliação 1º Período – 1ª Série - 23/02/2022

23 de fevereiro de 2022

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

LÍNGUA PORTUGUESA

  • HABILIDADE BNCC/HABILIDADE SAEGO 2021

(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema solução; definição/exemplos etc.)
D1 – Localizar informações explícitas.
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

  • OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM

Textualidade: estrutura do texto. Coesão: conjunções, preposição e pronomes, advérbios (referentes e referenciais, elementos de coesão). Estrutura (textos híbridos e multissemióticos). Tema/assunto, fato e opinião.

Leia um trecho do texto, a seguir, e responda aos itens de 01 a 06.

Doenças incuráveis

        Doenças crônicas autoimunes, consideradas invisíveis e sem cura, a fibromialgia e o lúpus são lembrados neste mês com a campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014 com o objetivo de conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce e tratamento para que o paciente possa conviver com essas patologias sem perder a qualidade de vida.

         O Alzheimer, apesar de ser uma doença distinta da fibromialgia e dos lúpus, também faz parte da campanha Fevereiro Roxo pelo fato de, assim como as outras duas doenças, ser incurável. No mundo, a enfermidade atinge cerca de 35,6 milhões de pessoas, enquanto no Brasil a estimativa é de 1,2 milhão de casos, sendo a maior parte sem diagnóstico.

         O Alzheimer é classificado como um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento das atividades cotidianas. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente. A doença representa cerca de 60% a 80% dos casos de demência. Por isso, a importância do diagnóstico correto e precoce para retardar o avanço da enfermidade e garantir o bem-estar do paciente.

          Garantir acesso amplo da população ao diagnóstico e encaminhamento para tratamento na rede pública de saúde é fundamental para a aderência e redução de sequelas, uma vez que costumam ser facilmente confundidas com outras doenças. É preciso promover ações e levar as campanhas ao longo do ano, com informações de maneira a conscientizar a população sobre a importância de buscar ajuda. […]

Doenças incuráveis. Correio Braziliense, 19 fev. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI783. Acesso em: 21 fev. 2022.

ITEM 01

O texto trata sobre

(A) doenças crônicas autoimunes.
(B) fibromialgia e lúpus.
(C) campanha fevereiro roxo.
(D) transtorno neurodegenerativo.
(E) casos de demência.

ITEM 02

No texto, ao trazer a “campanha Fevereiro Roxo” busca-se

(A) divulgar a campanha para a população.
(B) conscientizar sobre o diagnóstico precoce de patologias.
(C) garantir a qualidade de vida dos pacientes.
(D) alertar sobre as doenças incuráveis.
(E) debater sobre as doenças crônicas autoimunes.

ITEM 03

O texto frisa que a campanha visa a um diagnóstico precoce a fim de que o/a

(A) paciente conviva com essas patologias.
(B) paciente não perca a qualidade de vida.
(C) número enfermidade no mundo seja divulgado.
(D) estimativa de casos de diagnóstico precoce no Brasil não seja divulgada.
(E) campanha Fevereiro Roxo seja lembrada.

ITEM 04

O texto debate sobre assunto de relevância social, quanto ao gênero textual trata-se de um/uma

(A) conto.
(B) notícia.
(C) reportagem.
(D) carta argumentativa.
(E) artigo de opinião.

ITEM 05

O texto visa

(A) discutir sobre as doenças incuráveis, como lúpus e Alzheimer.
(B) relatar a situação da qualidade de vida dos pacientes com doenças degenerativas.
(C) refletir sobre a importância do bem-estar promovido pelo diagnóstico precoce das patologias.
(D) apresentar as estatísticas sobre os casos de doenças crônicas autoimunes.
(E) ilustrar o cenário das doenças incuráveis no mundo.

ITEM 06

Há uma opinião sobre a situação debatida em

(A) “Doenças crônicas autoimunes, consideradas invisíveis e sem cura, a fibromialgia e o lúpus são lembrados neste mês […].”
(B) “[…] a campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014 com o objetivo de conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce […].”
(C) “O Alzheimer, apesar de ser uma doença distinta da fibromialgia e dos lúpus, também faz parte da campanha Fevereiro Roxo […].”
(D) “O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente.”
(E) “Garantir acesso amplo da população […] e encaminhamento para tratamento na rede pública de saúde é fundamental para a aderência e redução de sequelas […].”

Leia o fragmento do conto “Presépio” e responda aos itens de 07 a 12.

Dasdores (assim se chamavam as moças daquele tempo) sentia-se dividida entre a Missa do Galo e o presépio. Se fosse à igreja, o presépio não ficaria armado antes de meia-noite e, se se dedicasse ao segundo, não veria o namorado. […]

Dasdores e suas numerosas obrigações: cuidar dos irmãos, velar pelos doces de calda, pelas conservas, manejar agulha e bilro, escrever as cartas de todos. Os pais exigem-lhe o máximo, não porque a casa seja pobre, mas porque o primeiro mandamento da educação feminina é: trabalharás dia e noite. Se não trabalhar sempre, se não ocupar todos os minutos, quem sabe de que será capaz a mulher? Quem pode vigiar sonhos de moça? Eles são confusos e perigosos.

Portanto, é impedir que se formem. A total ocupação varre o espírito. Dasdores nunca tem tempo para nada. Seu nome, alegre à força de repetido, ressoa pela casa toda. “Dasdores, as dálias já foram regadas hoje?” “Você viu, Dasdores, quem deixou o diabo desse gato furtar a carne?” […] Dasdores multiplica-se, corre, delibera e providencia mil coisas. Mas também é um engano supor que se deixou aprisionar por obrigações enfadonhas. […]

Dasdores sente-se livre em meio às tarefas, e até mesmo extrai delas algum prazer. […] Dasdores sabe combinar o movimento dos braços com a atividade interior – é uma conspiradora – e sempre acha folga para pensar em Abelardo. Esta véspera de Natal, porém, veio encontrá-la completamente desprevenida. O presépio está por armar, a noite caminha, lenta como costuma fazê-lo no interior, mas Dasdores é íntima do relógio grande da sala de jantar, que não perdoa, e mesmo no mais calmo povoado o tempo dá um salto repentino, desafia o incauto: “Agarra-me!”

VOCABULÁRIO 

Bilro (substantivo masculino) 1. peça de madeira, metal etc.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Presépio. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI784 . Aceso em: 22 fev. 2022.

ITEM 07

“Os pais exigem-lhe o máximo, não porque a casa seja pobre […].”
No trecho, o pronome destacado refere-se a

(A) Dasdores.
(B) numerosas obrigações.
(C) doces de caldas.
(D) conservas.
(E) cartas de todos.

ITEM 08

“Eles são confusos e perigosos.”
No trecho, o pronome destacado refere-se a

(A) sonhos.
(B) perigosos.
(C) confusos.
(D) minutos.
(E) formem
.

ITEM 09

“Esta véspera de Natal, porém, veio encontrá-la completamente desprevenida.”
Nesse período do terceiro parágrafo, o pronome destacado refere-se à/às

(A) tarefas.
(B) Dasdores.

(C) atividade interior.
(D) conspiradora.
(E) véspera de natal.

ITEM 10

“Os pais exigem-lhe o máximo, não porque a casa seja pobre, mas porque o primeiro mandamento da educação feminina.”
No trecho, a palavra destacada estabelece a ideia de

(A) adição.
(B) conclusão.
(C) oposição.
(D) alternância.
(E) explicação.

ITEM 11

“Dasdores multiplica-se, corre, delibera e providencia mil coisas. Mas também é um engano supor que se deixou aprisionar por obrigações enfadonhas”.
No trecho, a conjunção destacada dá ideia de

(A) exclusão.
(B) inclusão.

(C) imparcialidade.
(D) parcialidade.
(E) indiferença.

ITEM 12

“Dasdores sabe combinar o movimento dos braços com a atividade interior – é uma conspiradora – e sempre acha folga para pensar em Abelardo.”
No trecho, o termo destacado estabelece a ideia de

(A) lugar.
(B) tempo.
(C) modo.
(D) afirmação.
(E) dúvida.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

MATEMÁTICA

  • HABILIDADE BNCC/ HABILIDADE SAEGO 2021

(EM13MAT313) Utilizar, quando necessário, a notação científica para expressar uma medida, compreendendo as noções de algarismos significativos e algarismos duvidosos, e reconhecendo que toda medida é inevitavelmente acompanhada de erro.
D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

  • OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – DC – GOEM

(GO-EMMAT313A) Registrar informações numéricas apresentadas em textos diversos (científicos, técnicos ou jornalísticos etc.), utilizando a notação científica para adequar a escrita de números muito grandes ou muito pequenos.

  • OBJETO DE CONHECIMENTO

Notação científica.
Algarismos significativos e técnicas de arredondamento.

ITEM 13

Consideremos que a distância entre a Terra e o Sol seja de 149 600 000 km.
Em notação científica e dado em metros (SI), esse valor corresponde a

(A) 1,496×108 m.
(B) 1,496×1011 m.
(C) 1,496×105 m.
(D) 1,496×1014 m.
(E) 1,496×106 m.

ITEM 14

Uma unidade astronômica corresponde à distância média entre a Terra e o Sol, o que equivale a 149 597 870 700 m. Um feixe de luz partindo de uma fonte na Terra vai até o Sol e volta.
Essa distância total percorrida pelo feixe de luz tem aproximadamente:

(A) 2,99×1011 m.
(B) 2,99×108 m.
(C) 2,99×105 m.
(D) 2,99×10³ km.
(E) 2,99×10² km.

ITEM 15

As áreas das propriedades rurais, como sítios, chácaras, fazendas, não são dadas em metro quadrado.
Então, informando que um alqueire mineiro equivale a 48 400 m², uma fazenda com área de 15 alqueires equivale a:

(A) 5,26×105 m².
(B) 6,72×105 m².
(C) 7,15×105 m².
(D) 7,26×105 m².
(E) 8,51×105 m².

ITEM 16

Uma família fez uma viagem nas férias percorrendo uma estrada de 1 600 km, sempre mantendo um ritmo constante de movimento em 80 km/h, para que pudesse desfrutar da viagem.
Com essas informações e sabendo que 1 hora equivale a 3 600 s, é possível dizer que a duração da viagem em segundos foi de

(A) 2,4×104 s.
(B) 4,8×104 s.
(C) 7,2×104 s.
(D) 9,6×104 s.
(E) 1,44×105s.

ITEM 17

Um litro equivale a um milésimo cúbico. Uma caixa d’água com dimensões 2m x 3m x 1,5m tem capacidade para quantos litros de água?

(A) 3,0×10³ litros
(B) 4,5×10³ litros
(C) 6,0×10³ litros
(D) 7,5×10³ litros
(E) 9,0×10³ litros

ITEM 18

Deseja-se construir em 50% de um lote retangular com as dimensões de 12,5 m de comprimento por 8,0 m de frente.
A área que deverá ser construída terá quantos m² de ocupação?

(A) 30 m²
(B) 50 m²
(C) 70 m²
(D) 100 m²
(E) 120 m²

ITEM 19

O número 764 352 819 possui quantos algarismos significativos?

(A) Três
(B) Quatro
(C) Cinco
(D) Sete
(E) Nove

ITEM 20

Um aro de bicicleta tem 80 cm de raio. Levando em conta que Π = 3,14, a área do círculo desse aro é

(A) 1,0167 m².
(B) 1,1670 m².
(C) 2,0096 m².
(D) 2,6971 m².
(E) 3,2178 m².

ITEM 21

Uma quadra polivalente de esportes tem a sua grande área no formato de um retângulo.
Sendo as suas dimensões em miniatura 15 cm por 12 cm, o valor dessa área em m² seria

(A) 1,2×10-2 m.
(B) 1,4×10-2 m.
(C) 1,6×10-2 m.

(D) 1,8×10-2 m.
(E) 2,0×10-2 m.

TEM 22

Uma estrela do sistema solar encontra-se a uma distância aproximada de 4,5×109 km da Terra.
Sabendo-se que a velocidade da luz é de 300 000 km/s, o tempo necessário para que sua luz atinja a Terra é

(A) 1,5×10² s.
(B) 1,5×10³ s.
(C) 1,5×104 s.
(D) 1,5×105 s.
(E) 1,5×106 s.

ITEM 23

Num caminhão pipa em movimento uniforme, uma torneira mal fechada goteja à razão de 2 gotas por segundo.
Determine a velocidade do caminhão pipa, sabendo que a distância entre marcas sucessivas deixadas pelas gotas no asfalto é de 2,5 metros.
Considere que a velocidade média é calculada como a razão entre a variação de espaço e a variação do tempo.

(A) 1,0 m/s
(B) 2,0 m/s
(C) 3,0 m/s
(D) 4,0 m/s
(E) 5,0 m/s

ITEM 24

Uma rampa que forma com o chão horizontal e a parede um triângulo retângulo tem o comprimento de 10 m.
Sendo a altura dessa parede 6 m, o comprimento da base da rampa até a parede na horizontal mede

(A) 4,0×10² cm.
(B) 6,0×10² cm.
(C) 7,0×10² cm.
(D) 8,0×10² cm.
(E) 9,0×10² cm.