História – Aula 1 – 2ª Série – Recomposição das Aprendizagens  - 14/02/2022

14 de fevereiro de 2022

ATIVIDADE 01 

Acesse o link, https://youtu.be/sc7lzQQeGVI, para assistir ao Trailer do filme “Cruzada”.

Estabeleça um texto, abordando os elementos de transformação entre os séculos XII e XIV.

Disponível em https://cutt.ly/5vZn6Cv. Acesso em: 09/02/2022

ATIVIDADE 02    

Construa em seu caderno um Mapa Mental, tendo como eixo central, as Cruzadas. Segue modelo sugerido, este poderá lhe servir como exemplo.

Disponível em: https://cutt.ly/CzAgrrV. Acesso em: 08 ago. 2021.

Segue exemplo para fazer pelo app XMind (https://cutt.ly/ezBf9PK), arquive ou imprima em papel fotográfico A4 e fixe no seu mural.

Disponível em: https://cutt.ly/dzBhleB. Acesso em: 08 ago. 2021.

Analise os textos I e II para responder às atividades 03 e 04.

TEXTO I

(ENEM/2006-adaptado) “Os cruzados avançavam em silêncio, encontrando por todas as partes ossadas humanas, trapos e bandeiras. No meio desse quadro sinistro, não puderam ver, sem estremecer de dor, o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e crianças. Lá os cristãos tinham sido surpreendidos pelos muçulmanos, mesmo no momento em que os sacerdotes celebravam o sacrifício da Missa. As mulheres, as crianças, os velhos, todos os que a fraqueza ou a doença conservava sob as tendas, perseguidos até os altares, tinham sido levados para a escravidão ou imolados por um inimigo cruel. A multidão dos cristãos, massacrada naquele lugar, tinha ficado sem sepultura.”

MICHAUD,  F. História das cruzadas. São Paulo: Editora das Américas, 1956. (Adapatado).

TEXTO II

 “Foi, de fato, na sexta-feira 22 do tempo de Chaaban, do ano de 492 da Hégira, que os franj* se apossaram da Cidade Santa, após um sítio de 40 dias. Os exilados ainda tremem cada vez que falam nisso; seu olhar se esfria como se eles ainda tivessem diante dos olhos aqueles guerreiros louros, protegidos de armaduras, que espelham pelas ruas o sabre cortante, desembainhado, degolando homens, mulheres e crianças, pilhando as casas, saqueando as mesquitas. *franj = cruzados.”

MAALOUF, Amin. As Cruzadas vistas pelos árabes. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Adaptado).

ATIVIDADE 03    

Os textos referem-se ao mesmo assunto, as Cruzadas ocorridas no período medieval, mas apresentam visões distintas sobre a realidade dos conflitos religiosos desse período histórico. Discorra sobre as duas visões apresentadas nos textos.

ATIVIDADE 04    

Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos durante a Idade Média e revelam como a violência contra mulheres e crianças era prática comum dessa época, apesar de ter havido alguns confrontos militares, foram resolvidas com base na ideia do respeito e da tolerância cultural e religiosa.

Qual é perspectiva do filme “Cruzada” acerca dos conflitos entre católicos e muçulmanos na Idade Média?