DC-GOEM NA PRÁTICA – Apostila – Linguagens e suas Tecnologias – Língua Estrangeira/Inglês – 1ª Série – 3º Bimestre – Professor - 01/08/2022
01 de agosto de 2022
Este é um material de apoio aos(às) professores(as) do Ensino Médio, de modo que possam visualizar como as habilidades da BNCC, as competências específicas das áreas, os objetivos de aprendizagem e os objetos de conhecimento podem ser desenvolvidos em situações concretas de aprendizagem. Para isso, estão sendo indicadas leituras para que sejam realizadas com as turmas, de modo que estejam contextualizadas às necessidades reais da sala de aula. Dessa forma, consideramos importante o uso de diversificadas fontes de pesquisa (textos, filmes, imagens etc.) que, hoje, são facilmente encontrados em sites de notícias, em portais especializados na área da educação, entre tantos que a Internet pode nos oferecer. Sendo assim, alguns links foram indicados (considerando a importância de sempre mencionar a fonte de onde as buscas foram realizadas). Para facilitar o uso deste material, foram disponibilizados fragmentos de textos com imagens (com as referências) relacionadas como sugestões de atividades a serem realizadas.
Com carinho, Professores de Linguagens.
IMERSÃO CURRICULAR
MÓDULO 01___________________________
Compreensão de processos identitários, conflitos e relações de poder das linguagens e de suas práticas culturais (artísticas, corporais e/ou linguísticas).
TEMA INTEGRADOR_____________________
Produção de discursos nas práticas de linguagem baseados na equidade, na empatia e no respeito.
COMPONENTE CURRICULAR
LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS
COMPETÊNCIA LGG 2____________________
Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4________________________
Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas va- riedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.
HABILIDADE DE LGG_____________________________
(EM13LGG204) Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.
HABILIDADE ESPECÍFICA__________________________
(EM13LGG402) Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenô meno (geo) político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM_____________________
(GO-EMLGG401C) Compreender a funcionalidade dos expoentes linguísticos em contextos do cotidiano (escola, redes sociais, trabalho, família, lazer) por meio da leitura e interpretação de diálogos diversos, associando as formas linguísticas ao contexto em que elas são emitidas para aplicá-las em situações de uso no cotidiano (atividades de comunicação funcional).
(GO-EMLGG401H) Elaborar um perfil com os principais dados pessoais: (name, lastname, nicknames, gender, age, directions, occupations, countries and nationalities, family tree etc.) para simular situações de uso comunicativo na sala de aula, utilizando jograis de perguntas e respostas, momentos de interação com a apresentação de tais dados: diálogos, redes sociais não digitais.
OBJETO DE CONHECIMENTO (SUGESTÃO)___________
Diálogos. Dados pessoais. Formas verbais no presente do indicativo/simples. Tratamento formal e informal. Perfil em redes sociais. Formulários, fichas entre outros. Diário, blog/vlog. Preferências. Advérbios de frequência e intensidade. Simple Present. Present Continuous. Vocabulário de viagem e meios de transporte. Dias da semana/horas, meses, números ordinais em inglês. Advérbios e preposições de lugar. Guia turístico. Variedades linguísticas, fonética e fonologia da Língua Inglesa. Alfabeto (sons e letras). Descrições físicas e psicológicas. Graus de parentesco. Gerúndio. Expressões comparativas. Vocabulário de animais.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Vida pessoal, artístico-literário, práticas de estudo e pesquisa, jornalístico-midiático e/ou atuação na vida pública.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM_____________
Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica, Práticas artísticas e Práticas corporais.
DESCRITORES_________________
D – Inferir informação em texto que articula linguagem verbal e não verbal.
D – Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D – Identificar elementos de persuasão em textos publicitários (recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros.)
Imersão Curricular
AULA 01 – ENGLISH
Caro professor/a, nossa aula de INGLÊS se inicia com um momento de IMERSÃO, no qual rememoramos o uso da língua inglesa em diversos contextos, seja na escola, em casa ou no trabalho. Como pro- posta de aula para este início de bimestre, sugerimos a continuidade do objeto de conhecimento sobre dados pessoais, bem como o estudo de conceitos gramaticais. Let’s start?!?
__________SUGESTÃO DE ATIVIDADES_________________
Questão 01 – Veja as imagens, a seguir, com qual delas você se identifica? Converse com os/as colegas e justifique sua resposta.
Respostas pessoais.
Questão 02 – Leia o poster, a seguir, e responda às questões no caderno. Em seguida, compartilhe suas respostas com os/as colegas.
a) Qual é o assunto principal do pôster?
Resposta: É uma campanha para refletir sobre a importância de cuidar do bem-estar e da saúde mental.
b) Para qual público a campanha foi idealizada?
Resposta: Não tem um público específico. A campanha é voltada para todas as idades.
c) O que os passarinhos representam na campanha?
Resposta: Os pássaros podem representar as pessoas.
d) Em que locais ou meios de circulação podemos encontrar posters como este?
Resposta: Em locais públicos (hospitais, postos de saúde), nas redes sociais etc.
Questão 03 – Responda às questões que se seguem e, em seguida, compartilhe sua resposta.
a) Você se sente uma pessoa única? Por quê?
Resposta: Esta atividade promove uma reflexão sobre o sentimento de ser único. Pergunte aos/às estudantes se eles/as se sentem dessa forma e em que momento. Permita que os/as estudantes se expressem livremente, justificando seus motivos. É fundamental manter essencialmente na reflexão das qualidades pessoais de cada um, e não na aparência física ou no estilo de roupa que vestem.
b) Em poucas palavras, como você descreveria suas características pessoais?
Resposta pessoal. Se necessário anote no quadro os adjetivos mencionados.
Questão 04 – Observe a lista, a seguir. Circule as características você acrescentaria? Se necessário, utilize o dicionário físico ou on-line.
Resposta pessoal.
Questão 04 – Agora, utilizando as palavras que você aprendeu, apresente-se aos/às colegas.
Resposta pessoal.
CONCEITO
ARTIGOS INDEFINIDOS
Lembre-se de que ao apresentar suas características pessoais, atente-se para os seguintes detalhes:
Artigo AN – use antes de palavras que começam com som de vogal.
EXAMPLE(S): I’m an affectionable person.
Artigo A – use antes de palavras que começam com som de consoante.
EXAMPLE(S): I’m a bossy person.
Diferentemente do português, em inglês, os adjetivos devem ser colocados antes dos substantivos. EXAMPLE(S): My brother is an intelligent person
Imersão Curricular
AULA 02 – ENGLISH
Caro/a professor/a, continuando ainda no momento de revisão, iremos recordar com os/as estudantes, o emprego dos ARTIGOS em inglês. Na aula anterior, houve uma prévia. Agora, vamos aplicar outras atividades que podem ser utilizadas em casa ou em sala. Vamos lá?!?
Professor/a, antes de iniciar a resolução da atividade, solicite que os/as estudantes acessem o link do MUNIZ, Carla. Artigos Definidos e Indefinidos em Inglês. Toda Matéria. Disponível em: encurtador.com.br/jxA26. Acesso em 27 jun. 2022. Nele, encontram-se mais explicações sobre os ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS em inglês. Como sugestão de atividade, peça-lhes que façam um resumo em seu caderno sobre o assunto
__________SUGESTÃO DE APRENZAGEM_________________
Questão 01 – Para resolver estes exercícios sobre artigos, em inglês, você deve conhecer o emprego corretos deles.
Questão 01.1 – (UNIP/2015)
It’s ________ honor to meet ________ young lady from Sweden.
(A) a / an
(B) an / an
(C) a / a
(D) an / a
(E) the/ a
Questão 01.2 –
Preencha corretamente com os artigos: “a – an ou the”:
My sister went to the beach last month. She met_____ girl there who was born in Goiânia. When they went to ____ restaurant they noticed that ____place was amazing. There was ___ picture of ____ Elephant.
(A) a, the, a, a, an.
(B) a, the, the, a, an.
(C) a, the, an, an, an.
(D) a, an, the, a, an.
(E) a, an, a, a, the.
Questão 01.3 –
Escolha a opção correta:
There is______ excellent lawyer in______office I know.
(A) a, the.
(B) an, an.
(C) a, an.
(D) an, the.
(E) the, the.
Questão 01.4 –
Marque a alternativa que NÃO está correta:
(A) An excellent idea you have!
(B) An one-armed man.
(C) A new concept of fashion.
(D) A word in front of us.
(E) An teacher is in front us.
Atividade – Disponível em: encurtador.com.br/ejoyS. Acesso em 27 jun. 2022.
Inserção Curricular/Recomposição
AULA 03 – ENGLISH
Professor/a, dando prosseguimento ao nosso módulo, ainda com uma proposta de leitura em textos na qual o/a estudante, utilizando as estratégias de leitura, as informações verbais e não-verbais presentes, bem como o seu conhecimento prévio, sugerimos que os/as jovens coletem diversas informações, sejam elas pessoais ou entres/as colegas. Nesta fase, iniciaremos o momento de INSERÇÃO, na qual haverá uma retomada dos objetos de conhecimentos propostos pelo Documentos Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM), proposto pelo calendário escolar. Let’s start?!?
__________SUGESTÃO DE APRENZAGEM_________________
Questão 01 – Before reading the texts, make predictions about them. Focus on their structure, source and pictures to choose the correct item that completes each sentence below.
Questão 01.1 –
The photographs show two…
(A) famous people from Brazil.
(B) Brazilians with the same occupation.
Questão 01.2 –
The texts are…
(A) profiles.
(B) biographies.
Questão 01.3 –
The main objective of both texts is to…
(A) describe important events in a person’s life
(B)provide personal information about someone
Questão 02 – Read the texts below to check your predictions.
TEXT I
TEXT II
Professor(a) a questão refere-se a uma pré-leitura do texto. Atividade – Disponível em: FRANCO, Claudio; TAVARES, Kátia. English Vibes for Brazilian Learners. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020. p. 71. Acesso em: 27 jun. 2022.
Questão 03 – A partir das informações apresentadas no texto II, é possível inferir que a brasileira Any Gabrielly…
(A) dirigiu uma animação.
(B) prefere atuar a cantar.
(C) trabalhou como dubladora.
(D) canta em um grupo de pop nacional.
(E) deseja estrelar uma série de televisão.
Questão 04– Answer the questions below.
a) How old is Eduardo Kobra?
Resposta: He’s 44 years old.
b) What technique does he use to create three-dimensional murals?
Resposta: Light and shadow.
c) What kind of music does Any Gabrielly sing?
Resposta: Pop.
Questão 05 – Based on the texts, choose the statements below that are correct about Eduardo Kobra and Any Gabrielly.
(A) Eduardo Kobra is not popular on social media.
(B) Eduardo Kobra creates two-dimensional murals.
(C) Any Gabrielly is known as the voice of a protagonist of a TV series
(D) Eduardo Kobra, and Any Gabrielly are both from Italian.
(E) Any Gabrielly is a part of a global pop group, Eduardo Kobra, and Any Gabrielly are both from São Paulo.
Atividade – Disponível em: FRANCO, Claudio; TAVARES, Kátia. English Vibes for Brazilian Learners. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020. p. 72. Acesso em: 27 jun. 2022. Adaptada.
Questão 06– Now it’s your turn! Complete the chart using your personal information.
Respostas pessoais.
Questão 07– Now, in pairs or small groups, talk to each other. Then complete with the requested information.
Respostas pessoais.
Inserção Curricular/Recomposição
AULA 04 – ENGLISH
Caro professor/a, ainda continuando o processo de RECOMPOSIÇÃO, inicialmente, como uma sugestão para a aula, começaremos por uma reflexão acerca dos padrões de beleza impostos pela sociedade. Para além disso, propomos trabalharmos as descrições físicas, bem como a aplicação dos tópicos gramaticais propostos como objeto de conhecimento. Let’s start?!?
__________SUGESTÃO DE APRENZAGEM_________________
Questão 01 – Leia o anúncio publicitário, a seguir, produzido por uma marca de cosméticos.
Neste primeiro momento, propomos uma roda de conversa com os/as estudantes para refletirem sobre as perguntas que se seguem.
Questão 01.1–
Em sua opinião, qual é o objetivo principal do anúncio? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Espera-se que os/as estudantes digam que o anúncio da propaganda promove um debate sobre os padrões de beleza. Além disso, levam a uma reflexão sobre os conceitos de beleza em que uma pessoa não deixa de ser bonita por ter características físicas diferentes, pois cada pessoa tem uma beleza própria. É importante mencionar que muitas pessoas atentam apenas para a beleza física, porém é importante valorizar também as características da personalidade de cada um.
Questão 01.2–
Apesar de o anúncio publicitário apresentar uma mulher, ele também pode nos fazer refletir sobre os padrões de beleza masculina. Você acha que tanto para as mulheres quanto para os homens há diferentes tipos de beleza? Por quê?
Resposta pessoal. Tradicionalmente, os padrões de beleza impostos às mulheres são mais severos do que aos homens e que padrões de comportamento social associados ao homem e a mulher são reflexos das concepções de gênero desenvolvidos em determinados contexto histórico e social.
Questão 01.3–
Geralmente, as indústrias de cosméticos estimulam o desejo das pessoas de se tornarem cada vez mais jovens, diferentemente do exemplo que você acabou de ler. Em sua opinião, por que a campanha apresentada foi contrária ao que geralmente é imposto pelas indústrias do ramo? Explique.
Resposta pessoal. É importante que os/as estudantes percebam que atualmente muitas marcas se preocupam em associar seus produtos e serviços a conceitos de saúde e auto aceitação, em vez de ressaltar os padrões de beleza impostos pela sociedade. Assim, a intenção de muitos anúncios é levar os consumidores a valorizar suas características físicas e, ao mesmo tempo, continuar usando os produtos da marca.
Questão 02 –
Observe as palavras, a seguir, e responda às questões. Se necessário, consulte o dicionário, físico ou on-line.
Questão 02.1 –
Quais desses adjetivos podem ser empregados como sinônimos para a palavra beautiful?
Resposta: attractive – cute – good-looking – gorgeous – handsome – pretty – wonderful.
Questão 02.2 –
Quais dessas palavras podem ser utilizadas como antônimo de beautiful?
Resposta: awkward – hideous – ugly.
Questão 03 –
Podemos utilizar diferentes adjetivos em inglês para descrever a fisionomia de alguém. No quadro, a seguir, distribua as palavras de acordo com a categoria em que se encaixam.
Resposta: AGE: elderly; middle-aged; teenager; young. HEIGHT: medium-height; short; tall; stocky. BUILD: chubby; curve; fit; skinny; slim; thin; well-built.
Questão 04 – Você conhece essas pessoas? Can you describe them?
Questão 04.1 –
Jordana Gleise, a Jojo Todynho, tem 25 anos e é cantora.
IMAGEM I
As respostas podem variar, porém incentive o/a estudante a elaborarem sentenças utilizando a estrutura mencionada, bem como os adjetivos citados que estão na CLASS 01: Jojo Todynho (She) is a famous short young singer.
Questão 04.2 –
Dwayne Johnson, The Rock, tem 50 anos e é ator.
IMAGEM II
Resposta: The Rock (He) is a determined well-built middle-aged actor.
IMAGEM III
Resposta: Suzanne is a kind short thin dancer.
IMAGEM IV
Resposta pessoal.
Imersão Curricular
AULA 05 – ENGLISH
Caro professor/a, como proposta de aula, vamos estudar o tópico gramatical SIMPLE PRESENT, pertinente ao componente de inglês. Listamos logo abaixo o uso desse tempo verbal, bem como suas estruturas e regras de formação.
SIMPLE PRESENT
Quando falamos do nosso dia a dia, devemos fazer uso do tempo verbal SIMPLE PRESENT, que corresponde ao presente do indicativo da língua portuguesa. Porém, a conjugação dos verbos no presente simples em inglês é um pouco diferente do que acontece na nossa língua materna, pois eles não são conjugados em todas as pessoas.
QUANDO USAR O SIMPLE PRESENT?
Emprega-se o SIMPLE PRESENT em situações relacionadas com o dia a dia: para descrever verdades e/ou fatos, para especificar as características físicas ou os estados emocionais, para contar histórias e acontecimentos, para quantificar a frequência com que fazemos algo, para descrever nossa rotina e nossos hábitos etc. Percebemos que o emprego do presente simples é amplo.
EXEMPLO(S):
Fato, verdade: The Earth turns around the sun. (A terra gira em torno do sol.)
Aspecto físico: They aren’t very tall. (Eles não são muito altos.)
Estado emocional: Chris seems happy today. (Chris parece feliz hoje.)
Frequência, rotina, hábito: We don’t go to cinema very often. (Nós não vamos ao cinema com muita frequência.)
Há no Simple Present, apenas dois verbos irregulares, o verbo to be (ser/estar) e o verbo to have (ter). Veja a sua conjugação a seguir:
To be (ser, estar)
I am
You, we, they are
He, she, it is
To have (ter)
I, you, we, they have
He, she, it has
PRINCIPAIS REGRAS DO SIMPLE PRESENT
Para compreender o Simple Present, devemos ter em mente algumas regras estruturais e ortográficas. Veja quais são essas regras:
1- Conjugação para os pronomes (I, you, we, they). O verbo não sofrerá nenhuma modificação quando conjugado na forma afirmativa.
EXEMPLO(S):
To sleep (dormir)
I, you, we, they sleep
He, she, it sleeps
2- Conjugação na terceira pessoa do singular (he, she, it). O verbo apenas sofrerá modificação quando conjugado na terceira pessoa do singular.
EXEMPLO(S):
To play (jogar, brincar, tocar)
I, you, we, they play
He, she, it plays
3- Verbo auxiliar do/does
O verbo auxiliar do/does é utilizado para indicar um aspecto da oração. No presente simples, ele é utilizado apenas em frases negativas e interrogativas.
EXEMPLO(S):
She doesn’t live here anymore! (Ela não mora mais aqui!) Does she live here? (Ela mora aqui?)
Observe na tradução para a língua portuguesa que o verbo auxiliar exerce somente uma função estrutural (gramatical).
REGRAS ORTOGRÁFICAS
As regras ortográficas aplicam-se, exclusivamente, à terceira pessoa do singular (he, she, it). Para as outras pessoas, o verbo não se flexiona.
1- Na maioria dos verbos, se acrescenta a terminação “s”.
EXEMPLO(S):
To dance, to live, to talk, to throw
I, you, we, they dance, live, talk, throw
He, she, it dances, lives, talks, throws
2 – Em verbos terminados em “ss, sh, ch, z, x, o” acrescenta-se “es”.
EXEMPLO(S):
To miss, to watch, to finish, to go.
I, you, we, they miss, watch, finish, go.
He, she, it misses, watches, finishes, goes.
3 – Em verbos terminados em consoante + y, retira-se o “y” e, depois, acrescenta-se “ies”.
EXEMPLO(S):
To study, to carry, to worry
I, you, we, they study, carry, worry
He, she, it studies, carries, worries
4 – Em verbos terminados em vogal + y, se adiciona apenas “s”.
EXEMPLO(S):
To buy, to play
I, you, we, they buy, play
He, she, it buys, plays
Disponível em: encurtador.com.br/ilRV7. Acesso em: 7 jun. 2022.
__________SUGESTÃO DE APRENZAGEM_________________
Questão 01 – Como proposta para a atividade, leia o diálogo, a seguir. Em seguida, responda ao exercício que se segue, assinalando T (true) ou F (false).
RAMON: Hi, excuse me!
ZAYLA: Uuuh…Hello!
RAMON: Hi! My name is Ramon. I’m a new student and I’m a little lost. What is your name?
ZAYLA: My name is Zayla. So, Ramon, how can I help you?
RAMON: Do you know where teacher Romilda’s room is?
ZAYLA: Ah! She is in room 16. Do you study Spanish Ramon?
RAMON: Oh yeah! What about you?
ZAYLA: Well, I’m not a student. I am teaching German classes for beginner students this semester.
RAMON: Wooow…how fantastic! Are you a teacher?
ZAYLA: Yes, I am.
RAMON: Cool! Thank you, teacher Zayla, for your help.
ZAYLA: My pleasure.
a) ( F ) Zayla is a new student.
b) ( T ) Ramon studies Spanish.
c) ( F ) Romilda is a German teacher.
d) ( T ) Romilda is in room 16.
e) ( T ) Ramon is surprised that Zayla is a teacher.
f) ( F ) Ramon isn’t a new student and he isn’t lost at school.
Questão 02 – Complete each sentence with the present simple.
a) Zayla and Ramon are_ young people. (to be)
b) Is__the boy a new student? (to be) c) Romilda Is not / isn’t a German teacher. (to be – negative)
d) Ramon Is _ a student. (to be)
e) I am _ teacher Zayla. (to be)
f) Romilda and Ramon _ are not _ relatives. (to be – negative)
Questão 03 – Now it’s your turn! In pairs practice this dialogue, using the text as an example.
Resposta pessoal
Imersão Curricular
AULA 06 – ENGLISH
Professor/a, como sugestão para as próximas aulas, ainda trazendo o conteúdo sobre o presente simples em inglês, sugerimos, além da parte explicativa contida em sentenças afirmativas, negativas e interrogativas, a resolução de algumas atividades, sejam elas feitas em casa ou em sala, conforme a disponibilidade. Reiteramos que os objetos de conhecimento inseridos neste material são propostos para suas aulas.
SIMPLE PRESENT
De acordo com sua estrutura, o SIMPLE PRESENT apresenta a seguinte estrutura.
FORMA AFIRMATIVA
Os verbos conjugados no presente simples em frases afirmativas não usam o auxiliar do/does. Basta colocar o verbo na forma-base e sem a partícula “to”. Lembre-se que o verbo só flexiona com he, she, it.
EXEMPLO(S):
I watch the news on TV. (Eu assisto ao noticiário na TV.)
Diego sleeps only for six hours. (Diego dorme apenas por seis horas.)
FORMA NEGATIVA
Na língua inglesa, o verbo auxiliar do presente simples do ou does indica que uma frase pode ser tanto negativa quanto interrogativa. Dessa forma, ao fazer uma negação, é necessário que o verbo principal seja precedido por do + not (don’t) ou does + not (doesn’t). Nesse caso, para a terceira pessoa do singular, o “does” já está flexionado, logo, o verbo principal permanece na sua forma-base e sem a partícula “to”.
Além disso, pode-se usar a forma contraída do auxiliar: don’t ou doesn’t, sobretudo em textos mais informais.
É preciso ter cuidado com as frases que tenham o “do” como verbo principal, pois ele significa fazer.
EXEMPLO(S):
She doesn’t do the homework. (Ela não faz as tarefas de casa.)
Marco and Lucas don’t drive carefully. (Marco e Lucas não dirigem com cuidado.)
FORMA INTERROGATIVA
Em perguntas, também utilizamos o auxiliar do ou does. A estrutura de uma pergunta na língua inglesa difere-se de nossa língua materna, porque o verbo (auxiliar) vem no começo da frase, além da pontuação (?).
EXEMPLO(S):
Do you wake up early every day? (Você acorda cedo todos os dias?)
Does she work here? (Ela trabalha aqui?)
__________SUGESTÃO DE APRENZAGEM_________________
Questão 01 – Rewrite each sentence so that the italic verb is a negative contraction.
a) Peter likes chocolate cake.
Peter doesn’t like chocolate cake.
b) The sun sets in the east.
The sun doesn’t set in the east.
c) I get up early on Saturday.
I don’t get up early on Saturday.
d) We live in a big city.
We don’t live in a big city.
e) They send the homework by e-mail.
They don’t send the homework by e-mail.
Questão 02 – Read the text and answer the questions below.
A DEDICATED TEENAGER
Jane is a very intelligent teenager. She is fifteen years old and has two brothers. She goes to school in the morning and helps her parents in the afternoon. In the evening, she studies English at school. She loves ice cream and barbecue; she eats an ice cream every day and, on the weekend, she
eats barbecue. Her brothers don’t like to study but they help their parents too. They want to open a small restaurant because they like to work with food. Jane likes science and she wants to be a doctor. Her father tells her that it is necessary to study a lot to be a doctor. Jane tells her father: “Yes, you are correct. This is my dream and I know it is possible because I am dedicated.”
Jane’s family has problems, but they believe there are solutions and they never give up. Jane doesn’t have everything she wants but she works hard.
Disponível em encurtador.com.br/mBER4. Acesso em 10 maio 2022.
a) How old is Jane?
She is fifteen years old.
b) When does she go to school?
She goes to school in the morning.
c) Does Jane have everything she wants?
No, she doesn’t.
GLOSSÁRIO_____________________
Questão 03– Students, using the dictionary or through electronic devices look up the meaning of the words below.
Resposta: TEENAGER; adolescente – HAS; tem (verbo to have na terceira pessoa do singular) – TELL; dizer; contar – WANT; querer – OPEN; abrir – GIVE UP; desistir – DEDICATED; dedicado/a – WORK HARD; trabalhar duro; se esforçar bastante. – EVERYTHING; tudo – A LOT; muito.
Questão 04 – Write (T) true or (F) false.
a) ( F) Jane doesn’t help her mother in the afternoon.
b) ( F) Jane studies English at a university.
c) ( F) She doesn’t like meat.
d) ( F) Her brothers love to study.
e) ( T) Jane wants to be a doctor.
Disponível em: encurtador.com.br/mxCN8. Acesso em: 27 jun. 2022
Imersão Curricular
Caro/a professor/a, neste momento, retornamos ao texto A DEDICATED TEENAGER, da aula 06, na qual conta a rotina de uma jovem e seu esforço em se tornar uma médica no futuro. Sugerimos que o/a professor inicie uma conversa com os/as estudantes sobre sua rotina em casa ou na escola. Como proposta vamos retornar ao estudo do presente simples, incluindo como objetivo de aprendizagem o uso da língua inglesa no cotidiano.
DAYS OF THE WEEK
Em inglês, expressão dias da semana é traduzida como days of the week ou weekdays e final de semana é traduzido como weekend. Já a expressão business day significa “dia útil”.
Os dias da semana são: Monday (segunda-feira); Tuesday (terça-feira); Wednesday (quarta-feira); Thursday (quinta-feira); Friday (sexta-feira); Saturday (sábado); Sunday (domingo).
Regras de Uso
Diferentemente do português, os dias da semana em inglês são escritos com letra maiúscula: Monday, Sunday, Wednesday etc.
Quando o interlocutor quer especificar em que dia da semana determinada situação acontece, a preposição on deve ser utilizada. Veja os exemplos a seguir:
EXEMPLO(S):
– I go to school on Mondays. (Eu vou para a escola às segundas-feiras.)
– Jessy plays tennis on Wednesdays. (Jessy joga tênis às quartas-feiras.)
– They are going to arrive on Tuesday. (Eles chegarão na terça-feira.)
– Does he work on Sundays? (Ele trabalha aos domingos?)
Origem dos Dias da Semana
Como grande parte das outras línguas, os dias em inglês recebem esse nome pois estão relacionados com o universo e com alguns deuses da mitologia nórdica, anglo-saxônica e romana:
Monday – MON: Day of the moon (Dia da Lua). O início da palavra significa “lua” e day” significa “dia”.
Tuesday – TUE: Tiw’s day (Dia do Deus Tiw). O Deus Tiw, também chamado de Tew, Tyr ou Tywar, é um Deus da guerra e da glória na mitologia da Noruega.
Wednesday – WED: Woden’s day (Dia do Deus Woden). O Deus Woden, também chamado de Odin, é o principal deus da mitologia da Noruega.
Thursday – THU: Thor’s day (Dia do Deus Thor). O início da palavra, nos dias modernos, é traduzido como Thor, que é um deus da mitologia da Noruega associado aos trovões.
Friday – FRI: Freya’s day (Dia da Deusa Freia). Freia é a deusa da beleza da mitologia nórdica
Saturday – SAT: Saturn’s day (Dia do Deus Saturno), já que “Saturn” significa “Saturno” e “day” significa “dia”.
Sunday – SUN: Day of the Sun (Dia do Sol), já que “sun” significa “sol” e “day” significa “dia”.
Disponível em: encurtador.com.br/frIZ2. Acesso em: 27 jun. 2022.
__________SUGESTÃO DE APRENZAGEM_________________
Questão 01 – Releia o texto sobre a rotina de Jane. A partir dos dados coletados, preencha sua agenda semanal, seguindo os comandos a seguir.
a) On the first line write the days of the week.
Monday – Tuesday – Wednesday – Thursday – Friday – Saturday – Sunday.
b) In the first column write the periods of the day.
Morning – Afternoon – Evening.
Complete the planner with your week’s activities.
A DEDICATED TEENAGER
Jane is a very intelligent teenager. She is fifteen years old and has two brothers. She goes to school in the morning and helps her parents in the afternoon. In the evening, she studies English at school. She loves ice cream and barbecue; she eats an ice cream every day and, on the weekend, she eats barbecue. Her brothers don’t like to study but they help their parents too. They want to open a small restaurant because they like to work with food.
Jane likes science and she wants to be a doctor. Her father tells her that it is necessary to study a lot to be a doctor. Jane tells her father:
“Yes, you are correct. This is my dream and I know it is possible because I am dedicated.”
Jane’s family has problems, but they believe there are solutions, and they never give up. Jane doesn’t have everything she wants but she works hard.
From MON. to FRI., go to school in the MORNING; From MON. to FRI., help her parents in the AFTERNOON; From MON. to FRI., study English.
Disponível em: encurtador.com.br/nEIWZ. Acesso em: 27 jun. 2022.
Questão 02 – Answer the questions, then practice with your classmate.
a) What day comes after Monday?
Tuesday.
b) What day comes before Wednesday?
Tuesday.
c) What day comes before Friday?
Thursday.
d) What day comes after Saturday?
Sunday
e) What day comes 2 days after Thursday?
Saturday.
f) What day comes 3 days after Sunday?
Wednesday.
_____________ GLOSSÁRIO_____________________
AFTER means DEPOIS
BEFORE means ANTES
Disponível em: encurtador.com.br/htEGV. Aceso em: 27 jun. 2022.
Questão 03 – What about you? Agora é a sua vez! Preencha o planner, a seguir, de acordo com sua rotina.
Respostas pessoais.
Imersão Curricular
AULA 08 – ENGLISH
Professor/a, para esta aula, ainda no processo de IMERSÃO curricular, propomos uma revisão sobre os CARDINAL NUMBERS como parte da introdução do que sugerimos na sequência. Professor/a, esteja livre para organizar com os/as estudantes pequenos diálogos, textos ou esquetes na qual o uso da língua inglesa se faça presente em algumas situações. Reiteramos a importância de aplicar o que foi estudado em diversas situações de acordo com o cotidiano do/a estudante.
HOURS IN ENGLISH
As horas em inglês podem vir acompanhadas de algumas expressões de tempo, por exemplo:
Como perguntar as horas em inglês?
Para perguntar as horas em inglês utilizamos as seguintes expressões:
EXEMPLO(S):
What time is it? (Que horas são?)
What is the time? (Qual é a hora?)
Have you got the time? (Você tem hora?)
Do you have the time? (Você tem horas?)
Could you tell me the time? (Você poderia me dizer as horas?)
Como falar as horas em inglês?
Para informar as horas em inglês usa-se o “it is” ou “it’s” no início da frase e os números correspondentes para as horas e os minutos.
EXEMPLO(S):
4:35 – It is four thirty-five.
7:20 – It is seven twenty.
A expressão “o’clock” é utilizada para indicar as horas exatas.
EXEMPLO(S):
3:00 – It is three o’clock.
9:00 – It is nine o’clock.
A expressão “past” é usada para indicar os minutos antes do 30.
EXEMPLO(S):
6:20 – It is six twenty ou It is twenty past six.
8:10 – It is eight ten ou It is ten past eight.
A expressão “a quarter” é usada para indicar um quarto de hora, ou seja, 15 minutos.
EXEMPLO(S):
3:15 – It is three fifteen ou It is a quarter past three.
8:15 – It is eight fifteen ou It is a quarter past eight.
A expressão “half past” é usada para indicar meia hora, 30 minutos.
EXEMPLO(S):
8:30 – It is eight thirty ou It is half past eight.
11:30 – It is eleven thirty ou It is half past eleven.
Note que depois dos 30 minutos, em vez da expressão “past”, utilizamos o “to”.
EXEMPLO(S):
8.45 – It is eight forty-five ou It is a quarter to nine.
8.50 – It is eight fifty ou It is ten to nine.
Utilizamos as expressões a.m. E p.m. Para indicar quando o horário em inglês ocorre antes ou depois de meio-dia.
A.m. – antes do meio-dia
P.m. – depois do meio-dia
EXEMPLO(S):
9:00 – It’s nine a.m. Ou It’s nine o’clock in the morning. (São nove da manhã.)
10:00 – It’s ten p.m. Ou It’s ten o’clock in the evening. (São dez da noite.)
Disponível em encurtador.com.br/mxEFN. Acesso em 27 jun. 2022.
__________SUGESTÃO DE APRENZAGEM_________________
Questão 01 – Como primeira atividade, vamos revisar os números em inglês.
Resposta: 17 – seventeen; 45 – forty-five; 10 – ten; 13 – thirteen; 8 – eight; 29 – twenty-nine; 36 – thirty-six; 4 – four; 12 – twelve; 20 – twenty; 57 – fifty-seven; 60 – sixty.
Questão 02 – Escreva as horas em inglês.
a) 7:00
It’s seven o’clock.
b) 5:10
It’s five ten – It’s ten past five.
c) 7:50
It’s seven fifty – It’s ten to eight.
d) 8:55
It’s eight fifty-five; It’s five to nine.
e) 10:30
It’s ten thirty; It’s half past ten; It’s ten and a half.
Disponível em encurtador.com.br/mxEFN. Acesso em 27 jun. 2022.
Questão 03 – Escreva os numerais que representam as horas informadas em inglês.
a) It’s a quarter to ten.
9:45
b) It’s half past seven.
7:30
c) It’s eleven o’clock.
11:00
d) It’s a quarter past five.
5:15
e) It’s eight ten.
8:10
Disponível em encurtador.com.br/mxEFN. Acesso em 27 jun. 2022.
Questão 04 – Agora é hora de exercitar com os/as colegas o que você aprendeu! Utilize o diálogo, a seguir, como modelo, substituindo os pontinhos (….) Por suas informações pessoais.
Resposta pessoal.
Questão 05 – Como sugestão de atividade extra, propomos um game, no qual o/a professor/a irá comandar um BINGO, utilizando os números cardinais ou horários da rotina do/a estudante na escola, como a hora da entrada, a hora do recreio, por exemplo. Deixamos essa cartela como sugestão, mas sinta-se à vontade de adaptar este material conforme sua realidade escolar.
Resposta pessoal.
Disponível em encurtador.com.br/eCNV8. Acesso em 27 jun. 2022.
Imersão Curricular
AULA 09 – ENGLISH
Professor/a, como sugestão para as próximas aulas, falaremos sobre a inserção do/a jovem no mundo do trabalho. Focaremos na leitura e interpretação de texto, assim como revisar o SIMPLE PRESENT, tempo verbal que vimos anteriormente nas aulas 05 e 06, bem como debater e compartilhar ideias que norteiam esse tema.
__________SUGESTÃO DE APRENZAGEM_________________
Questão 01 – A partir da leitura do cartum, a seguir, escreva o que se pede.
a) De acordo com o cartum, quanta experiência o homem possui?
Resposta: Muita experiência.
b) Na sua opinião, o que é necessário levar em consideração na escolha de uma carreira? Por quê?
Resposta pessoal.
c) Quais são suas aspirações profissionais?
Resposta pessoal.
Questão 02– O que você precisa considerar ao encontrar um emprego? Classifique os seguintes itens de 1 (extremamente importante) a 7 (não muito importante).