Semana 26 – Educação Física – 3ª Série – Práticas corporais e cultura corporal - 01/09/2021

01 de setembro de 2021

Leia o fragmento do texto a seguir

Brasília: roteiro de passeios
Brasília é aquele lugar perfeito para planejar
uma viagem de última hora. Nos fins de semanas e
feriados, você sempre encontrará passagens aéreas
para Brasília (porque estará viajando no
contrafluxo), e os hotéis ficam repentinamente
abordáveis, já que políticos e executivos estão fora
da cidade.
A melhor época vai de abril a junho, quando
o tempo é firme, a cidade ainda está verde por causa
das chuvas recentes, e a fase da secura extrema
(agosto-outubro) ainda não chegou.
Brasília é uma cidade linda, com urbanismo e
arquitetura singulares. Mesmo que aqui e ali o plano
original tenha sido maculado, Brasília deve ser a
nossa cidade histórica – isso mesmo, cidade

histórica – mais bem preservada. […]
Mesmo com a subida à Torre interditada, por
conta de obras de requalificação, a Torre de TV
merece uma paradinha no seu circuito. Ao pé da
Torre funciona uma feira de artesanato e comida,
com botequins que servem pratos típicos de várias
regiões brasileiras. De sexta a domingo a feira
funciona a pleno vapor. […]
Na margem do Paranoá oposta ao Plano
Piloto, este é o trecho mais gostoso à beira do Lago
Paranoá. Dá para caminhar pelo calçadão,
apreciando o movimento dos barcos, veleiros e
surfistas stand-up; bares e restaurantes. […] A
sensação é a de estar num parque, não num shopping
a céu aberto. O lugar é concorrido ao entardecer e nos
fins de semana.


Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI421. Acesso em: 30 abr. 2021

ATIVIDADE 01

O texto “Brasília: roteiro de passeios” trata-se de


(A) anúncio publicitário, tendo como objetivo convencer o leitor a visitar a cidade.
(B) notícia, pois visa informar os acontecimentos da cidade.
(C) reportagem, tendo como foco informar e estimular o leitor a criar uma opinião sobre o lugar.
(D) artigo de opinião, pois visa opinar e persuadir o leitor.
(E) editorial, tendo como função social emitir um parecer com o olhar do veículo de comunicação.

ATIVIDADE 02

A dança inclusiva desenvolve várias capacidades físicas, entre elas temos a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade. Para desenvolver e aprimorar essas e outras capacidades físicas, qual a metodologia utilizada?


(A) Aulas teóricas, aulas práticas e apresentações artísticas.
(B) Treinos físicos diários com ensaios constantes e exaustivos.
(C) Exercícios de relaxamento, alongamento, fortalecimento muscular e sequências coreográficas.
(D) Testes para seleção dos dançarinos mais aptos e talentosos formando um grupo homogêneo.
(E) Nenhuma alternativa está certa.

ATIVIDADE 03

A convivência em grupo com a reavaliação de valores, crenças e atitudes pessoais e sociais em elação à pessoa com deficiência, são objetivos da dança inclusiva. Quais são os benefícios físicos e emocionais que a dança pode promover para uma pessoa deficiente?


(A) As pessoas com deficiência se tornam mais fortes fisicamente e mais disciplinadas.
(B) Acontece o desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória e o aumento da concentração.
(C) As pessoas se tornam mais ativas e aptas para o trabalho, sendo mais responsáveis.
(D) Aprimora a autoimagem, a consciência corporal, a criatividade e a habilidade de se expressar.
(E) Nenhuma alternativa está certa

ATIVIDADE 04

A dança permite trabalhar aspectos como a criatividade, musicalidade, socialização e consciência corporal. Dessa forma, como a dança pode ajudar em relação à nossa saúde física e mental?


(A) Aumenta a frequência cardíaca e respiratória, aumenta nossa disposição e energia, combatendo a ansiedade e a depressão.
(B) Promove desenvolvimento da massa muscular levando ao aumento da força e da autoestima.
(C) Aumenta a capacidade do corpo de se adaptar a condições de estresse e pressão emocional.
(D) Desenvolve o senso crítico para apresentações de dança, teatro e música.
(E) Nenhuma alternativa está certa.

Educação Física

Programa Seduc em Ação, transmitido pela TV Brasil Central – videoaula de Educação Física referente à semana 26.