Semana 06 – História – 1ª Série – Impérios Teocráticos de Regadio - 12/04/2022

12 de abril de 2022

ATIVIDADE 01    

Acesse nosso Painel interativo com a plataforma Jamboard, disponível no link https://cutt.ly/jS6Dktp, e lance seus conhecimentos prévios sobre o “Crescente Fértil”, a partir da observação do mapa a seguir.

Disponível em: https://cutt.ly/qDc7KNP. Acesso em: 28 mar. 2022.

ATIVIDADE 02 

(ENEM/2018-adaptada) Examine o discurso que segue.

Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”.

AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. das Letras. 1995 (adaptado).

Qual elemento orientou a decisão do califa Al-Mansur (754-775) de construir Bagdá nesse local?

ATIVIDADE 03 

(ENEM/2020-adaptada) Leia os textos, a seguir, para responder à atividade.

TEXTO I

TEXTO II

Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador do Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O nome de Hamurabi permanece indissociavelmente ligado ao código jurídico tido como o mais remoto já descoberto: O Código de Hamurabi. O legislador babilônico consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos.

Disponível em: www.direitoshumanos.usp.br. Acesso em: 12 fev. 2013 (adaptado).Discuta o sentido das leis contidas no Código de Hamurabi nesse contexto de organização da vida social.

ATIVIDADE 04 

Observe a imagem a seguir.

A religião foi muito importante para a manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses pelo Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó.

Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. São Paulo: Scipione, 2001. p. 44.

Caracterize a religião no Egito Antigo a partir do poder dos Faraós.