Semana 07 – História – 2ª Série – Estado Moderno - 19/04/2022

19 de abril de 2022

ATIVIDADE 01 

Observe o trailer do filme “Elizabeth: The Golden Age Official Trailer #1 – (2007) HD legendado”, disponível em https://youtu.be/vYjMvv5gnc8, para responder à próxima atividade.

ATIVIDADE 02    

Acesse nosso Painel Interativo com a plataforma Jamboard, disponível no link https://cutt.ly/XFEne2i, e lance seus conhecimentos prévios sobre “Monarquias Absolutistas”.

Disponível em: https://cutt.ly/XFEne2i.  Acesso em: 12 abr. 2022.

ATIVIDADE 03 

Leia os textos, a seguir, para responder à próxima atividade.

TEXTO I

Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.

ARRUDA, J. J. A. Perspectivas da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).

TEXTO II

A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.

HILL, C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).

(ENEM/2021-adaptada) Apresente as diferenças entre a concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II da concepção do Texto I.

ATIVIDADE 04 

(ENEM/2021-adapatada) Leia o texto a seguir.

Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão –1789

“Os representantes do povo francês, tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres; a fim de que as reivindicações dos cidadãos, fundadas em princípios simples e incontestáveis, se dirijam sempre à conservação da Constituição e à felicidade geral.”

Disponível em: www.direitoshunanosusp.br. Acesso em: 7 jun. 2018. Adaptado.

Qual é a mudança social que esse documento, elaborado no contexto da Revolução Francesa, estabelece?