Semana 03 – História – 3ª Série – 1ª Guerra Mundial - 22/03/2022

22 de março de 2022

ATIVIDADE 01

Assista ao trailer do filme “1917” (Disponível em: https://youtu.be/_3gy6K7LXHg. Acesso em: 10 fev. 2022.). Caso possa e queira, assista na íntegra.

ATIVIDADE 02

Depois de assistir ao trailer do filme “1917” disponível em: https://youtu.be/_3gy6K7LXHg., construiremos um Painel Interativo, disponível em: http://gg.gg/xsdw1, comparando as perspectivas do diretor Sam Mendes (diretor do filme “1917”) com o trecho da carta escrita por um tenente francês em Verdun, morto por um projéctil de artilharia, escreveu no seu diário a 23 de Maio de 1916:

“A humanidade é louca! Deve ser louca para fazer o que está fazendo. Que massacre! Que cenas de horror e carnificina. Não consigo encontrar palavras para traduzir minhas impressões. O inferno não pode ser tão terrível. Os homens estão loucos!” (Tenente francês, pouco antes de morrer, vítima da guerra.)

Disponível em https://cutt.ly/5Sy04J7   Aceso em 16 de março de 2022.

ATIVIDADE 03

Observe a imagem a seguir.

Disponível em https://cutt.ly/EA8LPyT Acesso em 14 de março de 2022

Considere o cartaz produzido durante a Primeira Guerra Mundial (1914- 1918), lançado em 1918 nos Estados Unidos pela Associação Cristã de Moças (Y.W.C.A.). No cartaz está escrito: “Para cada soldado, uma mulher trabalhadora – Apoie nossa segunda linha de defesa (Y.W.C.A.) – YWCA é uma organização social orientada ao desenvolvimento de oportunidades para as mulheres em relação a postos de poder e liderança, YWCA não discrimi­na por motivos raciais ou de gênero. A primeira destas organizações foi criada no Reino Unido no ano 1865.

Considerando esse documento, os conhecimentos sobre a Primeira Guerra Mundial, comente a condição das mulheres no mundo do trabalho na virada do século XIX para o século XX.

Legenda: Para cada lutadora…A mulher trabalhadora… Campanha para o Trabalho Unido da Guerra… De volta nossa segunda linha de defesa… Campanha para o Trabalho Unido da Guerra.

ATIVIDADE 04 

Como foi a abordagem do Enem de 2014 sobre este tema?

Três décadas – de 1884 a 1914 – separam o século XIX – que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa – do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

(A) difundiu as teorias socialistas.
(B) acirrou as disputas territoriais.
(C) superou as crises econômicas.
(D) multiplicou os conflitos religiosos.
(E) conteve os sentimentos xenófobos.