Semana 22 – Inglês – 3ª Série – News - 04/08/2021

04 de agosto de 2021

ATIVIDADE 01

Leia o texto a seguir.

O melhor do namoro, claro, é o ridículo. Vocês dois no telefone:
— Desliga você.
— Não, desliga você.
— Você.
— Você.
— Então vamos desligar juntos.
— Tá. Conta até três.

— Um… Dois… Dois e meio…
Ridículo agora, porque na hora não era não. Na hora nem os apelidos secretos que vocês tinham um para o outro, lembra? Eram ridículos. Ronron.
Suzuca. Alcizanzão. Surusuzuca. Gongonha
(Gongonhal) Mamosa. Purupupuca…
Não havia coisa melhor do que passar tardes inteiras num sofá, olho no olho, dizendo:
— As dondozeira ama os dondozeiro?

— Ama.
— Mas os dondozeiro ama as dondozeira mais do que as dondozeira ama os dondozeiro.
Na-na-não. As dondozeira ama os dondozeiro mais do que
, etc.
E, entremeando o diálogo, longos beijos, profundos beijos, beijos mais do que de línguas, beijos de amígdalas, beijos catetéricos. Tardes inteiras.
Confesse: ridículo só porque nunca mais.
Depois de ridículo, o melhor do namoro são as
brigas. Quem diz que nunca, como quem não quer
nada, arquitetou um encontro casual com a ex ou o ex só para ver se ela ou ele está com alguém, ou para fingir
que não vê, ou para ver e ignorar, ou para dar um abano amistoso querendo dizer que ela ou ele agora significa
tão pouco que podem até ser amigos, está mentindo.
Ah, está mentindo.
E melhor do que as brigas são as reconciliações.
Beijos ainda mais profundos, apelidos ainda mais lamentáveis, vistos de longe. A gente brigava mesmo era para se reconciliar depois, lembra? Oito entre dez namorados transam pela primeira vez fazendo as pazes.
Não estou inventando. O IBGE tem as estatísticas.

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Correio Braziliense, 13 jun. 1999.

No texto, considera-se que o melhor do namoro é o ridículo associado:

(A) às brigas por amor.
(B) às mentiras inocentes.
(C) às reconciliações felizes.
(D) aos apelidos carinhosos.
(E) aos telefonemas intermináveis

ATIVIDADE 02

Leia o texto a seguir.

Lembretes para o vestibulando

  1. Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilíbrio físico e mental, já que você deverá se concentrar nas questões por um longo período de tempo.
  2. Antes da prova, alimente-se com moderação, dando preferência a alimentos naturais e leves, de digestão fácil.
  3. Não estude na véspera da prova. Dê preferência a atividades que ajudem no relaxamento e vá dormir mais cedo.
  4. Programe-se para chegar com bastante antecedência ao lugar da prova e evitar, assim, momentos de ansiedade.
  5. Durante a prova, dê preferência à resolução imediata das questões que lhe pareçam mais simples.
  6. Ao final da prova, não deixe de conferir se respondeu a todas as questões e se transferiu todas as respostas para a folha indicada.

De acordo com o texto, o vestibulando deve

(A) alimentar-se moderadamente, chegar na hora e conferir as respostas.
(B) alimentar-se moderadamente, chegar com antecedência e resolver antes as questões mais simples.
(C) manter o equilíbrio físico e mental, estudar
bastante e controlar a ansiedade.
(D) dormir bem, resolver antes as questões mais difíceis e conferir as respostas.
(E) Nenhuma alternativa está correta.

ATIVIDADE 03

Leia o texto a seguir.

E o rap virou escola

Gilberto Dimenstein

Surge, em São Paulo, uma nova versão da
escola de lata. Desta vez, vem equipada com uma
mesa de som de 16 canais, dez caixas de som, três
microfones sem fio, um telão de 41 polegadas,
iluminação e palco. Montada sobre rodas, é
ambulante e percorre a periferia da cidade.
Começou nesta semana a funcionar, naquela

unidade móvel, a “Escola de Rap”, com shows e
oficinas de música. Seu professor, Antônio Luiz
Júnior, de 29 anos, cresceu nas redondezas da favela
de Heliópolis. Depois de trabalhar como office-boy
e como ajudante de pedreiro, conseguiu entrar numa
faculdade privada, mas teve de abandoná-la por falta
de dinheiro. Boa parte de seus amigos hoje estão
presos no Carandiru – ele preferiu o caminho da
educação musical alternativa, fazendo de um
caminhão uma sala de aula.
Destaque da atual geração de rappers, virou

estrela do mundo hip hop paulistano e ganhou o
apelido de “Rappin Hood”, numa alusão a Hobin
Hood. “Só não caí nas drogas e no crime por causa
do rap”, conta.
Com o apoio da gravadora Trama e da Secretaria
Municipal da Cultura, ele, acompanhado de DJs e
rappers, deu a aula inaugural de seu curso no
domingo passado, no Capão Redondo, um dos
bairros mais violentos do Brasil. Diante de um
a
plateia de 200 crianças e adolescentes, ensinou a
batida rapper, comentou as letras das músicas,
mostrou os recursos tecnológicos e, ao mesmo
tempo, levantou questionamentos políticos e sociais.
Grupos locais são, então, convidados a fazer suas
apresentações.
Rappin Hood sabe que, na paisagem da periferia,
quase não há horizonte para os jovens, e a música
torna-se um elemento na construção da auto-estima.

Ele próprio passou muito tempo sem acreditar em seu
talento. Uma de suas alavancas foi Mano Brown,
vocalista do grupo Racionais MC’s, que, ao perceber
a sua indecisão, lhe disse: “Você é um dos nossos”.
Para muitos, na periferia, a música é uma das poucas
chances de sonhar com dinheiro. “É lógico que nem
todo mundo que sabe fazer rap consegue ganhar
dinheiro. Conheci muita gente boa que não teve
oportunidade. Mas pelo menos fazemos da música
um jeito de sonhar – o que, na periferia, já é muita
coisa”.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/urbanidade/gd130602.htm. Acesso em: 15 jul. 2021.

Segundo o texto, quem é o destaque da atual geração de rappers?

(A) Robin Hood.
(B) Mano Brown.
(C) Rappin Hood.
(D) DJs e rappers.
(E) Racionais MC’s.

ATIVIDADE 04

(SPAECE) Leia o texto a seguir.

Quadrilha

Carlos Drummond de Andrade

João amava Teresa que amava Raimundo que
amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que
não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o
convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou
para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J.
Pinto Fernandes que não tinha entrado na história

Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm.html. Acesso em: 15 jul. 2021.

De acordo com esse texto, a personagem Lili

(A) casou-se com Joaquim.
(B) casou-se com J. Pinto.
(C) foi para o convento.
(D) morreu de desastre.
(E) suicidou-se por causa de tristeza.

Inglês

Programa Seduc em Ação, transmitido pela TV Brasil Central, videoaula referente à semana 22.