//= NETESCOLA ?>
//= NETESCOLA_URL_THEME ?>
//= NETESCOLA ?>
//= NETESCOLA_URL_THEME ?>
Semana 09 – Língua Portuguesa – 3ª Série – Manifestações Literárias - 02/05/2022
02 de maio de 2022
Leia o texto, a seguir, e responda às atividades 01 e 02.
TEXTO I
Cidadezinha Qualquer
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar… as janelas olham.
Êta vida besta, meu Deus.
Carlos Drummond de Andrade
Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI925. Acesso em: 28 abr. 2022
ATIVIDADE 01
“Um homem vai devagar. / Um cachorro vai devagar. / Um burro vai devagar. /Devagar… as janelas olham.”
Nesses versos, é possível observar a coesão, já que estabelecem em relação aos fatos uma ideia de
(A) pausa.
(B) descontinuidade.
(C) sequência.
(D) esquecimento.
(E) velocidade.
ATIVIDADE 02
“Êta vida besta, meu Deus.”
No verso, a expressão destacada evidencia o uso da linguagem
(A) padrão.
(B) coloquial.
(C) lírica.
(D) épica.
(E) formal.
Leia o texto, a seguir, e responda às atividades 03 e 04.
TEXTO II
Triste Partida
Setembro passou
Outubro e novembro
Já tamo em dezembro
Meu Deus, que é de nós
(Meu Deus, meu Deus)
Assim fala o pobre
Do seco nordeste
Com medo da peste
Da fome feroz
(Ai, ai, ai, ai)
A treze do mês
Ele fez experiência
Perdeu sua crença
Nas pedra de sal
(Meu Deus, meu Deus)
Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI926. Acesso em: 28 abr. 2022.
ATIVIDADE 03
Os meses citados no primeiro verso, quanto à coerência e coesão, dão ideia de uma sequência
(A) espacial.
(B) temporal.
(C) circunstancial.
(D) intensificada.
(E) duvidosa.
ATIVIDADE 04
“Já tamo em dezembro Meu Deus, que é de nós.”
No verso, a forma em que o verbo foi escrito, podemos dizer que se trata de uma variedade linguística
(A) padrão.
(B) formal.
(C) informal.
(D) Histórica.
(E) social.
ATIVIDADE 05
Leia o folder a seguir.
Com base no texto, discorra sobre a importância da literatura de cordel.
//= NETESCOLA_URL_THEME ?>