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Língua Portuguesa – Aula 1 – 1ª Série – Recomposição das Aprendizagens - 14/02/2022
14 de fevereiro de 2022
Leia o fragmento do artigo “Gestão da população que vive nas ruas”, de Felipe Sabará, para responder às atividades 01 e 02.
TEXTO I
[…]
O contingente de pessoas em situação de rua é maior do que o número de habitantes da maioria das cidades do estado de São Paulo. Segundo o novo Censo da Prefeitura, divulgado poucos dias antes de a cidade completar 468 anos, são quase 32 mil pessoas nas ruas, contando apenas quem pernoita ao relento, com crescimento de mais de 31% em relação a 2019. Mas, se levarmos em consideração os que ficam o tempo todo na rua, o aumento registrado pelo censo é ainda maior: 54%.
Felipe Sabará. Correio Braziliense – 03/02/2022.
ATIVIDADE 01
Na frase, “Mas, se levarmos em consideração os que ficam o tempo todo na rua…” a conjunção destacada estabelece uma relação de
(A) adição.
(B) explicação.
(C) oposição.
(D) conclusão.
(E) alternância.
ATIVIDADE 02
No trecho “…o aumento registrado pelo censo é ainda maior: 54%. O advérbio destacado estabelece uma relação de
(A) lugar.
(B) tempo.
(C) negação.
(D) modo.
(E) intensidade.
Leia o fragmento do artigo “Gestão da população que vive nas ruas”, de Felipe Sabará, para responder às atividades 03, 04 e 05.
TEXTO II
[…]
Assim, como os temas clássicos de interesse da população em geral, trabalho, moradia e saúde são questões também latentes para os moradores de rua, ainda que em circunstâncias particulares. E, face às mudanças contemporâneas do mundo do trabalho, poucas alternativas produtivas restam para a população que sobrevive das ruas. No entanto, embora empregos formais praticamente não existam e subempregos sejam esporádicos, observa-se que a rua ainda é a alternativa de busca de sobrevivência para uma parcela significativa da população.
Felipe Sabará. Correio Braziliense – 03/02/2022.
ATIVIDADE 03
No trecho “Assim, como os temas clássicos de interesse da população em geral, trabalho, moradia e saúde são questões também latentes para os moradores de rua…” A palavra destacada estabelece uma relação de
(A) inclusão.
(B) exclusão.
(C) explicação.
(D) conclusão.
(E) alternância.
ATIVIDADE 04
No trecho: “No entanto, embora empregos formais praticamente não existam e subempregos sejam esporádicos…” a seguir, a conjunção destacada, estabelece uma relação de oposição, contraste. A conjunção que substituiria “No entanto”, sem prejuízo de sentido é
(A) mas também.
(B) pois.
(C) portanto.
(D) porém.
(E) porque.
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