Semana 03 – Língua Portuguesa – 1ª Série –Recursos linguísticos e multissemióticos - 25/03/2022
25 de março de 2022
Leia o fragmento de uma resenha sobre o filme Coringa, lançado em 2019, e responda às atividades 01 e 02.
TEXTO I
“Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. […]
Aguardado há algum tempo, Coringa chega com muitas filas e sessões lotadas nos cinemas. Mas não espere ver um filme de super-herói tradicional. Nada de ficção. Muita realidade, numa cidade sem regras, com um povo transgressor e censura de 16 anos.
Sem qualquer referência aos outros filmes, essa é uma história original. Em que você é jogado na vida de Arthur com tanta precisão, que fica preso a ela por 2h02. Sem perceber. […]
Toddy Phillips, o diretor, nos apresenta um filme tenso, com trilha sonora em violoncelo dissonante. […]
A construção de Arthur em Coringa é um exemplo do que um bom roteiro é capaz de fazer. Ele não nasceu pronto. […]
Coringa é perturbador. Comovente. Fantástico. O melhor trabalho de Joaquin Phoenix.
No fim de semana de estreia, nos EUA, arrecadou mais de US$ 93 milhões. E lá tem um público limitado, pois a censura é 18 anos.
ATIVIDADE 01
A ideia principal apresentada no fragmento é sobre
(A) o palhaço que trabalha em uma agência de talentos.
(B) problemas mentais de Arthur Fleck.
(C) o sucesso de bilheteria do lançamento do filme Coringa.
(D) a censura de 16 anos para o longa-metragem.
(E) uma história original que descarta referências.
ATIVIDADE 02
Há uma opinião em
(A) “Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos […]”.
(B) “ […] toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais”.
(C) “Aguardado há algum tempo, Coringa chega com muitas filas e sessões lotadas nos cinemas”.
(C) “Muita realidade, numa cidade sem regras, com um povo transgressor e censura de 16 anos”.
(D) “No fim de semana de estreia, nos EUA, arrecadou mais de US$ 93 milhões.”
(E) “A construção de Arthur em Coringa é um exemplo do que um bom roteiro é capaz de fazer”.
Leia, a seguir, o fragmento da análise do filme Coringa e responda às atividades 03, 04 e 05.
TEXTO II
Aguardado há algum tempo, Coringa chega com muitas filas e sessões lotadas nos cinemas. Mas não espere ver um filme de super-herói tradicional. Nada de ficção.
[…]
Aos poucos somos levados ao início de Batman, pois o candidato à Prefeitura de Gohan, provocador do levante do povo oprimido, é nada mais nada menos do que Thomas Wayne, pai de Bruce. […]
ATIVIDADE 03
“Coringa chega com muitas filas e sessões lotadas nos cinemas. Mas não espere ver um filme de super-herói tradicional”.
No trecho, as conjunções destacadas estabelecem relações de
(A) explicação e contraste.
(B) adição e oposição.
(C) adição e conclusão.
(D) oposição e adição.
(E) oposição e conclusão.
ATIVIDADE 04
“Aos poucos somos levados ao início de Batman, pois o candidato à Prefeitura de Gohan […]”. No trecho, temos uma conjunção
(A) aditiva.
(B) adversativa.
(C) conclusiva.
(D) explicativa.
(E) alternativa.
ATIVIDADE 05
Vamos argumentar? Leia a conclusão da resenha.
“A construção de Arthur em Coringa é um exemplo do que um bom roteiro é capaz de fazer. Ele não nasceu pronto. […]
Coringa é perturbador. Comovente. Fantástico. O melhor trabalho de Joaquin Phoenix.”
Ao levar em consideração a conclusão da resenha, você assistiria ao filme? Justifique sua resposta.