Semana 13 – Língua Portuguesa – 3ª Série – Categorias Sintáticas, Coordenação e Subordinação. Construção de Sentidos a Partir de Textos Verbais e não Verbais. - 30/05/2022

30 de maio de 2022

Leia o texto I, a seguir, e responda às atividades 01 e 02.

TEXTO I

                   Preconceito etário

Quando fazemos a pergunta “você tem preconceito com pessoas mais novas ou mais velhas?”, a maioria responde categoricamente que não. Muitas vezes, pode até parecer um questionamento estranho, porque estamos o tempo todo lidando com gente de várias idades. Mas, quando paramos para analisar as relações dentro das empresas, que reúnem gerações diferentes, alguns aspectos dessa questão vêm à tona. […]

NASCIMENTO, José Carlos. Preconceito etário. Correio Brasiliense, 25 maio 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI988. Acesso em: 27 maio 2022.ATIVIDADE 01

ATIVIDADE 01

“Quando fazemos a pergunta ‘você tem preconceito com pessoas mais novas ou mais velhas?’ […]”. No trecho, temos

(A) uma oração e o período é simples.
(B) duas orações e o período composto.
(C) três orações e o período é composto.
(D) quatro orações e o período é composto.
(E) nenhuma oração, apenas uma frase.

ATIVIDADE 02

“Muitas vezes, pode até parecer um questionamento estranho, porque estamos o tempo todo lidando com gente de várias idades.”

No período, a conjunção destacada estabelece uma

(A) adição ao assunto da oração anterior.
(B) conclusão ao assunto da oração anterior.
(C) explicação ao assunto da oração anterior.
(D) alternância em relação à oração anterior.
(E) oposição em relação à oração anterior.

Leia o texto II, a seguir, e responda às atividades 03 e 04.

TEXTO II

[…] Segundo pesquisa do Infojobs, 70% dos
profissionais brasileiros acima dos 40 anos já
sofreram preconceito por causa da idade. […]
[Portanto,] as diferenças geracionais sempre
existiram e sempre vão existir. O ponto aqui não é
eliminá-las, mas trabalhar para que os aspectos
positivos dessas diferenças favoreçam o
desenvolvimento de todos os envolvidos […].

NASCIMENTO, José Carlos. Preconceito etário. Correio Brasiliense, 25 maio 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI988. Acesso em: 27 maio 2022. (adaptado)

ATIVIDADE 03

A opinião do autor do texto gira em torno da temática de

(A) conflito de gerações.
(B) relações dentro das empresas.
(C) discriminação em relação às idades.
(D) eliminar as diferenças etárias.
(E) reunião de gerações diferentes.

ATIVIDADE 04

“Portanto, as diferenças geracionais sempre existiram e sempre vão existir.”
O termo destacado, uma conjunção conclusiva, pode ser substituído sem prejuízo de sentido por

(A) por conseguinte.
(B) mas também.
(C) porém.
(D) no entanto.
(E) contudo.

ATIVIDADE 05

Leia os textos III e IV a seguir.

TEXTO III

Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI996. Acesso em: 28 abr.
2022

TEXTO IV

(ENEM, 2015)

Rede social pode prever desempenho profissional, diz pesquisa

Pense duas vezes antes de postar qualquer item em seu perfil nas redes sociais. O conselho, repetido à exaustão por consultores de carreira por aí, acaba de ganhar um status, digamos, mais científico. De acordo com resultados da pesquisa, uma rápida análise do perfil nas redes sociais pode prever o desempenho profissional do candidato a uma oportunidade de emprego. […] Após checar fotos, postagens, número de amigos e interesses por 10 minutos, o trio considerou itens como consciência, afabilidade, extroversão, estabilidade emocional e receptividade. Seis meses depois, as impressões do grupo foram comparadas com a análise de desempenho feita pelos chefes dos jovens que tiveram seus perfis analisados. Os pesquisadores encontraram uma forte correlação entre as características descritas a partir dos dados da rede e o comportamento dos universitários no ambiente de trabalho.

Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado)

Comparando os Textos III e IV, quanto ao assunto, aborda-se sobre

(A) a facilidade de interação nas redes sociais na contemporaneidade.
(B) a análise de perfis tendo como base as redes sociais.
(C) a omissão de dados pessoais através das redes sociais.
(D) redes sociais e entretenimento e opções de lazer para os jovens.
(E) o excesso do uso de redes sociais na atualidade.