Semana 15 – História – 2ª Série – Colonização Do Brasil: O Início Da História De Goiás - 14/06/2022
14 de junho de 2022
ATIVIDADE 01
(ENEM-2015-Adaptada) Leia o texto a seguir.
A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e essa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.
GÂNGAVO, P M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado)
A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada demonstra a
(A) simplicidade da organização social das tribos brasileiras.
(B) dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização.
(C) superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena.
(D) incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.
(E) dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.
ATIVIDADE 02
(ENEM-2021-Adaptada) Leia o texto a seguir. Eu, Dom João, pela graça de Deus, faço saber a V. Mercê que me aprouve banir para essa cidade vários ciganos – homens, mulheres e crianças – devido ao seu escandaloso procedimento neste reino. Tiveram ordem de seguir em diversos navios destinados a esse porto, e, tendo eu proibido, por lei recente, o uso da sua língua habitual, ordeno a V. Mercê que cumpra essa lei sob ameaça de penalidades, não permitindo que ensinem dita língua a seus filhos, de maneira que daqui por diante o seu uso desapareça.
TEIXEIRA, R. C. História dos ciganos no Brasil. Recife: Núcleo de Estudos Ciganos, 2008.
A ordem emanada da Coroa portuguesa para sua colônia americana, em 1718, apresentava um tratamento da identidade cultural pautado em
(A) converter grupos infiéis à religião oficial.
(B) suprimir formas divergentes de interação social.
(C) evitar envolvimento estrangeiro na economia local.
(D) reprimir indivíduos engajados em revoltas nativistas.
(E) controlar manifestações artísticas de comunidades autóctones.
ATIVIDADE 03
(ENEM-2021-Adaptada) Leia os textos a seguir.
TEXTO I
TEXTO II