Semana 15 – História   – 2ª Série – Colonização Do Brasil: O Início Da História De Goiás - 14/06/2022

14 de junho de 2022

ATIVIDADE 01

(ENEM-2015-Adaptada) Leia o texto a seguir.

A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e essa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.

GÂNGAVO, P M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado)

A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada demonstra a

(A) simplicidade da organização social das tribos brasileiras.
(B) dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização.
(C) superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena.
(D) incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.
(E) dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.

ATIVIDADE 02

(ENEM-2021-Adaptada) Leia o texto a seguir. Eu, Dom João, pela graça de Deus, faço saber a V. Mercê que me aprouve banir para essa cidade vários ciganos – homens, mulheres e crianças – devido ao seu escandaloso procedimento neste reino. Tiveram ordem de seguir em diversos navios destinados a esse porto, e, tendo eu proibido, por lei recente, o uso da sua língua habitual, ordeno a V. Mercê que cumpra essa lei sob ameaça de penalidades, não permitindo que ensinem dita língua a seus filhos, de maneira que daqui por diante o seu uso desapareça.

TEIXEIRA, R. C. História dos ciganos no Brasil. Recife: Núcleo de Estudos Ciganos, 2008.

A ordem emanada da Coroa portuguesa para sua colônia americana, em 1718, apresentava um tratamento da identidade cultural pautado em

(A) converter grupos infiéis à religião oficial.
(B) suprimir formas divergentes de interação social.
(C) evitar envolvimento estrangeiro na economia local.
(D) reprimir indivíduos engajados em revoltas nativistas.
(E) controlar manifestações artísticas de comunidades autóctones.

ATIVIDADE 03

(ENEM-2021-Adaptada) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

EIGENHEER, E. M. Lixo: a limpeza urbana através dos tempos. Porto Alegre: Gráfica Palloti, 2009.

TEXTO II

A repugnante tarefa de carregar lixo e os dejetos da casa para as praças e praias era geralmente destinada ao único escravo da família ou ao de menor status ou valor. Todas as noites, depois das dez horas, os escravos conhecidos popularmente como “tigres” levavam tubos ou barris de excremento e lixo sobre a cabeça pelas ruas do Rio.

KARASCH, M. C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro, 1808-1850. Rio deJaneiro: Cia. das Letras, 2000.

A ação representada na imagem e descrita no texto evidencia uma prática do cotidiano nas cidades no Brasil nos séculos XVIII e XIX caracterizada pela

(A) valorização do trabalho braçal.
(B) reiteração das hierarquias sociais.
(C) sacralização das atividades laborais.
(D) superação das exclusões econômicas.
(E) ressignificação das heranças religiosas.

ATIVIDADE 04

Construa um mapa mental, tendo a COLONIZAÇÃO
DO BRASIL como tema central. Estabeleça causas,
desfechos, impactos e potências mundiais envolvidas.
Siga um dos exemplos propostos.

Segue exemplo para fazer no caderno ou carto

Disponível em: http://gg.gg/118bkl. Acesso em: 15 maio 2022.

Segue exemplo para fazer pelo app XMind (https://cutt.ly/ezBf9PK), arquive ou imprima em papel fotográfico A4 e fixe no seu mural.

Disponível em: https://cutt.ly/dzBhleB. Acesso em: 15 mar. 2022.