Semana 16 – Língua Portuguesa – 1ª Série – Gêneros Discursivos - 20/06/2022

20 de junho de 2022

Leia o texto, a seguir, e responda às atividades 01 a 05.     

Análise: YouTube, WhatsApp ou Facebook; onde está a desinformação?

As redes sociais são fundamentais para democratizar o acesso à informação, mas estão sujeitas a serem utilizadas para disseminar teorias da conspiração. É o caso da tal cidade perdida de Ratanabá, que nos leva a uma pergunta: “Quem quer acreditar nisso?”

            Há uma importante mudança em andamento em relação ao consumo de notícias, via redes sociais, no Brasil. Pela primeira vez, o You tube se tornou a principal forma de o brasileiro se informar nas plataformas digitais. Dados do recém-divulgado Digital News Report, do Instituto Reuters, apontam que o canal de vídeos do Google é o meio preferido para 43% dos entrevistados como fonte de informação.

Na sequência, aparecem WhatsApp (41%), Facebook (40%), Instagram (35%), Twitter (13%) e TikTok (12%) – a soma dá mais de 100% porque o entrevistado pode citar mais de uma rede.  […]

            Outro ponto que contribuiu foi o aumento de canais segmentados. Praticamente todo o tipo de assunto está lá. Basta pesquisar e encontrar o tema de interesse. E é justamente esse ponto que merece uma atenção especial, principalmente no que tange à disseminação de teorias da conspiração. Quer um exemplo recente? A tal cidade perdida no meio da Amazônia: Ratanabá. Nos últimos dias, a suposta revelação da civilização antiga de tecnologia avançada virou um dos assuntos mais comentados das redes sociais.

         […] Sabemos que a disseminação de notícias falsas não é um fenômeno novo. Sempre existiu, mas ganhou força com o avanço da tecnologia, já que permite que sejam acessadas e espalhadas em poucos minutos. O problema é sobre como atuar para evitar os estragos delas. E a melhor forma, na minha opinião, é trabalhar a contrainformação. […]

Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPI1068. Acesso em: 18 jun. 2022.

ATIVIDADE 01

As redes sociais são fundamentais para democratizar o acesso à informação, mas estão sujeitas a serem utilizadas para disseminar teorias da conspiração.”

No trecho destacado, temos

(A) período simples – 1 oração.
(B) período composto – 2 orações.
(C) período composto – 3 orações.
(D) período composto – 4 orações.
(E) período composto – 5 orações.

ATIVIDADE 02

As redes sociais são fundamentais para democratizar o acesso à informação, mas estão sujeitas a serem utilizadas para disseminar teorias da conspiração.”

No trecho, a conjunção destacada estabelece a ideia de

(A) soma
(B) explicação.
(C) contraste.
(D) conclusão.
(E) alternância.

ATIVIDADE 03

O assunto abordado no artigo de opinião é sobre o/a

(A) descoberta da cidade perdida: Ratanabá.
(B) disseminação das fakes news na internet.
(C) consumo de notícias através das redes sociais.
(D) preferência do canal de vídeos You Tube.
(E) tecnologia avançada da cidade perdida.

ATIVIDADE 04

“– a soma dá mais de 100% porque o entrevistado pode citar mais de uma rede.”

No trecho, a conjunção destacada estabelece a ideia de

(A) soma.
(B) oposição.
(C) alternância.
(D) explicação.
(E) conclusão.

ATIVIDADE 05

“Sempre existiu, mas ganhou força com o avanço da tecnologia, já que permite que sejam acessadas e espalhadas em poucos minutos”

No trecho, a expressão destacada dá ideia de

(A) causa.
(B) lugar.
(C) tempo.
(D) modo.
(E) dúvida.