Semana 29 – 1ª Série – Química e Educação Física – (20 de setembro de 2021) - 20/09/2021
➢ Segunda-feira – 21/09/2021
- Química – Aula na TBC – Funções Inorgânicas
- Educação Física – Aula na TBC – Contexto histórico da dança
Química
EIXO TEMÁTICO
➢ Interações intermoleculares e propriedades
físicas e químicas das substâncias
HABILIDADES
➢ Diferenciar dissociação de ionização.
➢ Definir ácidos e bases segundo Arrhenius.
Para essa aula é importante assistir à videoaula:
https://www.youtube.com/watch?v=82KoC37oFZk
– Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.
ATIVIDADE 01
(UFPA/2015) Considerando a equação química:
Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 + H2O
os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções:
(A) óxido, base, sal e óxido.
(B) sal, base, sal e hidreto.
(C) ácido, sal, óxido e hidreto.
(D) óxido, base, óxido e hidreto.
(E) base, ácido, óxido e óxido.
ATIVIDADE 02
(Cefet-PR/2014) Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções:
(A) ácido, base, óxido, ácido.
(B) sal, sal, base, ácido.
(C) ácido, base, base, sal.
(D) sal, óxido, base, ácido.
(E) ácido, base, sal, óxido.
ATIVIDADE 03
Uma substância pura é sólida em temperatura ambiente, apresenta elevadas temperaturas de fusão e de ebulição e conduz corrente elétrica tanto fundida como dissolvida em água. Indique a alternativa cuja substância apresenta as
propriedades citadas.
(A) SO3.
(B) SO2.
(C) NH3.
(D) H2SO4.
(E) Na2SO4.
Disponível em: http://gg.gg/vy3er. Acesso em: 08 ago. 2021.
ATIVIDADE 04
Relacione as fórmulas dos compostos inorgânicos com os seus respectivos nomes:
Educação Física
EIXO TEMÁTICO
➢ Dança – manifestações artísticas e culturais.
HABILIDADE
➢ Despertar o interesse por uma abordagem histórica das múltiplas variações da cultura corporal, como objeto de pesquisa e área de interesse social vinculada ao mundo do trabalho, de modo a inseri-la nesse universo como elemento humanizador das relações de trabalho.
Para essa aula é importante assistir às videoaulas:
Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.
ATIVIDADE 01
Nas civilizações antigas, como a egípcia ou a mesopotâmica, a dança tinha um caráter sagrado, sendo
mais uma forma de honrar os deuses. Esse tipo de dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão.
Como se chama esse tipo de dança?
(A) Danças Ancestrais.
(B) Danças Milenares.
(C) Danças Antigas.
(D) Danças Pré-históricas.
(E) Nenhuma alternativa está certa.
ATIVIDADE 02
Na Itália, por volta do século XV, surgiu a palavra “balleto”, com o casamento da Princesa Florentina Maria com o Rei da França, Henrique IV, esse tipo de dança chegou à França. Com o tempo esta dança ganhou destaque como arte digna a ser praticada pela corte. Hoje, como se chama essa dança tida como clássica e nobre?
(A) Bolero.
(B) Valsa.
(C) Tango.
(D) Balé.
(E) Nenhuma alternativa está certa.
ATIVIDADE 03
A dança é uma expressão artística que usa o corpo como instrumento, presente em todos os povos e culturas, podendo ser executada em grupo, duplas ou solos. Entre os diversos tipos de dança, qual seria a do Nordeste brasileiro, a qual é uma das Danças mais destacadas, e se caracteriza por uma fusão entre a Marcha, o Maxixe e passos da Capoeira.
(A) Kuarup.
(B) Axé.
(C) Rumba.
(D) Frevo.
(E) Nenhuma alternativa está certa.
ATIVIDADE 04
A dança indígena de forma semelhante à dança primitiva tem aspectos rituais e religiosos, podendo ser para celebrar acontecimentos, para marcar a puberdade, em rituais fúnebres ou para espantar doenças. Qual o nome de uma dança realizada pelos indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso, famosa e conhecida mundialmente?
(A) Kuarup.
(B) Axé.
(C) Rumba.
(D) Baião.
(E) Nenhuma alternativa está certa.