Semana 31 – História – 3ª Série – Redemocratização do Brasil II - 06/10/2021
06 de novembro de 2021
ATIVIDADE 01
(ENEM/2020-adapatada) Leia o texto a seguir.
É difícil imaginar que nos anos 1990, num país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso.
SORJ, B. A nova sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000 (adaptado).
Nesse contexto, a criticada postura dos governos diante da situação social do país coincidiu com a priorização de que medidas?
(A) Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais.
(B) Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares.
(C) Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial.
(D) Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento científico nacional.
(E) Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário.
ATIVIDADE 02
(ENEM/2019-adaptada) Leia a canção a seguir.
A cidade
E a situação sempre mais ou menos. Sempre uns com mais e outros com menos. A cidade não para, a cidade só cresce. O de cima sobe e o de baixo desce.
CHICO SCIENCE e Nação Zumbi. In: Da Lama ao Caos. Rio de Janeiro: Chaos; Sony Music, 1994 (fragmento).
A letra da canção do início dos anos 1990 destaca uma questão presente nos centros urbanos brasileiros que se refere ao/à
(A) déficit de transporte público.
(B) estagnação do setor terciário.
(C) controle das taxas de natalidade.
(D) elevação dos índices de criminalidade.
(E) desigualdade da distribuição de renda.
ATIVIDADE 03
ENEM/2020-adaptada) Leia o texto a seguir.
Declaração de Salamanca – 1994
Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 4 out. 2015.
Como signatário da Declaração citada, o Brasil comprometeu-se com a elaboração de políticas públicas educacionais que contemplem a
(A) criação de privilégios.
(B) contenção dos gastos.
(C) pluralidade dos sujeitos.
(D) padronização do currículo.
(E) valorização da meritocracia.
ATIVIDADE 04
(ENEM-PPL/2019-adaptada) Leia o texto a seguir.
O feminismo teve uma relação direta com o descentramento conceitual do sujeito cartesiano e sociológico. Ele questionou a clássica distinção entre o “dentro” e o “fora”, o “privado” e o “público”. O slogan do feminismo era: “o pessoal é político”. Ele abriu, portanto, para a contestação política, arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011 (adaptado).
O movimento descrito no texto contribui para o processo de transformação das relações humanas, na medida em que sua atuação
(A) subverte os direitos de determinadas parcelas da sociedade.
(B) abala a relação da classe dominante com o Estado.
(C) constrói a segregação dos segmentos populares.
(D) limita os mecanismos de inclusão das minorias.
(E) redefine a dinâmica das instituições sociais.
Programa Seduc em Ação, transmitido pela TV Brasil Central – videoaulas referentes à semana 31.