Semana 31 – Língua Portuguesa – 3ª Série – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. - 08/10/2021

08 de novembro de 2021

ATIVIDADE 01

(PAEBES-adaptada) Leia o texto a seguir.

Mariposas

Numa fábula árabe, as mariposas queriam entender sobre a luz. Elas desejavam saber o segredo de se sentirem tão fascinadas pela chama de uma vela. O que as deslumbrava?

Seria a luz ou o calor? Pediram a ajuda da mariposa-rainha. Depois de meditar sobre o assunto, ela aconselhou que cada uma, individualmente, procurasse encontrar a resposta.

Todas saíram procurando desvendar o mistério do fogo. Passado algum tempo, uma mariposa voltou cega de um olho, afirmando que havia chegado perto demais e que a luminosidade da vela a tinha ofuscado, e que continuava sem entender os mistérios da luz. Outra voltou com uma asa queimada, reconhecendo que sua experiência não fora satisfatória. Por séculos, as mariposas não entenderam por que a luz as extasiava tanto. Até que um dia uma voou na direção de uma lamparina com tanta determinação que morreu queimada. Nesse dia, a mariposa-rainha falou: “Somente esta mariposa conheceu o mistério do fogo, mas nós nunca saberemos”.

Moral: o encontro com o transcendente não pode ser contido na dimensão empírica. […]

Disponível em: http://wesleiorlandi.blogspot.com. Acesso em: 4 fev. 2011.

Qual é o objetivo comunicativo desse texto?

(A) Criticar uma conduta.
(B) Dar instruções.
(C) Noticiar um fato.
(D) Persuadir o leitor.
(E) Transmitir um ensinamento.

Disponível em: http://gg.gg/vmdz6. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 02

(SAERJ/2012) Leia o texto a seguir.

Qual é o órgão mais dispensável do corpo humano?

Se você der o azar de lesionar um órgão, torça para ser o baço. Ele tem lá suas funções, como remover os glóbulos vermelhos velhos demais e produzir parte dos anticorpos que nos protegem de vírus e bactérias. Mas dá para viver sem ele, o que não rola sem coração, pulmões, fígado, estômago, pâncreas ou intestino – sem os dois rins também não dá.

Quando alguém sofre uma pancada forte na barriga e danifica o baço a ponto de ele precisar ser removido, o fígado se encarrega da “limpeza” dos glóbulos vermelhos. Já a imunidade da pessoa fica debilitada com a menor produção de anticorpos.

MUNDO ESTRANHO. São Paulo: Abril, fev. 2008, p. 31.

O objetivo desse texto é

(A) dar uma informação de cunho científico.
(B) ensinar como evitar pancadas no corpo.
(C) explicar como se adquire imunidade.
(D) mostrar como funciona nosso corpo.
(E) oferecer ensinamentos sobre anticorpos.

ATIVIDADE 03

(SAEPE) Leia o texto a seguir.

Um grau a mais de qualidade de vida

Graças à tecnologia, as cirurgias de catarata têm hoje resultados altamente satisfatórios.

Pacientes que já passaram pela operação e ficaram com grau residual na visão podem “zerar” o problema com uma nova técnica, que consiste na implantação de lentes especiais. Elas são inseridas sobre as previamente existentes, que fazem o papel do cristalino danificado. Trata-se de upgrade, eliminando a necessidade de óculos. “A medicina foi em busca de uma solução apropriada para aqueles que implantaram originalmente lentes monofocais e que agora gostariam de obter mais qualidade de vida e independência do uso de óculos”, observa o oftalmologista Celso Boianovsky, especialista em catarata. Pacientes com lentes multifocais dispensam a correção.

REVISTA DO CORREIO. Correio Braziliense, 22 ago. 2010, p. 20

O objetivo desse texto é

(A) dar uma informação.
(B) descrever um experimento.
(C) ensinar um procedimento.
(D) fazer uma crítica.
(E) relatar um fato.

Disponível em: http://gg.gg/vmdz6. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 04

(SAEPE-adaptada) Leia o texto a seguir.

Esse texto é direcionado ao leitor para

(A) chamar sua atenção quanto a um perigo iminente.
(B) criticar um comportamento socialmente inadequado.
(C) informar a respeito de uma norma do código de trânsito.
(D) persuadir a adotar um determinado comportamento.
(E) sugerir que se visite o médico com regularidade.

Programa Seduc em Ação, transmitido pela TV Brasil Central – videoaulas referentes à semana 31.