Semana 32 – Biologia – 3ª Série – Relações Ecológicas - 20/10/2021

20 de outubro de 2021

ATIVIDADE 01

(FAG/2015) As esponjas desempenham papéis importantes em muitos habitats marinhos. A natureza porosa das esponjas as torna uma habitação ideal para vários crustáceos, equinodermos e vermes marinhos. Além disso, alguns caramujos e crustáceos têm, tipicamente, esponjas grudadas em suas conchas e carapaças, tornando-os imperceptíveis aos predadores.

Nesse caso, a esponja se beneficia por se nutrir de partículas de alimento liberadas durante a alimentação de seu hospedeiro. As relações ecológicas presentes no texto são

(A) protocooperação e competição.
(B) inquilinismo e protocooperação.
(C) inquilinismo e parasitismo.
(D) competição e predação.
(E) parasitismo e predação.

ATIVIDADE 02

(Unama-PA/2018) Os casos locais de raiva humana no Pará ocorrem, basicamente, por transmissão de morcegos hematófagos, os quais transmitem os agentes causadores da doença ao homem. A situação que existe entre os referidos seres e o homem é um típico exemplo de relação

(A) interespecífica do tipo predatismo.
(B) interespecífica do tipo parasitismo.
(C) intraespecífica do tipo canibalismo.
(D) intraespecífica do tipo competição.
(E) interespecífica do tipo comensalismo
.

ATIVIDADE 03

(ENEM/2013-adaptada) No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.

PETESSE, M. L.: PETRERE JR., M. Ciência Hoje, São Paulo, n. 293, v. 49. Jun. 2012 (adaptado).

Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo/a

(A) redução do fluxo gênico da espécie nativa.
(B) diminuição da competição intraespecífica.
(C) aumento da competição interespecífica.
(D) isolamento geográfico dos peixes.
(E) extinção de nichos ecológicos.

ATIVIDADE 04

(ENEM/2019) As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outra, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

Essa “ladroagem” está associada à relação de

(A) sinfilia.
(B) predatismo.

(C) parasitismo.
(D) competição.
(E) comensalismo.

Programa Seduc em Ação, transmitido pela TV Brasil Central – videoaulas referentes à semana 32.