Semana 34 – História – 3ª Série – Nova ordem Mundial/Globalização - 03/11/2021

03 de novembro 2021

ATIVIDADE 01

Assista ao documentário SURPLUS, disponível em: http://gg.gg/w9j0r, percebendo a crítica do filósofo John Zerzan à Globalização.

Disponível em: http://gg.gg/w9iz8. Acesso em: 18 jun. 2021.

ATIVIDADE 02

Estabeleça em seu caderno a crítica do filósofo John Zerzan à Globalização e à sociedade de consumo.

ATIVIDADE 03

Construa um mapa mental, tendo a Globalização como tema central. Estabeleça causas, desfechos, impactos e potências mundiais envolvidas. Siga um dos exemplos propostos. Segue exemplo para fazer no caderno ou cartolina.

Disponível em: https://cutt.ly/hzBhNDU. Acesso em: 15 abr. 2021.

Segue exemplo para fazer pelo app XMind, disponível em: https://cutt.ly/ezBf9PK, arquive ou imprima em papel fotográfico A4 e fixe no seu mural.

Disponível em: https://cutt.ly/dzBhleB Acesso em: 15 abr. 2021.

ATIVIDADE 04

(FUVEST/2020-adaptada) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

É de grande relevância aqui o fato de que uma grande proporção do trânsito de internet do mundo passa pelos Estados Unidos […]
Isso significa que a NSA (a agência de segurança nacional dos EUA) poderia acessar uma quantidade alarmante de ligações telefônicas simplesmente escolhendo as instalações certas.
O que é ainda mais inacreditável: essas instalações não passam de alguns prédios, conhecidos como “hotéis de telecomunicação”, que hospedam os principais centros de conexão de internet e telefonia do planeta todo.

TEXTO II

A respeito da configuração espacial e geopolítica retratada no excerto e no mapa, é possível afirmar que

(A) essa é a razão do grande déficit econômico dos Estados Unidos atualmente, uma vez que a maior parte dos negócios e transações é feita pela internet.
(B) essa situação explica o fato de que os Estados Unidos tenham, atualmente, a maior dívida pública do planeta, já que os custos com o tratamento de dados são muito altos.
(C) em um mundo cada vez mais dependente dos fluxos imateriais de informação, a presença de objetos técnicos fixos torna‐se irrelevante para a posição geopolítica dos Estados Unidos.
(D) o mapa representa, por meio do “trânsito de internet” e do fluxo de “ligações telefônicas”, uma globalização que integrou completamente tanto os norte-americanos quanto as populações da África.
(E) a presença de fixos, como algumas instalações de armazenagem e conexão, influencia a orientação de fluxos e dá aos EUA uma posição de destaque no contexto geopolítico.