Semana 34 – Língua Portuguesa – 3ª Série – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos - 04/11/2021

04 de novembro de 2021

ATIVIDADE 01  

(PAEBES-adapdata) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Olhos Verdes

[…] Como se lê num espelho
Pude ler nos olhos seus!
Os olhos mostram a alma,
Que as ondas postas em calma
Também refletem os céus;
Mas, ai de mim!
Nem já sei qual fiquei sendo
Depois que os vi! […]

DIAS, Gonçalves. Poemas. Rio de Janeiro: Ediouro. 1997.

TEXTO II

A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele). […] Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma, transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo.

FREIRE, Paulo. Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura. Campinas. Nov. 1981. Fragmento.

Um aspecto comum a esses dois textos é a/as

(A) escolha da palavra na escrita.
(B) importância dos olhos para a leitura.
(C) mudança da leitura com o tempo.
(D) transformações ocorridas no mundo.
(E) várias possibilidades de leitura.

Disponível em: http://gg.gg/vqymn. Acesso em: 08 ago. 2021.

ATIVIDADE 02  

(SAEGO/2017-adaptada) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Com certeza, uma epidemia

A todo momento, sem nenhuma razão especial, você solta um “com certeza” como resposta afirmativa para qualquer coisa. É incontrolável. Você tomou café da manhã hoje? Com certeza.
[…] Os juros vão continuar subindo? Com certeza. […] o vírus do “com certeza” não foi espalhado por nenhuma novela ou campanha de publicidade.
Nunca foi bordão de programa humorístico […]. A única pessoa pública a usar o “com certeza” como marca registrada é a apresentadora Leda Nagle – mas […] é pouco para que ela seja apontada como […] culpada. O “com certeza” simplesmente pegou. […]
Oitenta por cento dos “com certeza” que saem de nossa boca são puro chute. Vai chover amanhã? Com certeza. O trânsito está livre? Com certeza. Dá para chegar até a próxima cidade com essa gasolina? Com certeza.
Ainda não se sabe como o “com certeza” atua no cérebro […], mas existe o temor de que, dentro de poucos anos, o “com certeza” se transforme na única resposta que sejamos capazes de dar para qualquer pergunta.
– Você prefere os ovos fritos ou mexidos?
– Com certeza.
– Para onde você vai depois de amanhã?
– Com certeza.
– Qual é o seu nome?
– Com certeza.
Antes de isso acontecer, com certeza, já teremos perdido para sempre a palavra “não” – substituída, é claro, pela locução “sem certeza”.

FREIRE, Ricardo. Disponível em: http://migre.me/rBdH2. Acesso em: 23 set. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

TEXTO II

Quanto ao artigo sobre a epidemia do “com certeza”, coincidentemente, havia comentado com meus alunos que ouço essa expressão com bastante frequência […]. Não acredito que Leda Nagle tenha alguma participação nisso.
José de oliveira, Barra Mansa, RJ.

Disponível em: http://migre.me/rBdQM. Acesso em: 23 set. 2015. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

Esses textos se assemelham, porque

(A) abordam o uso recorrente da expressão “com certeza” na língua.
(B) consideram que o uso frequente de “com certeza” seja puro chute.
(C) discorrem sobre o funcionamento da expressão “com certeza” no cérebro.
(D) fazem referência ao trabalho da expressão “com certeza” com os alunos.
(E) informam que “com certeza” é uma resposta afirmativa para qualquer pergunta.

Disponível em: http://gg.gg/vqymn. Acesso em: 08 ago. 2021.

ATIVIDADE 03  

(SAEPE-adaptada) Leia o texto a seguir.

TEXTO I

Graduação

      Para ingressar no mercado, o perito forense computacional (não se assuste, é assim que um caçador de hackers é chamado oficialmente) precisa ter algum curso superior completo. Mas, como a profissão é nova, ainda não existem faculdades específicas. Ou seja, vale formação superior em qualquer curso. Mas, claro, algumas formações podem lhe dar conhecimentos mais adequados. Engenharia eletrônica e ciências da computação garantem boas ferramentas técnicas e direito ajuda muito na hora de produzir laudos que, em seguida, são analisados por juízes e advogados.

TEXTO II

Onde trabalhar

O perito tem quatro possibilidades de emprego:
• ser contratado por uma empresa de consultoria, que é chamada quando pinta um problema em outra empresa;
• ser perito da Polícia Federal ou Estadual, que mantém seu próprio corpo de especialistas;
• ser autônomo e ser convocado pelo juiz de um tribunal ou por alguma pessoa ou empresa para trabalhar num caso específico;
• trabalhar em uma empresa para fazer segurança virtual preventiva. Ou seja, proteger os sistemas antes de serem atacados por hackers.

MUNDO ESTRANHO, São Paulo: Abril, ed.48, fev. 2006, p. 22.

Comparando-se esses textos, pode-se afirmar que os dois

(A) divulgam as possibilidades de uma nova profissão.
(B) fazem referência à garantia de emprego no mercado.
(C) foram escritos com finalidades bem diferenciadas.
(D) mostram que a Polícia Federal precisa desse profissional.
(E) usam linguagem predominante computacional.

Disponível em: http://gg.gg/vqymn. Acesso em: 08 ago. 2021.

ATIVIDADE 04  

(SARESP/2011-adaptada) Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Das Pedras

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras cresceu a minha poesia.
Minha vida…
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

Cora Coralina, Meu livro de cordel.

Você acabou de ler o poema Das pedras, de Cora Coralina.

TEXTO II

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia.

Se compararmos esses versos de Drummond aos de Cora Coralina, veremos que, nos dois poemas, foi usada a imagem da pedra para simbolizar

(A) afetividade.
(B) comodidade.

(C) dificuldade.
(D) fidelidade.
(E) simplicidade.

Disponível em: http://gg.gg/vqymn. Acesso em: 08 ago. 2021.