Semana 35 – Geografia – 1ª Série – A ação humana no ambiente terrestre - 08/11/2021

08 de novembro de 2021

ATIVIDADE 01

(ENEM/2015-Adaptada) Observe o mapa e leia o texto a seguir. 

No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica

(A) desertificação das áreas afetadas.
(B) queimadas dos remanescentes vegetais.
(C) poluição dos rios temporários.
(D) queimadas das matas ciliares.
(E) contaminação das águas subterrâneas.

ATIVIDADE 02

(UNESP/2016-adaptada) É necessário adotar estratégias globais que visem a um aprimoramento técnico-científico, educacional e do desenvolvimento econômico-social, tendo como ponto de convergência os interesses maiores da humanidade, quais sejam, a melhoria geral da qualidade de vida e a recuperação e a preservação da natureza. Nesse sentido, há a necessidade crescente de utilizar os resíduos sólidos, líquidos e gasosos como recursos que devem ser reaproveitados.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. [S.l: s.n.], 2005. Adaptado.

De acordo com o texto, uma razão para o reaproveitamento dos resíduos seria o/a

(A) implantação de novos aterros sanitários.
(B) superação de infraestruturas de tratamento.
(C) aumento do mercado informal de coleta e armazenagem de lixo.
(D) fim da dependência de matérias-primas importadas.
(E) economia de matéria-prima.

(UFRR/2016-adaptada) A Mata Atlântica originalmente cobria uma área de 1 milhão de km², estendendo-se ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Este é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do Brasil, reduzindo-se a cerca de 7% de sua área original. Analise as afirmações a seguir.

I.O desmatamento da Mata Atlântica teve início com a chegada dos colonizadores ao Brasil, quando os portugueses extraíam o pau-brasil, uma árvore de coloração avermelhada da qual retiravam um corante muito apreciado na Europa.

II. Apesar da perda de uma vasta área, a Mata Atlântica não sofre com problemas de extinção, uma vez que as espécies endêmicas da região se encontram protegidas por Unidades de Conservação.

III. A expansão da agricultura, principalmente ligada à produção de cana-de-açúcar no Nordeste e café no Sudeste, foi um dos fatores que levaram à supressão de vastas áreas da Mata Atlântica.

É(são) correta(s) a(s) alternativa(s):

(A) III.
(B) I.
(C) I e II.
(D) I e III.
(E) Todas as alternativas estão corretas.

ATIVIDADE 04

(UEPA/2014) O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e subordina, violência urbana e graves problemas ambientais.

Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais, é correto afirmar que

(A) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.
(B) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano, têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem, contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
(C) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
(D) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
(E) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.