//= NETESCOLA ?>
//= NETESCOLA_URL_THEME ?>
//= NETESCOLA ?>
//= NETESCOLA_URL_THEME ?>
Semana 35 – Língua Portuguesa – 3ª Série – Identificar a tese de um texto. - 12/11/2021
12 de novembro de 2021
ATIVIDADE 01
(SAEPE-Adaptada) Leia o texto a seguir.
O cerrado exige ações de preservação
A Amazônia é um bioma tão majestoso que ofusca os demais existentes no Brasil. Fala-se muito – interna e externamente – na preservação da floresta. A preocupação é legítima.
E deve manter-se. Não significa, porém, que se deva fechar os olhos para os demais. É o caso do cerrado. Segundo maior bioma do país em extensão, ele ocupa 24% do território nacional.
Nos 2.039.368 km² de área distribuída em 11 estados e no Distrito Federal, abriga a maior biodiversidade em savana do mundo e dá origem a três nascentes das principais bacias hidrográficas da nação – Amazônia, Paraná e São Francisco. É, pois, estratégico. Não só pela biodiversidade e a conservação de recursos hídricos, mas também pelo sequestro de carbono.
O desenvolvimento do oeste, porém, põe em risco o bioma. Desde a construção de Brasília, na década de 1950, desapareceram do mapa 58% do cerrado. Especialistas advertem que, mantido o atual ritmo de destruição, a extinção virá em 50 anos. É assustador.
Três vetores contribuíram para a tragédia. Um deles: a pecuária, que, a partir dos anos 1970, ganhou impulso espetacular. Outro: a lavoura branca, especialmente a soja e o algodão. Mais recentemente chegou a cana-de-açúcar. Antes concentrada em Goiás e São Paulo, a cultura se expandiu para a Bacia do Pantanal e busca territórios novos, como o Triângulo Mineiro. O último: a produção de carvão vegetal, necessário para fazer aço. Minas Gerais e Pará concentram a atividade […]
CORREIO BRAZILIENSE, 26 out. 2009.
A ideia defendida nesse texto é que a
Disponível em: http://gg.gg/vk7to. Acesso em: 08 ago. 2021.
ATIVIDADE 02
(SPAECE-Adaptada) Leia o texto a seguir.
Horóscopo – o canal certo
Data estelar: Marte ingressa no signo de Touro; Lua é quarto crescente no signo de Virgem.
CORREIO BRAZILIENSE, 31 maio 2009.
A ideia defendida nesse texto é que
(A) a felicidade e a prosperidade são consequências.
(B) as pessoas não devem se isolar.
(C) o dinheiro não resolve todos os problemas.
(D) o isolamento torna as experiências confusas.
(E) os laços de cooperação dão mais harmonia à vida.
Disponível em: http://gg.gg/vk7to. Acesso em: 08 ago. 2021.
ATIVIDADE 03
(PAEBES-Adaptada) Leia o texto a seguir.
Desmatar não vale a pena
Desmatar é ruim, mas traz crescimento econômico. Isso é o que fizeram você acreditar durante muito tempo. A realidade é bem diferente. O modelo de ocupação predominante na Amazônia é baseado na exploração madeireira predatória e na conversão de terras para agropecuária. É o que eu chamo de “boom-colapso”: nos primeiros anos da atividade econômica baseada nesse modelo, ocorre um rápido e efêmero crescimento (o boom). Mas, em seguida, vem um declínio significativo em renda, emprego e arrecadação de tributos (o colapso). A situação de quem era pobre fica ainda pior.
Esse modelo é nefasto em todos os sentidos. O avanço da fronteira na Amazônia é marcado pelo desmatamento, pela degradação dos recursos naturais e, se não bastasse tudo isso, pela violência rural.
Em pouco mais de três décadas, o desmatamento passou de 0,5% do território da floresta original para quase 18% do território, em 2008. Além disso, áreas extensas de florestas sofreram degradação pela atividade madeireira predatória e devido a incêndios florestais.
VERÍSSIMO, Beto. Galileu, set. 2009. Fragmento.
Nesse texto, o autor discorda de qual tese?
(A) “Desmatar é ruim, mas traz crescimento econômico.” (1º parágrafo)
(B) “É o que eu chamo de “boom-colapso”: nos primeiros […]”. (1º parágrafo)
(C) “A situação de quem era pobre fica ainda pior.” (final do 1º parágrafo)
(D) “Esse modelo é nefasto em todos os sentidos.”(2º parágrafo)
(E) “O avanço da fronteira na Amazônia é marcado […]”. (2º parágrafo)
Disponível em: http://gg.gg/vk7to. Acesso em: 08 ago. 2021.
ATIVIDADE 04
(SPAECE-Adaptada) Leia o texto a seguir.
Receitas da vovó
Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. E verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagem do tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando).
A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias
Disponível em: http://gg.gg/vk7to. Acesso em: 08 ago. 2021.
//= NETESCOLA_URL_THEME ?>