Semana 37 – Língua Portuguesa – 3ª Série – Pontuação e efeitos de sentido - 25/11/2021

25 de novembro de 2021

ATIVIDADE 01  

(SPAECE-Adaptada) Leia o texto a seguir.

BROWNE, Dik. O melhor de Hagar, o horrível. Porto Alegre: LP&M, 2008. p. 24-25.

No quinto quadrinho, as notas musicais são usadas com a intenção de

(A) criticar o comportamento do homem.
(B) expor a alegria do homem.
(C) mostrar que o homem está cantando.
(D) revelar a intenção do homem ao cantar.
(E) mostrar que o homem está chorando.

ATIVIDADE 02  

(SPAECE-Adaptada) Leia o texto a seguir. 

O eco e a vida: um conto de paz

Certo dia os inimigos se encontraram em uma esquina da vida. Eram dois e viviam batendo de frente. Raiva, impasse e intriga.

O primeiro dobrou uma rua. O outro, curvou na que estava, deu uns poucos passos e pensou:

– Não é possível que isso vá ficar assim… Não, não vou deixar barato. Deu meia volta e começou a seguir o outro, até que este saiu fora da cidade, que ficava entre árvores e montes, ladeada por serras. Queria pegá-lo só para que não houvesse testemunhas.

E o outro gritou enraivecido:

– Ei, rapaz!

E o eco ecoou:

– Paz… Paz… Paz…

O primeiro olhou para traz com um sorriso nos lábios e outro no coração. Avistou, ao longe, aquele que lhe interveio e, querendo confirmar o que seus ouvidos ouviram, perguntou em tom ameno, coisa que há muito tempo não existia entre os dois.

– Tá falando comigo?

E o eco ecoou:

– Amigo… migo… migo…

E o outro, perdido naquilo que seria o seu elemento surpresa, respondeu brandamente e com certa comoção:

– Não, é que eu te vi agora há pouco e queria te perguntar…

E começaram a dialogar, como há muito tempo não faziam.

MOREIRA, Maria Aparecida Antunes. O eco e a vida: um conto de paz. Disponível em: http://gg.gg/vqyg9. Acesso em: 13 mar. 2011. No trecho “– Paz… Paz… Paz…” (7° parágrafo), as reticências foram usadas para

(A) demonstrar monotonia.
(B) destacar o uso de uma expressão.
(C) indicar o prolongamento do som do eco.
(D) marcar a continuidade de uma ação.
(E) sugerir surpresa.

Disponível em: http://gg.gg/vm4s4. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 03  

(SAEPE-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Disponível em: http://gg.gg/vqyhg. Acesso em: 26 jun. 2010.

No último quadrinho, no trecho “Pensei que você fosse se transformar num pipoqueiro, padeiro…”, as reticências foram usadas para indicar

(A) continuação.
(B) hesitação.
(C) interrupção.
(D) omissão.
(E) suspensão.

Disponível em: http://gg.gg/vm4s4. Acesso em: 05 ago. 2021.

ATIVIDADE 04  

(SAEPE-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Quero um brinquedo

[…] No Natal eu sinto uma dor mansa, saudade da infância que não volta mais. Saudade do meu pai, armando o quebra-cabeça com a gente… Saudade das tardes na praça das três paineiras, carretilha na mão, pés no chão, papagaio no céu. Saudade dos piões zunindo no ar e girando na terra…

A saudade me levou a abrir a porta do armário dos brinquedos velhos. Lá estão todos eles, do jeito como os deixei: silenciosos, eternos, fora do tempo. São como eram. Brinquedos não envelhecem. Acordam do seu sono e me olham espantados, ao notar as marcas do tempo no meu rosto. E zombam de mim, com uma acusação: “Bem feito! Esqueceu da gente, parou de brincar, envelheceu de repente!” Mas logo se apressaram a me consolar, vendo a minha tristeza: “Mas pra velhice tem um remédio que só nós guardamos. É só tomar: o tempo começa a rodar para trás e vapt-vupt, o velho fica menino de novo. E esse remédio se chama brincar. Venha brincar conosco!”

ALVES, Rubem. A maçã e outros sabores. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005.

No meio do 1° parágrafo desse texto, as reticências utilizadas sugerem

(A) dúvida.
(B) incerteza.
(C) insatisfação.
(D) esquecimento.
(E) tristeza.

Programa Seduc em Ação – Videoaulas transmitidas pela TV Brasil Central, referentes à semana 37.