Semana 38 – História – 1ª Série – Expansão Marítima e Comercial - 03/12/2021

03 de dezembro de 2021

ATIVIDADE 01

(ENEM/2014-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.

J. PT. ‘Histoire de plusieurs voyages aventureux’. 1600. In: DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras. 2009 (adaptado).

Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de

(A) gosto pela aventura.
(B) fascínio pelo fantástico.
(C) temor do desconhecido.
(D) interesse pela natureza.
(E) purgação dos pecados.

ATIVIDADE 02

(UFF/2012-Adaptada) Leia o texto a seguir.

Considerando o processo de expansão da Europa moderna a partir dos séculos XV e XVI, pode-se afirmar que Portugal e Espanha tiveram um papel predominante. Esse papel, entretanto, dependeu, em larga medida, de uma rede composta por interesses

(A) políticos, inerentes à continuidade dos interesses feudais em Portugal; intelectuais, associados ao desenvolvimento da imprensa, do hermetismo e da Astrologia no mundo ibérico; econômicos, vinculados aos interesses italianos na Espanha, nos quais a presença de Colombo é um exemplo; e sociais, vinculados ao poder do clero na Espanha.
(B) políticos, vinculados ao processo de fragmentação política das monarquias absolutas ibéricas; sociais, associados ao desenvolvimento de novos setores sociais, como a nobreza; coloniais, decorrentes da política da Igreja católica que via os habitantes do Novo Mundo como o homem primitivo criado por Deus; e econômicos, presos aos interesses mouros na Espanha.
(C) políticos, vinculados as práticas racistas que envolviam a atuação dos comerciantes ibéricos no Oriente; científicos, que viam na expansão a negação das teorias heliocêntricas; econômicos, ligados ao processo de aumento do tráfico de negros para a Europa através de alianças com os Países Baixos; e religiosos, marcados pela ação ampliada da Inquisição.
(D) políticos, associados ao modelo republicano desenvolvido no Renascimento italiano; religiosos, decorrentes da vitória católica nos processos da Reconquista ibérica; econômicos, ligados ao movimento geral de desenvolvimento do mercantilismo; e sociais, inerentes à vitória do campo sobre a cidade no mundo ibérico.
(E) políticos, vinculados ao fortalecimento da centralização dos estados ibéricos; econômicos, provenientes do avanço das atividades comerciais; religiosos, relacionados com a importância do Papado na Península Ibérica; e intelectuais, decorrentes dos avanços científicos da Renascença e que viram na expansão a realidade

ATIVIDADE 03

Construa em seu caderno um Mapa Mental, tendo a Expansão Marítima como eixo central, apontando as principais características políticas e culturais.  Examine e escolha um dos modelos que seguem.

Segue modelo sugerido, que poderá lhe servir como exemplo.

Disponível em: https://cutt.ly/CzAgrrV. Acesso: 08 ago. 2021.

Segue exemplo para fazer pelo app XMind (https://cutt.ly/ezBf9PK), arquive ou imprima em papel fotográfico A4 e fixe no seu mural.

Disponível em: https://cutt.ly/dzBhleB. Acesso: 08 ago. 2021.

ATIVIDADE 04

(PUC/1998-Adaptada) Leia o texto a seguir.

“Os navegadores dos séculos XV e XVI deixaram o Mundo menor e o Homem maior”. Analise o mapa, a seguir,  e relacione os roteiros com seus respectivos navegadores.

(A) 1 – Pedro Álvares Cabral (1500).
2 – Bartolomeu Dias (1487).
(B) 2 – Pedro de Covilhã (1487).
3 – Fernão de Magalhães (1519).
(C) 1 – Vasco da Gama (1498).
2 – Pedro Alvares Cabral (1487).
(D) 1 – Fernão de Magalhães (1519).
3 – Américo Vespúccio (1519).
(E) 2 – Américo Vespúccio (1492).
4 – Cristóvão Colombo (1492).

Programa Seduc em Ação – Videoaulas transmitidas pela TV Brasil Central, referentes à semana 38.