Semana 38 – Língua Portuguesa – 1º Série – Memórias - 30/11/2021

30 de novembro de 2021

Leia o fragmento do texto, a seguir, para responder às atividades de 01 a 04.

         “Foi no tempo da oitava classe, na aula de português. Eu já tinha lido esse texto dois anos antes mas daquela vez a estória me parecia mais bem contada com detalhes que atrapalhavam uma pessoa só de ler ainda em leitura silenciosa – como a camarada professora de português tinha mandado. Era um texto muito conhecido em Luanda: “Nós matámos o Cão Tinhoso”. Eu lembrava-me de tudo: do Ginho, da pressão-de-ar, da Isaura e das feridas penduradas do Cão Tinhoso. Nunca me esqueci disso: um cão com feridas penduradas. Os olhos do cão. Os olhos da Isaura. E agora de repente me aparecia tudo ali de novo. Fiquei atrapalhado. A camarada professora selecionou uns tantos para a leitura integral do texto. Assim queria dizer que íamos ler o texto todo de rajada. Para não demorar muito, ela escolheu os que liam melhor. Nós, os da minha turma da oitava, éramos cinquenta e dois. Eu era o número cinquenta e um. Embora noutras turmas tentassem arranjar alcunhas para os colegas, aquela era a minha primeira turma onde ninguém tinha escapado de ser alcunhado. E alguns eram nomes de estiga violenta. Muitos eram nomes de animais: havia o Serpente, o Cabrito, o Pacaça, a Barata da Sibéria, a Joana Voa-Voa, a Gazela, e o Jacó, que era eu. Deve ser porque eu mesmo falava muito nessa altura. Havia o É-tê, o Agostinho-Neto, a Scubidú e mesmo alguns professores também não escapavam da nossa lista. Por acaso a camarada professora de português era bem afável e nunca chegamos a lhe alcunhar. Os outros começaram a ler a parte deles. No início, o texto ainda tá naquela parte que na prova perguntam qual é e uma pessoa diz que é só introdução. […]”

Disponível em: http://gg.gg/wckzq. Acesso em: 31 ago. 2021.

Vocabulário

Alcunha – apelido.

ATIVIDADE 01

O texto faz referência um/uma

(A) romance.
(B) crônica.
(C) memória.
(D) poema.
(E) anedota.

ATIVIDADE 02

No texto, os fatos são contados pelo/a

(A) estudante.
(B) professora.
(C) colega.

(D) Pacaça.
(E) cão.

ATIVIDADE 03

Quanto à tipologia o texto é, predominantemente,

(A) narrativo.
(B) descritivo.
(C) argumentativo.

(D) expositivo.
(E) injuntivo.

ATIVIDADE 04

“Por acaso a camarada professora de português era bem afável e nunca chegamos a lhe alcunhar.”

No trecho, a declaração do estudante, demonstra que a professora era

(A) rígida.
(B) severa.
(C) respeitada.
(D) sonhadora.
(E) displicente.